sexta-feira, 27 de julho de 2018

Agricultores de Caucaia vão fornecer 50 toneladas por mês de hortifrutigranjeiros à Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP)

A iniciativa é fruto de um contrato fechado com pequenos produtores da região para abastecer a Sodexo, operadora de quatro restaurantes da siderúrgica. O fornecedor de lanches para eventos e visitas também é da região, de São Gonçalo do Amarante
  
Vinte e cinco agricultores rurais de Caucaia passarão a fornecer hortifrutigranjeiros para a restaurantes da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), neste semestre de 2018. A inciativa beneficia pequenos produtores da Cooperativa Agropecuária e Sustentabilidade da região, em parceria com a Sodexo, operadora de quatro restaurantes da siderúrgica. Serão 50 toneladas por mês.

Os agricultores fecharam contrato para o fornecimento de cinco toneladas por mês de hortifrutigranjeiros, durante um ano. Algumas das 13 hortaliças, raízes e frutas incluídas na parceria já integram o cardápio servido nas refeições para os empregados e terceirizados da CSP. Antes, os produtos eram comprados de grandes fornecedores. Maxixe e o quiabo serão uma novidade para diversificação dos pratos.

A siderúrgica viabilizou a negociação por meio de três ações. “Uma delas foi o programa Território Empreendedor, desenvolvido pela CSP. A grande maioria dos agora cooperados participou da Trilha Rural do programa e, com a capacitação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-CE), se sentiu tecnicamente fortalecida para encarar o mercado como pequenos agricultores organizados. Nascia a sonhada cooperativa”, explica o gerente geral de Relações Institucionais e Comunicação da CSP, Ricardo Parente.

Outro apoio importante veio do plano de ação definido pelos próprios moradores da região para o Conselho Comunitário criado este ano e que teve a CSP como principal incentivador. O plano tem o incremento da agricultura e a geração de renda no setor como uma de suas diretrizes.

Início promissor
“Fornecer para a CSP e sua terceirizada é um diferencial que nos credencia a pensar em ir muito mais longe e vai nos abrir as portas para outros clientes de grande porte”, afirma o presidente da Associação dos Moradores e Agricultores do Matões, Miguel Brasileiro. Impulsionados pelo primeiro contrato, eles já têm planos de expandir a cooperativa para 50 associados em dois anos.

“A cooperativa já nasce com dois clientes de peso: a maior indústria e exportadora instalada no Estado e uma multinacional como a Sodexo”, comemora o cooperado Irineu Rocha, do Assentamento Angicos.

Coffee breack
A Delu Buffet, empresa localizada no município de São Gonçalo do Amarante, também é integrante do programa Território Empreendedor, sendo contratada pela CSP para a realização de eventos e fornecimento de coffee breack durante as capacitações, eventos, reuniões e visitas. A proprietária Lucineide Rocha destaca a importância da relação comercial com a siderúrgica. “A parceria é excelente, pois proporciona aprendizado e crescimento. Estamos passando da categoria de Empreendedor Individual para Microempreendedor”, comemora a empresária. 


-- 

Ana Luzia Brito
In Press Porter Novelli


+ 55.85.99176-0060

Nenhum comentário:

Postar um comentário