segunda-feira, 22 de abril de 2019

Nova etapa de vacinação contra gripe em Caucaia contempla os dez grupos prioritários

A nova etapa de vacinação contra gripe em Caucaia iniciou nesta segunda-feira (22/4) e passa a contemplar todos os dez grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (e não mais apenas crianças e grávidas, como acontecia desde o último dia 10, quando os trabalhos iniciaram).
De hoje até o dia 31 de maio, a imunização será ofertada pela Prefeitura a crianças de seis meses a seis anos incompletos, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde, professores, povos indígenas, idosos com 60 anos ou mais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
Estima-se que quase 95 mil caucaienses pertencentes a esses grupos prioritários sejam imunizados. “Estamos com 2.377 doses aplicadas, o que corresponde a uma cobertura de 3,24%”, informa o coordenador de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em relação ao balanço da primeira fase.
Em 2018, Caucaia vacinou 94,71% dos grupos prioritários. O desempenho ficou quase 5% da meta estabelecida pelo Governo Federal.
A vacina é trivalente. Ou seja: protege contra o vírus H1N1, H3N2 e contra o vírus do tipo B. Todas as 46 salas de vacina de Caucaia estão preparadas dispõem de doses.
O Dia D de mobilização nacional acontecerá em 4 de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário