quarta-feira, 14 de abril de 2021

Câmara aprova prorrogação do prazo de entrega do Imposto de Renda até 31 de julho

 

A Câmara dos Deputados aprovou a prorrogação, até 31 de julho de 2021, do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física referente aos rendimentos de 2020. A proposta será enviada à sanção presidencial.

Foi aprovada nesta terça-feira feira (13) emenda do Senado ao Projeto de Lei 639/21, dos deputados Rubens Bueno (Cidadania-PR) e Rodrigo Coelho (PSB-SC). A emenda limita a dezembro de 2021 o último mês de vencimento de parcelas de imposto a pagar eventualmente apurado na declaração.

O pedido para a adaptação veio do governo federal, segundo o qual o País poderia perder arrecadação de até R$ 13 bilhões no Orçamento de 2021 se o parcelamento chegasse até os primeiros meses do ano que vem.

A matéria contou com parecer favorável do relator, deputado Marcos Aurélio Sampaio (MDB-PI).

Segundo o texto, o imposto a pagar poderá ser feito em, no máximo, seis parcelas, mas quem entregar no último dia terá apenas cinco meses para dividir o tributo a pagar.

Restituição
O prazo inicial para entrega era 30 de abril, mas a Receita prorrogou por mais um mês, até 31 de maio. No ano passado, o prazo também foi prorrogado por decisão administrativa.

O projeto aprovado não altera o cronograma de restituição do IR. Assim, os contribuintes que entregarem a declaração com antecedência poderão receber a restituição a partir de 31 de maio de 2021.

“Se, no ano passado, a Receita prorrogou por 60 dias o prazo, neste ano, em que a pandemia está mais grave, é justo prorrogar por 90 dias”, afirmou Rubens Bueno.

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Reportagem – Eduardo Piovesan
Edição – Pierre Triboli

Fonte: Agência Câmara de Notícias

CPI da Covid é criada pelo Senado

 

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, leu nesta terça-feira (13) o requerimento de criação da CPI da Covid. Apresentado pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), o documento estipula que essa comissão parlamentar de inquérito investigará ações e omissões do governo federal no enfrentamento da pandemia e o colapso da saúde no estado do Amazonas no começo do ano.

Entretanto, o presidente do Senado decidiu apensar ao requerimento de Randolfe outro requerimento de criação de CPI, do senador Eduardo Girão (Podemos-CE), para investigar a aplicação de recursos federais por estados e municípios no combate à pandemia, o que amplia o escopo do colegiado. Agora, as lideranças de partidos e de blocos no Senado terão que indicar os membros que integrarão a CPI da Covid, obedecida a proporcionalidade.

Pacheco registrou que a leitura estava sendo feita em atendimento à medida cautelar expedida pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF). No trecho da decisão de Barroso lido por Rodrigo Pacheco, o ministro determina que o presidente do Senado adote as “providências necessárias à criação e instalação de comissão parlamentar de inquérito”.

O presidente do Senado afirmou, ainda, que juntou os dois requerimentos por tratarem de matéria conexa, e que só seria aproveitada a parte do requerimento de Eduardo Girão referente à fiscalização dos recursos da União repassados aos demais entes federados para as ações de prevenção e combate à pandemia da covid-19. Ou seja, não será objeto da CPI as matérias de competência constitucional atribuídas aos estados, Distrito Federal e municípios, como determina o Regimento Interno do Senado Federal.

— Corroborando essa tese, com base também em parecer da Advocacia-Geral do Senado, esclareço que são investigáveis todos os fatos que possam ser objeto de legislação, de deliberação, de controle ou de fiscalização por parte do Senado Federal, da Câmara dos Deputados e do Congresso Nacional, o que, a contrário senso, implica que estão excluídos do âmbito de investigação das comissões parlamentares de inquérito do Poder Legislativo federal as competências legislativas e administrativas asseguradas aos demais entes Federados — disse Pacheco, antes de determinar que os líderes já podem indicar os membros para a CPI da Covid.

Ficou em suspenso a definição de como se darão os trabalhos da CPI da Covid, se presenciais, semipresenciais ou remotos.

CPI remota

Antes da decisão do presidente do Senado,  o senador Eduardo Gomes (MDB-TO) pediu para que a CPI fosse adiada em virtude do atual cenário da pandemia de covid-19 no país. No decorrer da sessão vários outros senadores acompanharam o mesmo argumento, alegando que seria muito difícil uma CPI remota.

— É impossível falar de CPI nas próximas semanas enquanto não tivermos um mínimo de imunização — disse Eduardo Gomes.

Para o senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR), o momento não é oportuno para uma CPI devido à atual força da pandemia.

Já Randolfe Rodrigues e outros senadores, entretanto, defenderam a instalação imediata da CPI.

— Assim como foi possível, antes do agravamento da pandemia, o Plenário do Senado funcionar de forma semipresencial, assim como foi possível, antes do agravamento da pandemia, as comissões permanentes de forma semipresencial escolheram seus membros, é perfeitamente possível uma Comissão Temporária funcionar de forma semipresencial no Plenário do Senado, com todos os protocolos necessários devidos — afirmou Randolfe.

Recursos federais

Girão afirmou que o objetivo de seu requerimento não é investigar estados e municípios, mas apenas a aplicação de recursos federais com possíveis desvios ou irregularidades, como superfaturamentos. O senador Alvaro Dias (Podemos-PR) também apoiou que a investigação abranja também a aplicação de recursos federais por estados e municípios.

Por sua vez, o senador Plínio Valério (PSDB-AM) cobrou a instalação da chamada CPI das ONGs, cujo requerimento de criação foi lido antes do início da pandemia. O presidente do Senado determinou, então, que as lideranças partidárias indiquem os membros para essa comissão.

Decisão monocrática

O senador Carlos Viana (PSD-MG) pediu para que o presidente do Senado não aceitasse a decisão monocrática do STF. Para ele, a liminar de Barroso invade prerrogativas dos senadores.

— Não permita que essa CPI entre pelas portas dos fundos. 

Os senadores Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) e Luiz do Carmo (MDB-GO) defenderam prorrogar o início dos trabalhos da CPI por alguns meses, já que o país passa pelo pior momento da pandemia.

— Não temos como fazer uma CPI neste momento da pandemia — afirmou Luiz do Carmo.

Direito da minoria

O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) lembrou que a criação de CPIs é um direito da minoria que será um desdobramento natural as investigações chegarem a fatos ligados a estados e municípios. Ele acrescentou que deve caber ao plenário da CPI se os trabalhos serão presenciais, remotos ou semipresenciais.

O perigo de uma CPI presencial durante a pandemia também foi apontado pelo senador Carlos Portinho (PL-RJ). Para ele, todos concordam que a minoria tem direito à CPI e que há muitos fatos que precisam ser investigados, mas o momento não seria oportuno.

Em seguida, Omar Aziz (PSD-AM) disse que Rodrigo Pacheco estava obrigado a ler o requerimento da CPI da Covid em virtude da decisão de Barroso. Entretanto, ele criticou os senadores Jorge Kajuru (Cidadania-GO) e Alessandro Vieira por terem entrado no STF para forçar a instalação da CPI.

— Eu não faria isso nunca. Nós temos que decidir nossas próprias questões. Vossa Excelência tem que instalar a CPI, quem quiser paralisar a CPI que vá ao Supremo. Eu não faço isso — afirmou Omar Aziz.

O senador Fabiano Contarato (Rede-ES), por sua vez, defendeu o direito de Kajuru e Alessandro Vieira ingressarem na Justiça para defender direito atingido.

— Ordem judicial não se discute, cumpre-se. Quem estiver insatisfeito que apresente uma PEC para mudar as decisões monocráticas.

CPI presencial

Os senadores Marcos Rogério (DEM-RO) e Fernando Collor (Pros-AL) afirmaram que é praticamente impossível uma CPI trabalhar se não for de forma presencial. 

— Não há nenhuma possibilidade de uma CPI funcionar de forma adequada de maneira não-presencial — afirmou Collor, salientando que tem 40 anos de experiência de vida pública. 

A senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP) comunicou a apresentação de um projeto de resolução para permitir o funcionamento de CPIs de maneira remota ou semipresencial. 

Também participaram dos debates os senadores Eduardo Braga (MDB-AM), Nelsinho Trad (PSD-MS), Eliziane Gama (Cidadania-MA), Izalci Lucas (PSDB-DF), Humberto Costa (PT-PE), Simone Tebet (MDB-MS), Jean Paul Prates (PT-RN), Elmano Férrer (Podemos-PI) e outros.

Fonte: Agência Senado

Caucaia atualiza cadastro de equipamentos e serviços turísticos do município

 

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (Secult), atualiza cadastro de equipamentos e serviços turísticos na Cidade.

A objetivo da Secult é realizar um mapeamento para elaborar politicas públicas de incentivo ao turismo no município.

A atualização do cadastro tem como alvo meios de hospedagem, restaurantes, cafeterias e bares, barracas de praia, agências de viagem, transportadora turística e receptivos, guia de turismo, passeios de Buggy e de embarcações (Jangadas, Veleiros, jet ski, etc.), artesãs (os), entre outros.

Acesse o cadastro no link abaixo:
Cadastrar
 http://www.caucaia.ce.gov.br

 

Inscrições para seleção de estagiários no Poder Judiciário prosseguem até o próximo dia 25

 


O Judiciário cearense está com inscrições abertas até o próximo dia 25 de abril para seleção de estagiários de graduação e pós-graduação, respectivamente nas áreas de Informática e Estatística e Administrativa. O processo seletivo é para formação de cadastro de reservas em unidades da Comarca de Fortaleza.

As inscrições serão gratuitas e podem ser feitas preenchendo o formulário de inscrição no link disponível no site do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/CE). Após preencher o formulário de inscrição, o candidato deve enviar e-mail para selecao.iel@sfiec.org.br. O estagiário de graduação da área de Informática e Estatística deve enviar o e-mail com o assunto “Seleção TJCE nº 05/2021-Nome Completo do Candidato –Curso”. Já o candidato de pós-graduação da área Administrativa deve colocar “Seleção TJCE nº 04/2021 – Nome Completo do Candidato – Curso”.

Os candidatos precisam encaminhar documentos em formato “PDF” anexados no mesmo e-mail. Os estudantes de graduação devem enviar os seguintes documentos: histórico escolar atualizado e declaração emitida pela instituição de ensino, carimbada e assinada pelo responsável da mesma ou com código de validação digital. Os documentos deverão informar, de forma clara, o total de créditos concluídos, o total de créditos do curso e a média acadêmica.

Para os pós-graduados, os documentos enviados devem ser: diploma e/ou declaração de Graduação em instituição oficialmente reconhecida pelo Ministério da Educação, carimbado e assinado pelo responsável da Instituição de Ensino ou com código de validação digital; histórico escolar atualizado e/ou declaração emitida pela instituição de Ensino de pós-graduação, carimbado e assinado pelo responsável ou com código de validação digital; curriculum vitae atualizado; diplomas e certificados que atestem a conclusão dos cursos relacionados no currículo.

As seleções contemplam análise curricular e prova discursiva, programada para 7 de maio. O certame será realizado em plataforma online e o resultado será divulgado no dia 18 de maio. Os candidatos receberão login e senha de acesso com, pelo menos, cinco dias antes da data de realização do exame.

O estágio de graduação tem carga horária de 25 horas semanais. O valor mensal da bolsa é de R$ 901,33 e auxílio-transporte. O pós-graduando receberá bolsa de estágio em valor correspondente a R$ 2 mil mensais e auxílio-transporte e cumprirá a carga horária de 30 horas semanais. Os estágios serão realizados no período da manhã ou tarde, de acordo com a unidade demandante.

 

tjce

Fora da Escola Não Pode! Caucaia adere ao Busca Ativa Escolar

 

O Município de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Caucaia (SMECT), aderiu à campanha Busca Ativa Escolar – Fora da Escola Não Pode! O objetivo é identificar diminuir ao máximo a evasão escolar, garantindo às crianças e jovens de Caucaia o direito à Educação.


Saiba mais
A Busca Ativa Escolar é uma plataforma gratuita para ajudar os municípios a combater a exclusão escolar, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas).

A intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados terão dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar.

Projeto de lei institui política de educação digital nas escolas públicas

 


Projeto de lei que institui a Política Estadual de Educação Digital nas Escolas Públicas Estaduais - “Cidadania Digital” - está em apreciação na Assembleia Legislativa. O deputado André Fernandes (Republicanos), autor da proposta, explica que o objetivo da iniciativa é estimular a cidadania por meio do “comportamento adequado”, “responsável” e “saudável” no uso da tecnologia aos estudantes.

O parlamentar ressalta que o projeto de lei 135/21 busca propiciar aos professores dicas de como trabalhar os conteúdos em sala de aula e tirar dúvidas com psicólogos sobre formas de lidar com casos de cyberbullying e exposição dos alunos na internet.

Segundo o deputado, a internet é um dos avanços mais importantes da era moderna, pois “abre portas para inúmeras oportunidades, inclusive, para o compartilhamento de informações, a produção de conteúdo e a construção de conhecimento, a comunicação, o lazer e o entretenimento”.  Por outro lado, ressalta que com as imensas vantagens que o surgimento da internet promoveu ao educador e ao educando, “muitos desafios surgiram, entre os quais, as formas de interação mudaram, surgindo assim a necessidade de se estar sempre em alerta”.

A matéria sugere a realização de palestras, encontros e seminários para fomentar o uso responsável da internet relacionados a temas cotidianos do universo on-line, como crimes de internet, direito de imagem, comércio digital, superexposição nas redes e proteção da privacidade.

André Fernandes comenta que o estado de UTAH, nos Estados Unidos, criou lei semelhante que estabelece a Política de Fomento à Cidadania Digital na região para criar um ambiente virtual saudável e ainda promover ações de cidadania visando combater o alto nível de tentativas de suicídios na localidade.

O projeto que cria a Política Estadual de Educação Digital nas Escolas Públicas Estaduais - “Cidadania Digital” contará, entre outras ações, com a oferta de cursos de formação de professores para o uso adequado da internet em sala de aula, palestras e oficinas; formação de articuladores para apoiar a implementação da Política e incentivar os pais a ensinar seus filhos a usar a internet com segurança.

LV/CG

terça-feira, 13 de abril de 2021

Quatro servidores são afastados por suspeitas de irregularidades em Hospital do PV

 


Quatro servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Fortaleza foram afastados em uma operação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) que investiga indícios de irregularidades nas contratações do Hospital de Campanha do Estádio Presidente Vargas (PV), no bairro Benfica, na Capital.

A Operação Caldeirão foi deflagrada na manhã desta terça-feira, 13, e ocorre em Fortaleza e em São Paulo, visando cumprir mandados de busca e apreensão autorizados pela Justiça. O MPCE não identificou os servidores afastados. As irregularidades cometidas não foram detalhadas pelo órgão.

 

o povo

 

A SEFIN está de cara nova

 

Com o objetivo de otimizar o atendimento ao público, a Secretaria de Finanças de Caucaia modernizou o Sistema de Arrecadação Municipal. Caso você tenha qualquer dúvida em relação ao ambiente virtual da SEFIN, ligue para a Secretaria! Abaixo você confere todos os telefones dos respectivos setores da Secretaria.


– Sistema de Arrecadação: Dúvidas, Emissão de DAMs, Certidões, etc.
Telefone: 3387-7302, 3387-7346 e 3387-7347

- Sistema de Arrecadação: Novo Sistema de Emissão de Notas e DMISS.
Telefone: 3387-7340, 3387-7343 e 3387-7344

- Setor de Cadastro Imobliário: Dúvidas, Emissão de Certidão e Consulta de Processos.
Telefone: 3387-7323, 3387-7318

Outros contatos (dias úteis e no horário de 8:00hs às 16:00hs)
Telefone: 3387-7302 ou 3387-7346 ou 3387-7347

E-mail: arrecadacao@sefin.caucaia.ce.gov.br

WhatsApp: 98948-5403 (este contato é exclusivo para atendimento de mensagens de texto, não estando disponível para ligações) E-mail e WhatsApp serão respondidos nos dias úteis, no prazo máximo de até 48hs.