A situação atual da Avianca Brasil tem preocupado
passageiros e trabalhadores da companhia aérea. Os clientes com
passagens compradas estão enfrentando diversos cancelamentos por todo o
País, com 126 voos suspensos em Fortaleza e em Juazeiro do Norte de hoje
(23) até domingo (28). Além desse transtorno, os empregados da empresa
nestas duas bases correm o risco de serem demitidos.
Segundo a diretora executiva do Sindicato Nacional dos Aeroviários
(SNA), Selma Balbino, a Avianca não tem dado informações sobre a
situação dos trabalhadores. "Até três meses atrás, eles tinham 72
aeroviários em Fortaleza e Juazeiro do Norte. Sinal de que ela vai
demitir todo mundo nestas duas cidades com o cancelamento de todos os
voos a partir de sexta-feira. Eu ainda estou especulando isso, porque
ninguém sabe de nada. O próprio RH da empresa está incomunicável, não
fala com ninguém. A Avianca já não estava pagando certo".
De acordo com Selma, o SNA reprovou o plano de recuperação judicial
da Avianca porque ele não garantia o pagamento das rescisões e nem a
absorção dos aeroviários pelas empresas vencedoras do leilão marcado
para o dia 7 de maio. Ela ainda cita a situação de 15 trabalhadores da
companhia em Salvador que há 10 dias estão sem receber os direitos
previstos por lei.
"Nós votamos contra esse plano porque não garantia o pagamentos das
rescisões, nem qual era a garantia, se a unidade produtiva fosse
vendida, da absorção dos trabalhadores. E lá na assembleia, o
interventor falou que não garantia nenhuma coisa nem outra. Falta de
total responsabilidade e zelo pelo trabalhador".
Passageiros
Situação ainda de transtornos para os passageiros que tiveram os voos
cancelados. Para o especialista em Direito Aeronáutico, André
Soutelino, a preocupação maior, neste momento, é com os clientes. "Como
está o atendimento aos passageiros? Está tendo algum tumulto ou
prejudicando as operações? Será que a Avianca está acomodando todo
mundo? Será que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) está dando
toda a assistência aos passageiros?", questiona o especialista.
Soutelino também explica que não se sabe como ficou o acordo da
Avianca com a Latam e a Gol. "Elas ficaram de emprestar dinheiro à
Avianca. Será que isso é suficiente até o dia 7? São questões que a
gente não pode responder ainda. O passageiro é a parte mais fraca. Ele
tem que ter seus direitos sendo cumpridos. Isso ainda está muito
nebuloso. Eu não sei quanto isso está sendo impactado para o
passageiro", avalia
A Avianca disse, por meio de nota, que não vai comentar estes
assuntos. Já a Anac informou que o atendimento e o suporte aos
passageiros prejudicados, em relação às relações de consumo, está sendo
conduzido pelo Senacom e Procons. "De sua parte, a Anac acompanha a
situação em todos os aeroportos com o intuito de assegurar os direitos e
deveres dos passageiros, conforme previsto na Resolução nº 400, da
Agência".
Ontem, o Procon Fortaleza deu cinco dias para a Avianca apresentar
providências com relação aos passageiros que tiveram voos cancelados.
Situação da Avianca preocupa passageiros e trabalhadores da
companhia. Clientes precisam chegar com quatro horas de antecedência ao
Aeroporto. Ainda não há registro oficial de demissões em Fortaleza e
Juazeiro do Norte
dn