quarta-feira, 2 de abril de 2014

Movimento Maio Amarelo




A Autarquia Municipal de Trânsito - AMT está apoiando o movimento Maio Amarelo que foi lançado esse ano como forma de conscientização para a redução de acidentes de trânsito, pois o trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação. 

O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre Poder Público e a sociedade civil, colocar em pauta o tema acidentes de trânsito e, mais do que chamar a atenção da sociedade sobre os altos índices de mortes, feridos e sequelados permanentes no trânsito no país e no mundo, mobilizar o envolvimento dos órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações, sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que o tema exige, nas mais diferentes esferas.

No mês de maio é comemorado o Dia Mundial da Segurança Viária e do Pedestre. De outra sorte, neste ano, em Maio, comemora-se o 3º ano do lançamento da Década de Ação pela Segurança no Trânsito, proposta pela ONU (Organização das Nações Unidas) a todos os países membros para convergirem esforços durante os próximos 10 anos (2011-2020) ao tema multidisciplinar que é o transito e suas consequências, que engloba saúde, educação, transportes. O mês de Maio, então, é o mês propício para esse movimento.

Na carona no sucesso de outros movimentos, como o “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”, os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e próstata, o “MAIO AMARELO” vai promover atividades voltadas a conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.

E por isso, o seu símbolo não poderia ser diferente ao laço escolhido, na cor amarela, cuja simbologia em relação a conscientização no combate ao câncer de mama, de próstata (e a sua identificação precoce) e, até mesmo, ao vírus do HIV, pois está amplamente consolidada pela sociedade. A escolha propositada do laço como símbolo da campanha vai ao encontro com a necessidade da sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar as cautelas e
prudência hábeis a poupá-lo de ser uma vítima.
POR QUE AMARELO?
O amarelo simboliza a atenção e também a sinalização de advertência no trânsito.
     
Durante o mês de maio, a AMT irá desenvolver diversas ações voltadas para a segurança no trânsito, principalmente no que diz respeito ao pedestre. As escolas, empresas, associações interessadas em fazer parte deste movimento, poderão entrar em contato com a Coordenação de Educação para o Trânsito da AMT através do e-mail: amt@caucaia.ce.gov.br ou pelo telefones: 3342-8169 / 3342-8071 (8h às 14h).

http://www.caucaia.ce.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário