Praticantes e profissionais da área cobram mais organização e sinalização para a convivência entre o kitesurfe e os banhistas. Pessoas do mundo inteiro aproveitam os ventos e mar do Cumbuco para a prática durante o ano
Colorindo a areia e, principalmente, os céus, o kitesurfe é parte do cenário do Cumbuco, a 29 quilômetros de Fortaleza. Os ventos e o mar favoráveis transformaram o Ceará em ponto privilegiado da prática, trazendo kitesurfistas de diversos países. Com isso, a convivência entre as pranchas, linhas, velas e os banhistas precisa de atenção e bom senso.
Para os praticantes e profissionais da área do kitesurfe, deveriam haver ações de sinalização e orientação para que o espaço das praias e do mar fosse ainda mais harmonioso. No entanto, não existe qualquer organização oficial para isso.
Segundo Daniel Hector Utrilla, dono de uma escola de kitesurfe, falta disposição da gestão pública para organizar essa vertente do turismo. Ele ressalta que, atualmente, o Cumbuco vive da movimentação de visitantes trazidos pelo esporte, mas não tem uma contrapartida pública de organização.
Daniel explica que os instrutores e os praticantes ligados à escola respeitam a área dos banhistas e fazem tudo com a preocupação de prevenir acidentes. “Aqui é o melhor lugar do mundo para o kitesurfe”, ressalta.
Antônio Nonato é morador do Cumbuco e explica que já é de conhecimento de quem frequenta o local de que existem áreas de prioridade dos kitesurfistas e outras para os banhistas. “Para quem não é daqui, ficaria mais fácil se tivesse algum tipo de sinalização”, opinou.
Bom senso
Os guarda-vidas Barros e Pedro trabalham nas areias do Cumbuco e afirmam que a relação com os instrutores e a maior parte dos praticantes é boa . Os profissionais elogiam o respeito dos estrangeiros, que evitam se aproximar dos banhistas.
No entanto, um ou outro kitesurfista, normalmente sem relação com as escolas, exagera na proximidade e coloca as pessoas em risco. “A gente tenta conversar, mas eles perguntam qual a lei que proíbe. Teria que ter bom senso”, comentaram.
Os guarda-vidas lembram que muitos banhistas os procuram quando os kitesurfistas se aproximam demais e a tentativa é sempre de diálogo. Eles relembram acidentes causados pelo desrespeito, tanto dos praticantes, como dos banhistas, curiosos para ver o material e a prática mais de perto.
Saiba mais
Movimentação
O segundo semestre é o ponto alto do ano para a prática do kitesurfe. A época é de praias lotadas de interessados em aprender e aperfeiçoar manobras.
Além da Praia do Cumbuco, a as lagoas do Cauípe e de Barra Nova, na Tabuba, também são muito utilizadas para o esporte.
Espaço dividido
Além dos kites, cavalos e jangadas disputam espaço com os banhistas e quem está nas areias do Cumbuco.
o povo
A implantação da nova rede de assistência à saúde pelo governo do Estado na 2º Região de Saúde, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), ficará completa a partir desta terça-feira (26), quando o governador Cid Gomes e o secretário da Saúde do Estado, Ciro Gomes, farão às 18 horas a inauguração da Policlínica Dr. José Correia Sales. Em Caucaia, construídos pelo Governo do Estado, já funcionam o Centro de Especialidades Odontológicas e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas). Ainda na área da 2º Região de Saúde, no município de Pentecoste, funciona outra UPA 24h construída pelo Governo do Estado em parceria com o Governo Federal, que além de atender os pentecostenses assiste a população dos municípios de Apuiarés, São Luiz do Curu, Tejuçuoca e General Sampaio.
Na policlínica regional, tipo II, a população terá acesso a consultas em 13 especialidades médicas: neurologia, angiologia, endocrinologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, clínica geral, cardiologia, ginecologia, mastologia, cirurgia geral, gastroenterologia, urologia e traumato-ortopedia. Terá também acesso a exames complexos. Além da tomografia computadorizada, que antes não havia na rede pública da região, a população realizará outros importantes exames, como o eletroencefalograma, endoscopia respiratória, radiologia convencional, mamografia, ultrassonografia, endoscopia digestiva, ecocardiografia, ergometria, eletrocardiograma, audiometria e ainda coleta de patologia clínica.
No Centro de Especialidades Odontológicas Engenheiro Danilo Dalmo da Rocha Corrêa (CEO regional), em funcionamento desde novembro de 2012, foram realizados 63 mil e 116 atendimentos. Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) de Caucaia, 167.679 atendimentos desde o dia 1º de julho de 2012 até a segunda-feira (25). Mais recente equipamento de saúde incorporado à nova rede, a UPA 24h de Pentecoste, inaugurada em 31 de outubro deste ano, realizou até o dia 6 de novembro 429 atendimentos. A UPA 24h de Pentecoste tem gestão consorciada, com o Estado, União e os municípios da região compartilhando os custos de manutenção. Nela, a população dos municípios de Apuiarés, General Sampaio, Pentecoste, São Luís do Curu e Tejuçuoca recebem atendimento de urgência e emergência.
Com a policlínica em Caucaia, já são 13 policlínicas regionais inauguradas pelo governador Cid Gomes. As outras ficam em Tauá, Baturité, Camocim, Pacajus, Brejo Santo, Acaraú, Itapipoca, Aracati, Sobral, Campos Sales, Icó e Quixadá. Há mais 9 policlínicas sendo construídas em Iguatu, Barbalha, Limoeiro do Norte, Tianguá, Crateús, Canindé, Russas, Maracanaú e Crato. No total, são 22 policlínicas regionais que integram a nova rede de assistência à saúde, formada também por 19 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs regionais), com 17 já abertos e atendendo à população.

