domingo, 17 de novembro de 2013

Raio amplia policiamento na RMF

Com a chegada de mais 100 PMs, o Raio agora vai atuar em várias cidades da Região Metropolitana
Depois de ganhar um reforço de aproximadamente 1.100 policiais militares para o patrulhamento a pé em praças, cruzamentos e outros pontos críticos, a Capital cearense recebeu mais um acréscimo de PMs para o combate ao crime. Pelo menos, 17 novas equipes já estão integradas ao Batalhão de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio).
Na última quinta-feira, uma solenidade marcou a chegada de mais PMs no BPRaio FOTO: JL ROSA

Com isto, o número de patrulhas que, atualmente era de 30 equipes, passou então para 47. Como consequência disso, cidades da Região Metropolitana de Fortaleza mais distantes da Capital, como São Gonçalo do Amarante (55Km de Fortaleza), passam a contar com o trabalho do BPRaio nas ruas.

Além de chegar à novas cidades, o BPRaio está reforçando o patrulhamento nos bairros considerados mais violentos de Fortaleza. A informação é do chefe do Comando do Policiamento Especializado (CPE), coronel PM José Maria Barbosa Soares. Segundo ele, as novas patrulhas já estão nas ruas neste feriadão prolongado da República.

Desarmamento

As patrulhas do BPRaio atuam, prioritariamente, na repressão aos crimes de assaltos (roubos), tráfico de drogas, porte ilegal de armas, roubos e furtos de veículos, ´saidinhas´ bancárias e roubos com constrangimento da liberdade, também chamados de ´sequestros-relâmpagos´.

Porém, também são requisitadas para escoltas especiais, como no deslocamento de times de futebol, e na proteção de autoridades. Durante a Copa das Confederações, no ano passado, a tropa do BPRaio atuou em várias frentes de trabalho.

Além do policiamento ordinário (aquele realizado diariamente), o contingente também fez a escolta das delegações que participavam do evento mundial e atuaram lado a lado com os batalhões de Choque (BPChoque) e de Policiamento de Eventos (BPE) e com a Força Nacional de Segurança (FNS) no enfrentamento às manifestações de rua.

Conforme o comandante do BPRaio, major PM Márcio Oliveira, além do reforço em vários bairros da Capital, as novas patrulhas estão estendendo a ação do batalhão em algumas cidades da Região Metropolitana, como Caucaia e Maracanaú. Nestes Município, as estatísticas criminais também são acentuadas e exigem um reforço de segurança pública.

Somente em dois dias da semana passada, as equipes do BPRaio fizeram a apreensão de aproximadamente 15 quilos de drogas. O primeiro caso ocorreu na segunda-feira passada, quando uma patrulha prendeu, no bairro Conjunto Esperança, um casal de traficantes que escondia cerca de cinco quilos de maconha em uma bolsa de bebê.

Bairros

No dia seguinte, na terça-feira, dois homens foram apanhados com cerca de 10 quilos também de maconha em plena Avenida Pontes Vieira, no bairro São João do Tauape.

Conforme o comandante do BPE, também foram reforçadas algumas áreas da cidade que vinham aparecendo constantemente no noticiário policial como palco de repetidos assaltos e roubo de veículos. "Foi o caso da Parquelândia, onde mandamos reforçar a ação contra os roubos e conseguimos prender um casal. A mulher é quem comandava os roubos", explica o coronel Soares.

Além da Parquelândia, o Comando do Policiamento Especializado também determinou o emprego de patrulhas no reforço à segurança no Benfica, ao longo da Avenida Abolição, no bairro Mucuripe; e noutros setores da Capital.

Conforme Soares, neste esforço de garantir mais segurança à população estão sendo empregadas patrulhas dos batalhões de Choque, de Policiamento de Eventos, BPRaio, do Canil e do Regimento de Policiamento Montado (Cavalaria).

Importância

Na solenidade realizada na manhã da última quinta-feira, em que foram incorporados mais 100 homens ao Batalhão Raio, o comandante-geral da PM, coronel PM Cláudio Prado, ressaltou que a tropa tem a simpatia da população da Capital exatamente por conta da eficiência no trabalho de combate aos assaltos.

"Foi a maior renovação nos quadros da PM de uma só vez", explicou o secretário da Segurança Pública, delegado federal Servilho de Paiva também durante a solenidade no batalhão.

FERNANDO RIBEIROEDITOR DE POLÍCIA
DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário