sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Desembargadora Iracema Vale assume Governo do Estado do Ceará

A desembargadora Iracema Vale, presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), assume, interinamente, a chefia do Governo do Estado em decorrência de viagem do governador Camilo Santana ao Oriente Médio. O ato de assinatura do Termo de Posse aconteceu na tarde desta sexta-feira (13/01), no Palácio da Abolição, sede do Executivo. A magistrada assume o Governo até o próximo dia 19, quando o governador retorna ao Brasil.
“Eu estou muito feliz e é uma honra para o Poder Judiciário. Nós estamos aqui interinamente em face à viagem do governador, mas vou pautar esses dias como sempre pautei a minha vida pública: com muita dignidade e trabalho”, disse a governadora em exercício.
Durante solenidade, Camilo Santana agradeceu a parceria que a desembargadora Iracema tem tido com o Poder Executivo, respeitando a independência dos poderes. “Sempre tem sido muito harmônico nosso diálogo, nossa parceria. Portanto, para mim é um privilégio receber todos aqui no Palácio. Nós estamos indo nessa missão, viajando para o Oriente Médio. O Ceará tem tido algumas oportunidades de investidores e nós estamos buscando duas parcerias importantes. Não tenho dúvidas de que o Estado estará em boas mãos. Quero só desejar sorte e que Deus lhe abençoe nessa missão até o nosso retorno ao Governo.”
Na ocasião, o desembargador Gladyson Pontes destacou a importância de uma mulher assumir o Executivo. “É a primeira vez que uma mulher representante do Judiciário ocupa o mais elevado cargo do Executivo cearense. Acho que o Poder Judiciário hoje dá uma demonstração de apoio e força à sua representante maior, vindo aqui quase todos os desembargadores prestigiar esse momento tão relevante para os cearenses”, afirmou.
O procurador-geral de Justiça do Estado, Plácido Rios, também se manifestou. “Falo como cidadão do Ceará que neste momento vê a transição de cargo de forma tão escorreita, tão dentro dos princípios constitucionais, da normalidade da estabilidade política e jurídica que é típica do Estado de direito. É bom ver o Ceará navegando em águas tão tranquilas e ver que vossa excelência [governador] viaja em nome do Estado, e que estaremos em boas mãos com a desembargadora Iracema. Desejo que a senhora faça um grande trabalho”, afirmou.
Presente ao evento, a secretária de Justiça do Estado, Socorro França, ressaltou que a desembargadora “é determinada, é uma pessoa que efetivamente nunca na vida desvaneceu, nunca disse não, sempre disse sim, foi à luta, batalhou. Então ela é uma guerreira. Eu estou muito feliz em ter uma companheira governadora.”
A desembargadora Vera Lúcia Correia Lima também elogiou a magistrada. “A desembargadora Iracema, no caminho que trilhou, sempre conseguiu alçar seus postos por mérito e muita determinação. Deus faz escolhas de pessoas certas. E nós, do Poder Judiciário, nos sentimos integrando essa responsabilidade.”
Desde que assumiu a Presidência do Tribunal de Justiça do Ceará, em 30 de janeiro de 2015, é a primeira vez que a desembargadora Iracema Vale substitui o governador do Estado, em face da vice-governadora, Izolda Cela, e do presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque, estarem fora do Estado no mesmo período.
No TJCE, o vice-presidente, desembargador Francisco de Assis Filgueira Mendes, assume a Presidência da Instituição, enquanto a desembargadora Iracema Vale ocupar o cargo de governador.
O último presidente do Tribunal de Justiça do Ceará a assumir o Governo do Estado foi o desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, em 2014.

tjce

Nenhum comentário:

Postar um comentário