segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Saúde: Conselho segue elegendo novos representantes


Dando continuidade ao processo de eleições para o Conselho Municipal de Saúde (CMS) iniciado na última semana, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Caucaia realizou, nesta segunda-feira (8/1), uma nova assembleia. Desta vez, os profissionais de nível superior da gestão da saúde no município lotaram o auditório do Parque Botânico para escolher seus representantes no colegiado. Eram enfermeiros, dentistas, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, entre outros.
Neste primeiro momento de processo eleitoral, a SMS está promovendo assembleias para legitimar os representantes do segmento de gestores. Na sequência, ainda serão realizados com usuários do Sistema Único de Saúde e prestadores de serviços.
“Para ser conselheiro, o eleito tem que ter duas coisas em mente: a representatividade e a legitimidade. Essa pessoa tem que ir para esta missão com a compreensão de que nela reside a responsabilidade de representar quase 600 trabalhadores profissionais da saúde. A nossa vontade é de que o conselho seja cada vez mais atuante. Que seja a arena de um bom debate, uma caixa de ressonância que inspire os conselhos locais”, destacou o titular da secretaria municipal de Saúde, secretário Moacir Soares.
Serão eleitos um total de 40 representantes, entre titulares e suplentes, para o biênio 2018-2020. Eles são formados da seguinte forma: 25% gestores, 25% prestadores e 50% usuários.
“A missão é fazer uma assembleia como essa. Queria citar como exemplo dessa democracia a assembleia com os agentes de endemias”, citou a presidente do CMS, Marlucia Ramos, lembrando a participação da categoria, que aconteceu na última sexta-feira (5/1).
Para o secretário executivo do colegiado, Francisco Pires, o momento é de fortalecer o controle social na gestão da saúde em Caucaia. “Ser conselheiro é um papel muito importante. O conselho é um colegiado deliberativo de articulação, de debate e de construção para permear melhores políticas de saúde no município”, explica.  
Atuando em Caucaia há mais de 26 anos, o enfermeiro José Maciel Andrade foi o conselheiro mais votado entre os profissionais, eleito pela assembleia. “Meu compromisso está em representar as nossas categorias e lutar para avançar ainda mais nesta gestão”, afirmou o profissional.
Nesta terça-feira (9/1) é a vez dos médicos e profissionais de nível médio do município elegerem seus titulares em assembleias que deverão ser realizadas paralelamente na Faculdade de Tecnologia do Nordeste (FATENE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário