sexta-feira, 3 de julho de 2020

Câmara realiza Audiência Pública para discutir a mobilidade urbana do município

A Câmara Municipal de Caucaia realizou na manhã desta terça-feira, 30, de forma virtual uma Audiência Pública para tratar da mobilidade urbana do município.
Presidida pelo vereador Mersinho Gonçalves, a Audiência Pública contou com Fábio Mota responsável pelo “AVANÇA CAUCAIA”, Projeto financiado Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) -que financia a execução das obras, o presidente da Autarquia Municipal de Trânsito, Cel. Augusto Cavalcante, além do assessor jurídico do gabinete do prefeito Naumi Amorim, o advogado Carlos Eduardo.
Durante as discussões, Carlos Eduardo fez uma rápida explanação sobre as ações da gestão com relação ao cumprimento do organograma das obras, firmado durante os trâmites do empréstimo junto ao CAF que as custeia.
Também se pronunciou a engenheira Luana Cabral, representando a construtora responsável pela execução das obras, fazendo um resumo do andamento das mesmas.
Um dos principais pontos que passam por intervenção é a área central da cidade, onde foi refeita toda a malha de galerias, construção de novo piso com a utilização de bloquetes de cimento, o que deixa-o mais poroso que o asfalto e também a reconstrução das calçadas adaptadas para uso de deficientes visuais, bem como a acessibilidade para cadeirantes.

MPCE recomenda medidas de proteção à comunidade circense em Santana do Acaraú

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), através do promotor de justiça da comarca de Santana do Acaraú José Borges de Morais Júnior, expediu, no dia 26 de junho de 2020, uma Recomendação Ministerial, ao prefeito daquele município, à secretária municipal do Trabalho e da Assistência Social, ao secretário de Saúde e à secretária de Cultura do Município de Santana do Acaraú, para que elaborem e efetivem o Plano Contingencial para prover a comunidade circense do Município de Santana do Acaraú durante o período da pandemia da COVID-19, com apoio às necessidades básicas, notadamente segurança alimentar e saúde. 
Desta forma, o MPCE acompanhará a adoção de medidas e estratégias adotadas pelo Município de Santana do Acaraú, no sentido de minimizar os danos causados pela crise sanitária provocada pelo Coronavírus (COVID-19) à população circense do Circo Sorriso Tropical da cidade de Santana do Acaraú. O promotor de justiça requisitou às autoridades municipais para que, no prazo de cinco dias, comunique à Promotoria, utilizando-se do e-mail prom.santanadoacarau@mpce.mp.br, a partir do recebimento da Recomendação, sobre o seu acatamento. 
Cópias da documentação foram encaminhadas para o presidente da Câmara Municipal de Santana do Acaraú e para o procurador-geral do Município. José Borges alerta, desde logo, que eventual descumprimento da presente recomendação importará na tomada das medidas administrativas e judiciais cabíveis, inclusive no sentido de apuração de responsabilidades civil, administrativa e criminal dos agentes públicos, que, por ação ou omissão, caso o ente municipal não adote todas as medidas necessárias em relação ao objeto da presente recomendação, sem prejuízo de outras sanções cabíveis. 
A partir do documento, os gestores municipais deverão garantir o acesso aos serviços de saúde às famílias do citado circo de forma não condicionada à comprovação de endereço, conforme preconizado pela Portaria nº 940, de 28 de abril de 2011; implementar a visita de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) na localidade onde se encontra o Circo Sorriso Tropical de Santana do Acaraú para o fornecimento de álcool em gel e máscaras para as famílias moradoras no circo mencionado; buscar contato com as lideranças das comunidades circenses para construção conjunta das ações de prevenção e cuidado ao COVID-19, adaptando as recomendações de acordo com cada contexto e cultura; e trabalhar de forma intersetorial com as demais políticas públicas que atendem essas populações no território. 
Além disso, o poder público deve estabelecer equipe de referência na Atenção Primária à Saúde para a população circense, realizando visitas periódicas para busca ativa de casos e realização de demais processos de trabalho estabelecidos nas notas técnicas orientadoras aos serviços de atenção primária disponíveis em: www.saude.mg.gov.br/coronavirus; ofertar a vacinação às famílias residentes no circo contra a influenza, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, aos povos e comunidades tradicionais, construindo estratégias de vacinação in loco nas comunidades circenses conforme possibilidade; estabelecer agenda de visitas periódicas ao circo pela equipe de atenção primária de referência como forma de realizar busca ativa de casos suspeitos, bem como realizar as demais ações orientadas aos serviços de atenção primária à saúde pela SES e disponíveis em: www.saude.mg.gov.br/coronavirus; 
A secretária do Trabalho e de Assistência Social de Santana do Acaraú deve prestar serviços de Proteção Social Básica, conferindo os dados do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), a fim de obter informações iniciais sobre a presença de famílias que moram no circo e atentar para as ações direcionadas ao povo circense. Também precisa auxiliar no cadastro para o recebimento do benefício emergencial a ser pago pelo Governo Federal às pessoas que fazem parte do referido circo, disponibilizando, temporariamente, os espaços públicos onde ele se encontra e auxiliar nas tratativas das áreas privadas para que o referido circo possa se fixar durante o período de enfrentamento da pandemia, a fim de evitar trânsito e alta mobilidade. 
A Prefeitura deve orientar as fornecedoras de água e energia locais, que façam as ligações para as famílias circenses por meio de pagamento no fim de cada mês de acordo com o consumo, já que atualmente os circos pagam antecipadamente, bem como que seja permitida a utilização da energia e água já instalados nos espaços públicos com pagamento proporcional; organizar meios para que o atendimento à comunidade circense do Circo Sorriso Tropical de Santana do Acaraú, construindo estratégias de garantia à sua subsistência, visto a suspensão dos espetáculos e perda de sua principal fonte de renda. 
Quanto aos serviços de Proteção Social Especial de Média Complexidade, deve-se atentar para possíveis situações de violação de direitos aos povos do circo nos processos de prevenção e cuidado ao COVID-19, definindo os encaminhamentos necessários para este fim; buscar entender as especificidades das famílias circenses para apreender os tipos e categorias de violência e violações, bem como atuação em casos de abandono, violência intrafamiliar, maus tratos, situação de rua e trabalho infantil. 
Serão adequadas as metodologias tendo em vista o relativismo cultural, levando a este público oferta de serviços, programas e projetos especializados, que tem por objetivo de contribuir para a reconstrução de vínculos familiares e comunitários, o fortalecimento de potencialidades e aquisições e a proteção de famílias e indivíduos para o enfrentamento das situações de risco pessoal e social, por violação de direitos; buscar informações sobre as famílias circenses que circulam em seu município, buscando entender sua história, divisão social do trabalho, organização política, tradições, valores e simbologias ofertando, de forma articulada com a saúde, informações e orientações sobre o COVID-19. 
Para tanto, recomendou-se a continuidade do funcionamento dos equipamentos de proteção especial, ainda que com a alteração deste funcionamento a fim de respeitar as orientações de medidas de segurança. Nessa linha, ainda que considerando a particular situação de vulnerabilidade histórica desses povos, as medidas de segurança devem ser respeitadas nos equipamentos, bem como as demais recomendações acima estabelecidas pela Proteção Social Básica. Em casos de violações de direitos que estejam tipificados na legislação, continua essencial que se comunique os atores de competências legais definidas. 
À Secretaria de Cultura de Santana do Acaraú foi recomendado o fornecimento de cestas básicas e auxílios emergenciais às famílias do circo, além de prorrogar os prazos de permanência nos terrenos, para que o Circo Sorriso Tropical de Santana do Acaraú possa continuar instalado por tempo indeterminado, seguindo as orientações dos governos estadual e municipal acerca do isolamento social e a quarentena onde se encontra o referido circo. 

Assessoria de Imprensa

Ministério Público do Estado do Ceará

Email:imprensa@mpce.mp.br

Prefeito entrega 18 equipamentos públicos à população nesta sexta (03)

O Prefeito Naumi Amorim entregou nesta sexta-feira (03) 18 equipamentos públicos em diversos bairros e localidades de Caucaia. Foram eles, as novas instalações de três quadras poliesportivas das Escolas Domingos Abreu Brasileiro, na Primavera, Dom Antônio de Almeida Lustosa, no Parque Albano, e Nely Caula de Carvalho, no Mestre Antônio, além de 10 Agências do Correio Comunitário, a sinalização turística do Sítios Novos, incluindo a Rua Júlio Lima, que foi totalmente revitalizada com pedra tosca, e a reforma da creche Nedi Hilda Rodrigues de Sousa e da Areninha do Povo, ambos na Catuana. 
“Dia após dia estamos apresentando resultados concretos para toda a população. Todas estas obras que entregamos hoje comprova que trabalhamos em diferentes segmentos para oferecer da melhor forma, serviços que garantam o bem estar da população, em todos os sentidos”, disse o Prefeito Naumi Amorim. 
As quadras poliesportivas receberam melhorias no teto, piso, traves, alambrados e tabelas, além de reparos em todo o sistema elétrico e hidráulico, a fim de possibilitar melhor condição de uso por parte de alunos e moradores do entorno. Os trabalhos foram realizados por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SME). 
“Nós sabemos o quanto é importante o esporte para os alunos e a comunidade. Uma quadra reformada garante mais conforto e segurança para quem utiliza o equipamento”, disse o prefeito Naumi Amorim. Outras 27 quadras poliesportivas da rede municipal de ensino seguem com as obras em andamento.
Já as obras de revitalização das agências do Correio Comunitário, foram realizadas por meio da Secretaria de Patrimônio, Serviços Públicos e Transporte (SPSPTrans). Os equipamentos receberam nova cobertura (madeira e telhados), cerâmica de piso, reforma do banheiro e serviços de pintura.
O Prefeito Naumi Amorim esteve na Agência do Sítios Novos, entregando simbolicamente os outros 10 equipamentos. “Agora, a população contará com prédios mais confortáveis e os funcionários mais tranquilos em poderem trabalhar em um ambiente aconchegante”, disse. Os Correios Comunitários foram criados para atender às comunidades distantes da Sede aonde os serviços dos Correios não chegam. As outras agências reformadas estão localizadas em Catuana, Primavera, Cipó, Bom Princípio, Tucunduba, Mirambé, Caraussanga e Tabuleiro Grande, e atendem diretamente 42 comunidades caucaienses.
Na Catuana, a Areninha do Povo foi totalmente revitalizada, recebendo novo gramado, traves, arquibancadas e iluminação. Além dos reparos em sua estrutura, a Creche Nedi Hilda Rodrigues de Sousa, também foi ampliada. “A população desta região poderá contar com dois equipamentos totalmente novos, que garantem mais saúde na prática de esportes com a Areninha e educação com a creche equipada para as nossas crianças”, finalizou o Prefeito Naumi Amorim.

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Nutricionista da AL recomenda medidas para alimentação segura fora de casa

A Fase 3 do plano de retomada da economia do Governo do Estado após os momentos mais críticos da pandemia da Covid-19 vai permitir a abertura de estabelecimentos comerciais do setor de alimentação, como bares, restaurantes e barracas de praia. Apesar da exigência de vários protocolos para garantir a segurança de clientes e funcionários para a reabertura desses estabelecimentos, todos precisam continuar atentos para que o retorno às atividades não regrida e medidas mais restritivas precisem ser adotadas pelas autoridades sanitárias e pelo Governo do Estado. 
A nutricionista Gisele Pacheco, do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará, apresenta algumas orientações para as pessoas que forem buscar uma refeição fora de casa. A primeira recomendação é procurar por locais já conhecidos antes do surgimento da pandemia.
Além disso, Gisele Pacheco considera como medidas imprescindíveis  o distanciamento das mesas, de forma a não permitir aglomerações, e o controle de entrada e saída dos clientes. “Antes de sair de casa, ligue para saber como está o funcionamento do bar ou restaurante”, recomenda.
A nutricionista lembra também que não se deve usar a mesma máscara após a refeição. Por isso, é importante ter uma de reserva na bolsa, com o cuidado de guardar a máscara usada anteriormente dentro de um saquinho, para evitar contágio. Gisele Pacheco lembra também que não se deve usar a mesma máscara após a refeição. Por isso, é importante ter uma de reserva na bolsa, com o cuidado de guardar a máscara usada anteriormente dentro de um saquinho, para evitar contágio.
A profissional também indica recomenda lavar bem as mãos tanto ao entrar como ao sair do ambiente.
E para aquelas pessoas que costumam fazer pedidos de alimentos por aplicativo, a nutricionista afirma que é importante comprar sempre em locais conhecidos e de boa procedência, ou seja, locais onde a manipulação dos alimentos é feita de forma correta. "Quando você receber esse alimento, deve fazer a higienização da embalagem com uma solução composta por água natural misturada com água sanitária, sendo duas colheres de sopa de água sanitária para cada litro de água", informa.
A solução, acrescenta a nutricionista, deve ser borrifada na embalagem do alimento, mesmo em embalagens de papelão, e depois deve ser feita a limpeza com uma pano seco.  
WR/Comunicação Interna/LF

Atendimento a gestantes de alto risco contará com Teleconsulta

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está implantando em seis Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) o atendimento às gestantes de alto risco por meio do Teleconsulta.
Durante suas consultas rotineiras com os médicos da Atenção Primária de Caucaia, as gestantes também contarão com atendimento de especialista em ginecologia e obstetrícia do Hospital Geral Dr. Cesar Cals, por meio de vídeo conferência. 
O objetivo da parceria com a instituição é a redução do tempo de espera para consultas especializadas para grávidas de alto risco que são realizadas no Hospital Geral e evitar o deslocamento em longas distâncias para a paciente. 
“Sabemos que hoje há grande dificuldade destas pacientes serem referenciadas para serviços de excelência como o Hospital Geral César Cals, além de outras barreiras como grande tempo de espera, o restrito acesso e a distância que a gestante precisa percorrer para ter uma avaliação no serviço especializado”, comentou o titular da SMS, Moacir Soares. 
Ele ressalta que o atendimento à gestante “será duplicado”. “Serão dois profissionais médicos que poderão discutir os casos da paciente, tirar as dúvidas e dar maior resolutividade, sem que a gestante precise se deslocar para ter o atendimento no hospital”, descreveu Moacir.
Ainda segundo o secretário, o projeto poderá ser estendido para outras UAPS do município. “Não há duvida que a telemedicina é o caminho para aumentar a qualidade, a resolutividade e, sobretudo, encurtar caminhos”, finaliza.
 
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Plantão garante atendimento do Judiciário na Capital e Interior no fim de semana

Unidades do Poder Judiciário estadual funcionam, em regime de plantão eletrônico (e não presencial), neste sábado e domingo (04 e 05/07). Na Capital, o serviço é disponibilizado no segundo grau, com os desembargadores do Tribunal de Justiça do Ceará, que apreciam casos de urgência cíveis e criminais, e no primeiro grau, com juízes que atuam separadamente em casos cíveis e criminais. Já no Interior, o plantão é assegurado por 20 Núcleos Regionais que abrangem todas as comarcas.
Excepcionalmente, durante o distanciamento social de enfrentamento à Covid-19, os atendimentos ocorrem de forma remota. Clique aqui para buscar os contatos das unidades e magistrados de plantão ou acesse no banner acima, no site do TJCE. A lista de contatos é organizada pela ordem alfabética das comarcas. Através dos comandos de pesquisa no leitor de arquivos em formato PDF, é possível buscar o contato pelo nome da unidade.
Durante a semana, o plantão é extraordinário em todas as unidades judiciárias do Ceará, conforme a Portaria nº 514/2020 da Presidência do Tribunal, que atende à Resolução nº 313 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O objetivo é prevenir o contágio pelo novo Coronavírus (Covid – 19) e garantir o acesso à Justiça durante o período emergencial de saúde pública.
TJCE – 2º GRAU (CÍVEL E CRIMINAL)
Plantonista sábado (04/07): Desembargador Francisco Carneiro Lima
Plantonista domingo (05/07): Desembargador Francisco Mauro Ferreira Liberato
Atendimento: casos cíveis e criminais de competência do Tribunal de Justiça
Horário: 12h às 18h
COMARCA DE FORTALEZA – 1º GRAU (CÍVEL)
Horário: 12h às 18h
Atendimento: casos cíveis, incluindo pedidos no âmbito da infância e da juventude
Plantonistas sábado (04/07): Juízes Paulo Sérgio dos Reis (6º Juizado Especial Cível) e José Evandro Nogueira Lima Filho (9º Juizado Especial Cível).
Plantonistas domingos (05/07): Juíza Jovina D’avila Borboni (5º Juizado Auxiliar das Unidades dos Juizados Especiais Cíveis; Juizados Especiais Criminais; Turmas Recursais dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais) e juiz Alisson do Valle Simeão (5ª Vara Cível).
COMARCA DE FORTALEZA – 1º GRAU (CRIMINAL)
Horário: 8h às 14h
Atendimento: casos criminais
Plantonistas sábado (04/07): Juízes Welton José da Silva Favacho (2º Juizado Auxiliar das Varas Criminais; de Delitos de Tráfico de Drogas; de Penas Alternativas e da Auditoria Militar e da Auditoria Militar e da Vara de Delitos de Organizações Criminosas) e Antônio Josimar Almeida Alves (2a Vara do Júri).
Plantonistas domingo (05/07): Juízes José Ronald Cavalcante Soares Júnior (Auxiliar Privativo da 2ª Vara do Júri) e Victor Nunes Barroso (3ª Vara do Júri).
PLANTÃO NO INTERIOR
Unidades no Interior estão divididas em 20 Núcleos Regionais. Em cada Núcleo funciona uma unidade judiciária para atender a região. O serviço funcionará, no final de semana, no sábado (04/07), e no domingo (05/07), das 8h às 14h, também de forma eletrônica. Confira abaixo:
1° Núcleo Regional
1ª Vara Criminal de Juazeiro do Norte
Juíza Plantonista: Larissa Braga Costa de Oliveira
2º Núcleo Regional
3ª Vara Única de Campos Sales
Juíza Plantonista: Samara Costa Maia
3o Núcleo Regional
1ª Vara de Acopiara
Juíza Plantonista: Karla Cristina de Oliveira
4º Núcleo Regional
Vara Única de Milagres
Juiz Plantonista: Marcelo Wolney Alencar Pereira de Matos
5º Núcleo Regional
1ª Vara de Icó
Juiz Plantonista: Francisco Ireilton Bezerra Freire
6º Núcleo Regional
1ª Vara de Boa Viagem
Juíza Plantonista: Carlos Henrique Neves Gondim
7º Núcleo Regional
1ª Vara de Baturité
Juíza Plantonista: Verônica Margarida Costa de Moraes
8º Núcleo Regional
1ª Vara de Limoeiro do Norte
Juíza Plantonista: Gerana Celly Dantas da Cunha Veríssimo
9º Núcleo Regional
2ª Vara de Beberibe
Juiz Plantonista: Wilson de Alencar Aragão
10º Núcleo Regional
3ª Vara Cível de Maracanaú
Juíza Plantonista: Regma Aguiar Janebro
11º Núcleo Regional
1ª Vara de Eusébio
Juiz Plantonista: Henrique Botelho Romcy
12º Núcleo Regional
Vara Única de Paracuru
Juíza Plantonista: Bruna dos Santos Costa
13º Núcleo Regional
2ª Vara de Itapipoca
Juiz Plantonista: Gonçalo Benício de Melo Neto
14º Núcleo Regional
3ª Vara Cível de Sobral
Juiz Plantonista: Aldenor Sombra de Oliveira
15º Núcleo Regional
1ª Vara de Camocim
Juiz Plantonista: Mikhail de Alencar Torres
16º Núcleo Regional
Vara Única de Ibiapina
Juiz Plantonista: Anderson Alexandre Nascimento Silva
17º Núcleo Regional
Vara Única de Mucambo
Juiz Plantonista: Antônio Edilberto Oliveira Lima
18º Núcleo Regional
1ª Vara de Nova Russas
Juíza Plantonista: Rafaela Benevides Caracas Pequeno
19º Núcleo Regional
1ª Vara de Mombaça
Juíza Plantonista: Carolina Vilela Chaves Marcelino
20° Núcleo Regional
1ª Vara de Santa Quitéria
Juiz Plantonista: Isaac de Medeiros Santos

tjce

Programa Morar Dias apresenta história do Sobrado de Pernambuquinho

O oitavo episódio do programa Morar Dias, do Núcleo de Documentários da TV Assembleia (canal 31.1), apresenta neste sábado (04/07), às 20h, a história do Sítio Recreio, tradicionalmente conhecido como Sobrado de Pernambuquinho ou casarão dos Chaves, localizado no Maciço de Baturité. O episódio também mostra como várias pessoas de uma família podem desfrutar seus dias em uma mesma casa.
A residência foi construída por padres pernambucanos no ano de 1873. Nessa época, o sítio tinha como objetivo servir, inicialmente, como casa paroquial e depois como escola, mas essa ideia não deu certo por falta de alunos. Após algum tempo, os religiosos venderam a propriedade para o Dr. Otávio Lobo, e, em 1940, o sítio foi adquirido por Lauro e Carmem Chaves.
Segundo o arquiteto Marcelo Capasso, a casa encanta pelo grande porte e é carinhosamente conhecida como um sobrado, mas na verdade não se enquadra nesse tipo de construção. Ele também explica que apesar de o imóvel estar localizado numa região serrana, a aparência remete a imóveis urbanos da segunda metade do século XIX.
Para Isabel Chaves, neta de Lauro e Carmem, a residência representa a união da família. “Esses valores permanecem preservados por todos que frequentam o Sítio Recreio”, declara.
O programa Morar Dias vai ao ar no sábado (04/07), às 20h, com reprise no domingo (05/07), às 22h. Tem direção geral, revisão e sonorização de Angela Gurgel; produção de Janaína Gouveia; edição de vídeo de Daniel
Cardoso; direção de fotografia de Cristiano Freitas e Vinícius Augusto Bozzo que, também, foi responsável pela finalização. As imagens são de Cristiano Freitas (MT Vídeo), Daniel Cardoso (Drone), Marcelo Alves e o som direto de Arlindo Orlando (MT Vídeo).
WT/LF

Prefeito entrega reforma do Correio Comunitário do Sítios Novos nesta sexta (03)

O Prefeito Naumi Amorim entrega nesta sexta-feira (03) às 9h30 a reforma da agência do Correio Comunitário localizada no Sítios Novos. A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria de Patrimônio, Serviços Públicos e Transporte (SPSPTrans), reformou outras 8 agências do total de 13 existentes no município. 
As unidades receberam reconstrução das cobertas (madeira e telhados), nova cerâmica de piso, reforma do banheiro e serviços de pintura. As outras agências reformadas estão localizadas em Catuana, Primavera, Cipó, Bom Princípio, Tucunduba, Mirambé, Caraussanga e Tabuleiro Grande.
“As reformas vão assegurar que as pessoas continuem recebendo suas correspondências e encomendas para quem mora longe da Sede e tem dificuldade de transporte”, comentou o Prefeito Naumi Amorim.
Os Correios Comunitários foram criados para atenderem às comunidades distantes da Sede aonde os serviços dos Correios não chegam. “A nova estrutura da agência garante melhor conforto aos profissionais e também um melhor serviço a população que precisa de serviços postais”, disse o titular da SPSPTrans, Assis Medeiros.
SERVIÇO
PREFEITO ENTREGA REFORMA DA AGÊNCIA DO CORREIO COMUNITÁRIO NO SÍTIOS NOVOS

Quando: sexta-feira (03) às 9h30.
Endereço: Rua do Mercado, nº 1165. Sítios Novos.
 
Assessoria de Comunicação
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