sexta-feira, 3 de julho de 2020

Nutricionista da AL recomenda medidas para alimentação segura fora de casa

A Fase 3 do plano de retomada da economia do Governo do Estado após os momentos mais críticos da pandemia da Covid-19 vai permitir a abertura de estabelecimentos comerciais do setor de alimentação, como bares, restaurantes e barracas de praia. Apesar da exigência de vários protocolos para garantir a segurança de clientes e funcionários para a reabertura desses estabelecimentos, todos precisam continuar atentos para que o retorno às atividades não regrida e medidas mais restritivas precisem ser adotadas pelas autoridades sanitárias e pelo Governo do Estado. 
A nutricionista Gisele Pacheco, do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará, apresenta algumas orientações para as pessoas que forem buscar uma refeição fora de casa. A primeira recomendação é procurar por locais já conhecidos antes do surgimento da pandemia.
Além disso, Gisele Pacheco considera como medidas imprescindíveis  o distanciamento das mesas, de forma a não permitir aglomerações, e o controle de entrada e saída dos clientes. “Antes de sair de casa, ligue para saber como está o funcionamento do bar ou restaurante”, recomenda.
A nutricionista lembra também que não se deve usar a mesma máscara após a refeição. Por isso, é importante ter uma de reserva na bolsa, com o cuidado de guardar a máscara usada anteriormente dentro de um saquinho, para evitar contágio. Gisele Pacheco lembra também que não se deve usar a mesma máscara após a refeição. Por isso, é importante ter uma de reserva na bolsa, com o cuidado de guardar a máscara usada anteriormente dentro de um saquinho, para evitar contágio.
A profissional também indica recomenda lavar bem as mãos tanto ao entrar como ao sair do ambiente.
E para aquelas pessoas que costumam fazer pedidos de alimentos por aplicativo, a nutricionista afirma que é importante comprar sempre em locais conhecidos e de boa procedência, ou seja, locais onde a manipulação dos alimentos é feita de forma correta. "Quando você receber esse alimento, deve fazer a higienização da embalagem com uma solução composta por água natural misturada com água sanitária, sendo duas colheres de sopa de água sanitária para cada litro de água", informa.
A solução, acrescenta a nutricionista, deve ser borrifada na embalagem do alimento, mesmo em embalagens de papelão, e depois deve ser feita a limpeza com uma pano seco.  
WR/Comunicação Interna/LF

Nenhum comentário:

Postar um comentário