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A aluna Jullia Evellin Diógenes Costa, do 7º ano do CMCB, obteve o segundo lugar nacional no Concurso de Desenhos Astronomia em Mãos, com o trabalho O Sonho do Astronauta, produzido dentro da disciplina de Astronomia da escola. O concurso, aberto a escolas públicas e particulares de todo o país, foi promovido pelo projeto de divulgação científica Astronomia em Mãos, que visa ampliar a divulgação e a popularização da astronomia e ciências afins no Brasil.
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"Eu sempre gostei de desenhar, então quando o professor passou um trabalho, dando a opção de escolher entre um desenho e uma redação, eu me empolguei e fiz o desenho retratando a nebulosa Hélix, uma das mais próximas da Terra e, em minha opinião, uma das mais belas do céu. Também conhecida como Olho de Deus, procurei retratá-la jorrando da caixinha de sonhos e possibilidades aberta pelo astronauta, na sua condição privilegiada de explorador do Universo...", relata Jullia.
O concurso
O processo de seleção dos desenhos destaques foi feito por etapas. Na primeira delas avaliou-se a adequação ao tema; 211 desenhos recebidos foram classificados. Na segunda etapa, os membros da comissão julgadora selecionaram, cada um, os 10 melhores desenhos que fossem criativos e originais, e que tivessem uma boa composição e impacto visual. Após a seleção, na terceira e última etapa, os desenhos foram separados por categoria e, para cada um, atribuíram-se notas para os seguintes critérios: criatividade, composição, qualidade técnica e impacto visual. Em seguida, foi feita a classificação final para cada categoria. Nesta edição, houve um aumento de 160% na quantidade de trabalhos inscritos em relação à edição anterior do concurso.
Da tarefa ao prêmio
A elaboração de um desenho com temática astronômica ou de uma redação que descrevesse um objeto celeste interessante foi uma tarefa que compôs a nota da disciplina de Astronomia dos alunos do 7º Ano no 3º bimestre letivo. "Depois que eles estudaram aglomerados estelares e nebulosas, eu os convidei a escolherem um exemplar de algum desses objetos para retratar criativamente em um desenho ou descrever mais aprofundadamente em uma redação", explica o primeiro-tenente João Romário Fernandes Filho, professor de Astronomia do CMCB. Os melhores trabalhos foram inscritos no Concurso de Desenhos Astronomia em Mãos e no Concurso de Astronomia para Estudantes do Laboratório Nacional de Astrofísica.
Astronomia no CMCB
O resultado obtido pela aluna Jullia coroa uma série de conquistas relevantes no campo da astronomia alcançadas pelos alunos do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros em 2017. Além de terem promovido uma observação pública do eclipse solar parcial visível de Fortaleza no mês de agosto, com grande repercussão na cidade, eles obtiveram 34 medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia, garantindo ao colégio o melhor desempenho do ano entre as escolas da rede pública estadual e municipal na competição. No mês de novembro, a aluna Maria Alice Santos Mesquita da Silva foi anunciada como um dos destaques do Concurso Nacional para Estudantes promovido pelo Laboratório Nacional de Astrofísica, alcançando um terceiro lugar nacional inédito entre estudantes cearenses da rede pública ou privada. Por fim, na última atividade do ano proposta dentro da disciplina - o lançamento de foguetes de garrafa PET na maior distância horizontal possível, impulsionados exclusivamente por água e ar comprimido - cinco equipes de alunos do CMCB obtiveram alcances superiores a 125 metros, qualificando-se, com isso, para receber medalhas na Mostra Brasileira de Foguetes.
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Para o presidente do Memorial, ex-deputado Osmar Diógenes, trata-se do resultado de muito esforço “e que tem causado admiração”. Ele frisou que, em 2018, a intenção é retomar, juntamente com o apoio da Comissão de Juventude da AL, o Parlamento Jovem, projeto desenvolvido em gestões anteriores e que coloca os jovens no papel de deputados estaduais.
De acordo com o presidente do Malce, o objetivo é mudar o conceito que se tem de Poder Legislativo junto ao público. “O povo tem uma ideia muito negativa do que acontece aqui dentro, e o papel do Parlamento é tão importante que cabe a nós encontrar meios para fazer com que a sociedade perceba a realidade”, explica.
No Parlamento Jovem, conforme esclarece, cada escola participante do Parlamento e sua História deve eleger um aluno para elaborar um trabalho sobre o Poder Legislativo e o papel do parlamentar. Destes, 46 trabalhos serão escolhidos, e seus autores devem formar um grupo de jovens parlamentares, que, por tempo determinado, assumirão como deputados, debatendo temas e elaborando projetos, entre outras atividades.
“Ao final, vai estar bem claro na mente do jovem o que o parlamentar faz, e para nós isso é o mais importante. É preciso que entendam que, quando há um político corrupto, esse é um problema daquela pessoa especificamente, e não da instituição”, observa.
Enquanto o Parlamento Jovem não retorna, os números do Parlamento e sua História crescem. As visitações de 2017 superaram as de 2016, com até dois mil estudantes a mais e mais 50 escolas em relação ao ano anterior.
No decorrer da gestão do deputado Zezinho Albuquerque (PDT) como presidente da AL, de 2013 até hoje, 24.535 alunos de 645 instituições puderam participar do Parlamento e sua História. O projeto recebeu estudantes de escolas públicas e privadas dos níveis fundamental, médio e superior.
As instituições que participaram são de diversos bairros de Fortaleza, inclusive com grupos de outros municípios, como Aquiraz, Pacajus, Pacatuba, Pajuçara, Eusébio, Itaitinga, Maracanaú, Caucaia, Pentecoste, Antônio Diogo, Salitre, Maranguape e Beberibe.
Além de estudantes do ensino básico e superior, os números incluem visitas dos centros de ensino de jovens, adultos, idosos e até de outras categorias, como comerciantes.
A equipe operacional do projeto conta com Socorro Medeiros, Ivana Costa, Germana Pontes, Rubens Rocha, Carlos Pontes, Tereza Diógenes, Diego Morais, Edna Camarço, Lígia Castelo Branco, Luiz Maia, Ariadna Carvalho, Cléa Menezes, Eveline Freitas, Rodolfo Farias, Marcela Loiola e Julianne Santos.
Para se inscrever, as instituições devem agendar visita pelo telefone (85) 3277.3727 ou pelo e-mail memorial@al.ce.gov.br.
PE/AT