A primeira-dama Erika Amorim e a secretária municipal de Educação,
professora Lindomar Soares, lançaram nesta terça-feira (24/5) o Programa
Siles para o Ensino Fundamental I de Caucaia. Com isso, a rede
municipal passará a trabalhar de forma sistemática habilidades dos
alunos para que eles possam reconhecer as próprias emoções e as emoções
dos companheiros de sala. A solenidade aconteceu no Centro de Formação e
Avaliação (Cemfa), na Tabuba.
Criado pela educadora e psicoterapeuta Isa Magalhães, o programa
coloca Caucaia na vanguarda de todo o Ceará no tocante à implementação
de um dos princípios da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Assim, a gestão trabalhará questões ligadas ao bullying e o emocional
das crianças e adolescentes para eles lidarem bem com todas as formas de
pressão social.
Ressaltando a importância do Programa, Erika Amorim pediu a
integração de projetos para o Siles ser uma iniciativa exitosa. A
primeira-dama citou o Busca Ativa como exemplo, mobilização que une as
pastas da Educação Desenvolvimento Social em prol do resgate ao ambiente
escolar de crianças e adolescentes distantes das salas de aula.
A formação do Siles será voltada a crianças com idade idade até cinco
anos. “Nós infelizmente vivemos num mundo onde a violência é
recorrente. Se muitas das nossas crianças não têm ambientes acolhedores e
pacíficos em casa, nós podemos oferecer isso nas escolas. É papel do
poder público promover a paz social”, afirmou Erika Amorim.
Já Lindomar Soares revelou que metodologia similar foi implementada
em Portugal há cerca de dez anos. “Num momento em que os conflitos
sociais invadem os muros das nossas escolas, em que a vulnerabilidade
arrasta crianças de dez a 17 anos para a marginalidade”, disse a
secretária, “é preciso inserir a formação de caráter e a consciência de
que a cidadania consiste em não invadir o espaço do outro. Trata-se de
não perder mais nenhuma geração para o crime.”
FORMAÇÃO INFANTIL
Com 144 coordenadores das seis regiões principais de Caucaia, teve
início nessa segunda-feira (23/4) uma formação para a Educação Infantil
com base em três eixos: rotinas, inclusão e acessibilidade.
A coordenadora do evento, Josélia Almeida, explica que esses eixos se
desdobram cada um em segmentos específicos, mas todos destinados a
mudar a postura da Educação infantil que antes encarava a criança como
um miniadulto e que hoje a estimula no campo da experiência.
São cinco os campos de experiência: eu, outro e nós (autonomia e
conhecimento do outro); corpo, gesto e movimento; escuta, fala,
pensamento e imaginação; traços, sons, cores e imagens; e espaços,
tempos, quantidades, relações e transformações. Todos esses itens
construindo o direito de aprendizagem e desenvolvimento da criança.
No campo dos direitos da aprendizagem será estudado o conviver, o
brincar, o participar, o explorar, o comunicar-se e o conhecer-se. Todos
esses aspectos apoiando crianças de zero a cinco anos e 11 meses.