quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Caucaia: SPD realiza cursos profissionalizantes gratuitos em 10 comunidades terapêuticas.


"Eu aprendi que é a gente tem que aproveitar as oportunidades na vida, pois, quando passam, demoram muito tempo para voltar ou não voltam nunca mais". A avaliação é de um usuário de drogas em tratamento da dependência em comunidade terapêutica que presta serviço à Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD).

O rapaz prefere não se identificar, mas declara seu entusiasmo quando fala do aprendizado a que se submeterá. "Finalmente, vou ter um ofício e um certificado na mão pra comprovar que sou capacitado", diz. Sem profissão, ele é um dos beneficiados com o curso gratuito de reparador de aparelhos domésticos, uma das capacitações viabilizadas pela SPD em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS).

O início do curso acontece nesta sexta-feira (10), na Comunidade Terapêutica (CT) Casa de Abraão, localizada no município do Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Na instituição, serão capacitados 20 acolhidos. O curso está inserido no Projeto Criando Oportunidades, que alcançará 10 CTs conveniadas com a SPD até o final de 2016.

A capacitação na CT Casa de Abraão terá duração de 100 horas. As aulas serão ministradas por instrutores da ONG Centro de Formação e Integração Social (CFIS). Ao final, os alunos receberão certificado de conclusão. Uma articulação da SPD com o Sistema Nacional de Emprego / Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (Sine/IDT) viabilizará a inserção dos novos profissionais no cadastro de empregos e geração de renda.

Nas demais instituições de acolhimento contempladas com o Projeto Criando Oportunidades, estão sendo ofertados os cursos de mecânico de motos, doces e salgados, eletricista predial, masseiro e cabeleireiro. Atualmente, esses ofícios apresentam uma maior demanda por profissionais especializados no mercado de trabalho.

Além da Casa de Abraão, também estão sendo beneficiadas com os cursos do Programa Criando Oportunidades, em 2016, as seguintes CTs:  Grão de Mostarda (Eusébio), Vida Manará (Eusébio), Fazenda Esperança Sagrada Família (Fortaleza), Caverna do Adulão (Itaitinga), Ágape (Maracanaú), Associação Shalon (Eusébio), Catarina Labouré (Aquiraz), Atos (Caucaia) e Instituto IVC (Maranguape). Toda a execução está sendo acompanhada e supervisionada pela Coordenadoria de Políticas sobre Drogas (Copod) da SPD.


Serviço:

Evento: Projeto Criando Oportunidade - Início do curso de reparador de aparelhos domésticos

Hora: 14 horas
Local: CT Casa de Abraão - Rua Canto do Oiti, 411, Granja Bela Fonte, Timbú, Eusébio-CE, telefone (85) 98675-3997

10.11.2016

Fernando Brito
Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 | 98902.7939 - comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br 

www.spd.ce.gov.br
Facebook: spdceara
Twitter: @spdceara

Nenhum comentário:

Postar um comentário