terça-feira, 24 de abril de 2018

ACSs de mais três regiões são capacitados

A articuladora do Selo Unicef em Caucaia, primeira-dama Erika Amorim, participou nesta quarta-feira (24/4) de dois encontros de formação de agentes comunitários de saúde (ACS) para o programa Busca Ativa Escolar. As atividades ocorreram na região da BR-020 e da Jurema, promovidas pelas secretarias municipais de Educação (SME) e de Saúde (SMS).
Pela manhã, cerca de 60 ACS estiveram no salão paroquial da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, no Conjunto Nova Metrópole. Já no período da tarde, o encontro aconteceu no auditório do Lar Fabiano de Cristo, no Marechal Rondon. Em ambos, os profissionais receberam orientações sobre como podem colaborar para resgatar estudantes fora da escola.
Conforme Erika Amorim, a ação junto aos ACS é o início de um novo momento que pode trazer impactos positivos para crianças e adolescentes. “Os jovens fora da escola estão mais susceptíveis a vários tipos de violência. Nós temos de alguma forma fazer mais e resgatá-los. Trazer para dentro da escola e oferecer uma condição que seja atrativa, unidos como cidadãos, pessoas que querem uma realidade diferente para um novo amanhã.”
Para o coordenador do programa saúde na escola da SMS, Robério Benigno, a parceria das secretarias é fundamental na missão de resgatar crianças e adolescentes que estão fora das salas de aula. “A criança tem que estar dentro da escola. Identificar este grupo de crianças sem escola terá uma grande rede de proteção para auxiliar um melhor futuro para todos.” 
As formações seguem até 27 de abril. No dia 26, profissionais da Jurema serão capacitados. Em seguida será a vez dos agentes comunitários da Região da BR-222.
SELO UNICEF
Reduzir o índice de evasão escolar é um dos indicadores avaliados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância na emissão do Selo Unicef. A certificação é dada somente a prefeituras que reduzem desigualdades e garantem direitos de crianças e adolescentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário