terça-feira, 27 de dezembro de 2022

Megaoperação promete lixo zero na Beira-mar após festa de Réveillon

 


A Prefeitura de Fortaleza está prometendo lixo zero durante os dois dias do Réveillon de Fortaleza, que retorna após dois anos sem ocorrer devido a pandemia. A proposta é que seja criada uma megaoperação de coleta seletiva durante a festa, com a participação de catadores de materiais recicláveis. A Festa acontecerá nos dias 30 e 31 de dezembro na Avenida Beira-Mar. O objetivo é coletar cerca de 15 toneladas de resíduos, que poderão gerar R$ 70 mil para os catadores que participarem do esforço.

A ação será realizada através do projeto Re-ciclo, lançado em setembro deste ano pela Prefeitura e que atualmente só atende cinco bairros de Fortaleza (Varjota, Meireles, Aldeota, Praia de Iracema e Centro). A megaoperação contará com apoio da Ecofor, do I-Food e da startup Solos. Cerca de 300 catadores estão cadastrados para o trabalho. Eles são integrantes das associações Raio de Sol, Ascabonja, Mulheres em Cena, Viva a Vida e Machado de Assis e Asca-Rosa, além de trabalhadores autônomos. Todos receberão uniformes e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs),

Para executar essa megaoperação, serão instalados ao longo do evento, 40 pontos de descarte de materiais com sinalização sobre o manejo adequado de cada tipo de resíduos para que a população possa colaborar e aprender sobre a destinação correta do lixo. Além disso, serão montadas duas centrais de reciclagem, uma atrás do palco e outra nas proximidades da rua Idefonso Albano, onde os materiais serão separados, pesados e armazenados, enviados para o galpão das associações e feito o pagamento do abono dos catadores.

O vice-presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), Victor Macedo, pediu apoio dos frequentadores para utilizarem os pontos de coleta para fazer o descarte dos resíduos em vez de lançá-los na praia. “Temos a tarefa nobre de trazer inovação para a pauta de manejo de resíduos sólidos, queremos honrar o compromisso com a praia limpa no dia seguinte”, disse.

O secretário executivo da Regional 2, Rennys Frota, destacou a ação social da operação que vai gerar renda para os catadores e ao mesmo tempo trabalhar a consciência das pessoas para a boa práticas ambientais. “É uma boa forma de celebrarmos esse momento de retomada da festa”, disse

Já o presidente da rede de catadores, Cícero Souza, destacou a parceria com a Prefeitura desde 2007, “com essa ação nos sentimos bem mais que protagonistas, com a inclusão do nosso trabalho nesses projetos, o que nos traz valorização e dignidade”, comentou.

Victor Macedo observou que nos intervalos dos shows serão transmitidos vídeos pelos telões informando a quantidade coletada, sobre o programa Re-ciclo e informações sobre a ação de sustentabilidade do Réveillon. “O Réveillon de Fortaleza, além de ser o maior do Norte e Nordeste, vai ter uma pegada de lixo zero. A praia vai amanhecer limpa”, disse Victor

Para incentivar ainda mais a ação, a Prefeitura vai doar mil mudas a cada tonelada coletada. “Em 2022, já plantamos mais de 55 mil árvores e poderemos ter mais 15 mil se nossa expectativa de coleta se concretizar”, ressaltou a secretária de urbanismo e meio ambiente, Luciana Lobo.

O Re-ciclo está funcionando de forma piloto em cinco bairros e desde setembro já coletou 70 mil toneladas de resíduos sólidos. Está operando com seis triciclos e receberá mais dez em janeiro e funciona de forma simples, basta o cidadão acessar a página do programa, agendar a visita do catador para que ele colete o material reciclável que ele separou no horário marcado. “Estamos testando o modelo que até agora tem tido muito sucesso e o compromisso do prefeito Sarto é expandir esse programa ao longo do próximo semestre, estamos nos estruturando, e estruturando também as associações para irem expandido junto conosco”, afirmou Victor Macedo.

Foto: Rodrigo Carvalho/Ascom/PMF

Nenhum comentário:

Postar um comentário