terça-feira, 24 de abril de 2018

Projeto de lei autoriza Governo a ceder imóveis no Complexo do Pecém

Com a abertura dos trabalhos da sessão plenária desta terça-feira (24/04), começaram a tramitar na Assembleia Legislativa dois projetos de lei e um de indicação.
De autoria do Poder Executivo, o projeto de lei 46/18 autoriza o Governo a ceder imóveis de posse ou de propriedade do Estado para a Companhia de Desenvolvimento do Complexo Industrial e  Portuário do Pecém (CIPP), nos municípios de Caucaia e São Gonçalo Amarante.
O projeto de lei de n° 96/18, do deputado Yuri Guerra (PP), institui o Dia Estadual do Promotor de Eventos.
Já o projeto de indicação n° 31/18, de autoria do deputado Evandro Leitão (PDT),  altera a redação do § 7º, do art. 31, da Lei n.º 15.797, de 25 de maio de 2015, acrescido pela Lei n.º 16.010, de 5 de maio de 2016, que dispõe sobre as promoções dos militares estaduais. Com a mudança, os atuais cabos, que antes da publicação da lei tenham sido promovidos por bravura ou por merecimento, serão promovidos, excepcionalmente, à graduação de primeiro-sargento.
Depois da leitura no Plenário, as matérias seguem para a análise da Procuradoria da AL. Em seguida, para a apreciação da Mesa Diretora da Casa. Se aprovadas, serão encaminhadas para votação no Plenário. No caso de projetos de indicação, por se tratar de sugestão, cabe ao Governo, se acatar, enviar as propostas em forma de mensagem para a apreciação da Casa.
LA/AT

Ouvidoria registra 538 manifestações no primeiro trimestre

A Ouvidoria do Município registrou no primeiro trimestre deste ano um total de 538 manifestações. Conforme o balanço divulgado pelo órgão, o índice de satisfação para o período foi de 70%.
Das 538 demandas, 375 foram concluídas, 66 estão pendentes, 30 foram respondidas e 67 estão em atraso. As manifestações dividem-se em: 41% solicitações, 32% reclamações, 17% denúncias, 4% sugestões, 3% de críticas, 1% de elogios e 3% do E-SIC.
Os órgãos públicos que conquistaram 100% de índice de satisfação foram: Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Setem); Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS); Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca; Procuradoria Geral do Município; Instituto de Previdência de Caucaia (IPMC); Assessoria de Comunicação e Cerimonial (Ascom) e Agência de Desenvolvimento do Município de Caucaia (Adece).
Atendimento presencial ou por telefone
Mesmo com os atendimentos realizados pela Ouvidoria Online, as manifestações podem ser registradas presencialmente e por telefone de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 14 horas.
SERVIÇO
OUVIDORIA DO MUNICÍPIO
ONDE:
rua Francisco Sales, 116, no Centro de Caucaia.
TELEFONE: 3342.8064 ou 0800.280.2929.

IFCE abre seleção para professores substitutos em Canindé

O campus de Canindé do Instituto Federal do Ceará (IFCE) abre inscrições do processo seletivo para contratação de professores substitutos. São duas vagas ofertadas para as áreas de Administração (subárea Administração de Empresas) e Turismo (subárea Turismo e Eventos).
As inscrições devem ser feitas entre os dias 24 de abril e 1º maio, exclusivamente pela internet. A taxa de inscrição é de R$ 150, podendo ser paga em qualquer agência bancária ou casa lotérica até 2 de maio. Para mais informações, confira o edital disponível aqui.
O processo seletivo contará com duas etapas: desempenho didático - que consistirá em uma aula teórica, ministrada em nível de graduação sobre o assunto sorteado pela banca examinadora, com duração de 60 minutos - e prova de títulos.
O contrato é por até um ano, podendo ser prorrogado. O regime de trabalho é de 40 horas semanais. O resultado final será divulgado no dia 16 de maio.
SERVIÇO:
Inscrições para professores substitutos do campus de Canindé do IFCE
Áreas: Administração (subárea Administração de Empresas) e Turismo (subárea Turismo e Eventos)
Quando: de 24 de abril a 1º maio
Onde: pela internet (http://qselecao.ifce.edu.br).

ACSs de mais três regiões são capacitados

A articuladora do Selo Unicef em Caucaia, primeira-dama Erika Amorim, participou nesta quarta-feira (24/4) de dois encontros de formação de agentes comunitários de saúde (ACS) para o programa Busca Ativa Escolar. As atividades ocorreram na região da BR-020 e da Jurema, promovidas pelas secretarias municipais de Educação (SME) e de Saúde (SMS).
Pela manhã, cerca de 60 ACS estiveram no salão paroquial da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, no Conjunto Nova Metrópole. Já no período da tarde, o encontro aconteceu no auditório do Lar Fabiano de Cristo, no Marechal Rondon. Em ambos, os profissionais receberam orientações sobre como podem colaborar para resgatar estudantes fora da escola.
Conforme Erika Amorim, a ação junto aos ACS é o início de um novo momento que pode trazer impactos positivos para crianças e adolescentes. “Os jovens fora da escola estão mais susceptíveis a vários tipos de violência. Nós temos de alguma forma fazer mais e resgatá-los. Trazer para dentro da escola e oferecer uma condição que seja atrativa, unidos como cidadãos, pessoas que querem uma realidade diferente para um novo amanhã.”
Para o coordenador do programa saúde na escola da SMS, Robério Benigno, a parceria das secretarias é fundamental na missão de resgatar crianças e adolescentes que estão fora das salas de aula. “A criança tem que estar dentro da escola. Identificar este grupo de crianças sem escola terá uma grande rede de proteção para auxiliar um melhor futuro para todos.” 
As formações seguem até 27 de abril. No dia 26, profissionais da Jurema serão capacitados. Em seguida será a vez dos agentes comunitários da Região da BR-222.
SELO UNICEF
Reduzir o índice de evasão escolar é um dos indicadores avaliados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância na emissão do Selo Unicef. A certificação é dada somente a prefeituras que reduzem desigualdades e garantem direitos de crianças e adolescentes.

Ciro Gomes nega chapa com Haddad: 'É preciso respeitar o tempo do PT'

O presidenciável do PDT, Ciro Gomes, negou nesta terça-feira, 24, que esteja tratando sobre a formação de uma chapa com o ex-prefeito paulistano Fernando Haddad (PT). Segundo o ex-ministro da Fazenda de Lula, é preciso respeitar o tempo do PT.
"Não é possível falar numa chapa no momento em que nós estamos vivendo", disse o pré-candidato, falando da situação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado e preso na Lava Jato. "Não pode se estar, do ponto de vista da relação com o PT, deixando de compreender ou querendo extrapolar ou pressionar. É preciso respeitar o tempo do PT", concluiu, antes de dar uma palestra na Uninove, em São Paulo.
O ex-governador do Ceará confirmou, contudo, reuniões como a que teve na segunda com Bresser Pereira, Delfim Neto e Haddad. Ciro disse ainda que direções partidárias e fundações dos dois partidos têm se encontrado "sistematicamente", mas comentou que "não há nenhuma novidade". Ciro brincou ainda que Haddad "deve ser o cara que mais sofre bullying hoje no País" e disse que é preciso parar com isso.
Questionado se agora que o ex-presidente liberou o PT para decidir sobre candidatura considera possível receber eventual apoio da sigla, Ciro disse que não. "É preciso dar o tempo que o Lula, que esse momento pede, e eu vou tocando minha bandinha, minhas ideias (...). Tenho que ter humildade pra dizer que eu não espero, não acredito que o PT me apoie porque acho natural (que a legenda tenha candidato próprio)", afirmou.
Cenário
O pré-candidato aparece na última pesquisa de intenção de voto atrás do deputado federal Jair Bolsonaro (PSL), da ex-senadora Marina Silva (Rede) e do recém filiado ao PSB, Joaquim Barbosa. Ciro disse ver "com respeito" a candidatura do ex-ministro relator do mensalão no STF.
Questionado se tem mantido conversas com a legenda de Barbosa para uma eventual composição, Ciro disse que "nunca teve o privilégio" de conhecer o ex-ministro pessoalmente, mas que espera "em uma ocasião dessas cumprimentá-lo".
Agência Estado

Prefeitura e MPCE lançam projeto de mediação de conflitos em escolas

A Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Educação (SME) e em parceria com o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), lança nesta quarta-feira (25/4) o projeto “Mediação de Conflitos: uma Cultura de Paz é assim que se faz”. A cerimônia aconteceerá no auditório da SME.
O evento contará com a presença do prefeito Naumi Amorim, de técnicos da Secretaria, de promotores de Justiça e de outros representantes do MPCE.
O projeto “Mediação de Conflitos: uma Cultura de Paz é assim que se faz” é uma ação da Célula de Mediação Escolar, que integra a Diretoria de Gestão Escolar da SME, em parceria com o MP.
A Célula tem como objetivo implementar uma política de redução da violência na rede municipal de ensino adotando estratégias de promoção da paz através da prevenção, da mediação e da resolução alternativa dos conflitos.
SERVIÇO
LANÇAMENTO DO PROJETO MEDIAÇÃO DE CONFLITOS
QUANDO:
25 de abril, às 8 horas.
ONDE: rua Juaci Sampaio Pontes, 2.000, no Centro da Sede.

Vagas SINE/IDT Pecém nesta terça-feira (24/04)

PECÉM
Rua Francisco Câncio, - 554 – Pecém - São Gonçalo do Amarante - Fone :(85) 3315.1375
OCUPAÇÕES QTDE.VAGAS
Ajustador mecânico de manutenção 01
Engenheiro mecânico 01
Gestor de documentos 01
Mecânico de manutenção de máquina industrial 01
Operador de caldeira 03
Técnico de enfermagem do trabalho 01
 
PESSOA COM DEFICIÊNCIA
OCUPAÇÕES QTDE.VAGAS
Assistente administrativo 01

Caucaia lança programa de combate ao bullying e valorização das emoções

A primeira-dama Erika Amorim e a secretária municipal de Educação, professora Lindomar Soares, lançaram nesta terça-feira (24/5) o Programa Siles para o Ensino Fundamental I de Caucaia. Com isso, a rede municipal passará a trabalhar de forma sistemática habilidades dos alunos para que eles possam reconhecer as próprias emoções e as emoções dos companheiros de sala. A solenidade aconteceu no Centro de Formação e Avaliação (Cemfa), na Tabuba.
Criado pela educadora e psicoterapeuta Isa Magalhães, o programa coloca Caucaia na vanguarda de todo o Ceará no tocante à implementação de um dos princípios da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Assim, a gestão trabalhará questões ligadas ao bullying e o emocional das crianças e adolescentes para eles lidarem bem com todas as formas de pressão social.
Ressaltando a importância do Programa, Erika Amorim pediu a integração de projetos para o Siles ser uma iniciativa exitosa. A primeira-dama citou o Busca Ativa como exemplo, mobilização que une as pastas da Educação Desenvolvimento Social em prol do resgate ao ambiente escolar de crianças e adolescentes distantes das salas de aula.
A formação do Siles será voltada a crianças com idade idade até cinco anos. “Nós infelizmente vivemos num mundo onde a violência é recorrente. Se muitas das nossas crianças não têm ambientes acolhedores e pacíficos em casa, nós podemos oferecer isso nas escolas. É papel do poder público promover a paz social”, afirmou Erika Amorim.
Já Lindomar Soares revelou que metodologia similar foi implementada em Portugal há cerca de dez anos. “Num momento em que os conflitos sociais invadem os muros das nossas escolas, em que a vulnerabilidade arrasta crianças de dez a 17 anos para a marginalidade”, disse a secretária, “é preciso inserir a formação de caráter e a consciência de que a cidadania consiste em não invadir o espaço do outro. Trata-se de não perder mais nenhuma geração para o crime.”
FORMAÇÃO INFANTIL
Com 144 coordenadores das seis regiões principais de Caucaia, teve início nessa segunda-feira (23/4) uma formação para a Educação Infantil com base em três eixos: rotinas, inclusão e acessibilidade.
A coordenadora do evento, Josélia Almeida, explica que esses eixos se desdobram cada um em segmentos específicos, mas todos destinados a mudar a postura da Educação infantil que antes encarava a criança como um miniadulto e que hoje a estimula no campo da experiência.
São cinco os campos de experiência: eu, outro e nós (autonomia e conhecimento do outro); corpo, gesto e movimento; escuta, fala, pensamento e imaginação; traços, sons, cores e imagens; e espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. Todos esses itens construindo o direito de aprendizagem e desenvolvimento da criança.
No campo dos direitos da aprendizagem será estudado o conviver, o brincar, o participar, o explorar, o comunicar-se e o conhecer-se. Todos esses aspectos apoiando crianças de zero a cinco anos e 11 meses.