terça-feira, 31 de julho de 2018

Casos de dengue e chikungunya caem 967% em Caucaia

Boletim da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) indica: os casos de dengue e chikungunya em Caucaia reduziram 967% em 2018 num comparativo com o mesmo período do ano passado. Até a 25ª semana epidemiológica deste ano, 235 casos de dengue e 185 casos de chikungunya foram confirmados no município. São, até agora, apenas 420 ocorrências.

Em 2017, a cidade tinha confirmado 656 casos de dengue e 3.827 casos de chikungunya. Um total, portanto, de 4.483 registros. Ambas as doenças são transmitidas pelo Aedes aegypti. “Ano passado foi bastante desafiador. Mas os números mostram que as medidas que a Prefeitura adotou foram eficazes. Vamos continuar fortes no controle do mosquito”, assegura o prefeito Naumi Amorim.

Além de promover Levantamentos de Índice Rápido, os chamados Liras, para acompanhar a proliferação do Aedes aegypti em Caucaia, outras iniciativas vêm sendo adotadas pela Secretaria, como o Curso de Capacitação em Vigilância e Controle das Arboviroses. Ministrado em parceria com a Escola de Saúde Pública, a formação está capacitando cerca de 80 agentes de endemias de todas as localidades do município.

Coordenador de Vigilância em Saúde da SMS, Adriano de Souza lembra que a população tem papel fundamental na luta contra o mosquito. “É importante que as pessoas continuem atentas aos pontos de acúmulo de água e outros possíveis criadouros em suas casas.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário