quinta-feira, 28 de outubro de 2021

AL comemora Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira nesta sexta-feira

 


A Assembleia Legislativa realiza, na sexta-feira (29/10), sessão solene para homenagear o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira. O evento acontece no Plenário 13 de Maio, a partir das 9h, atendendo a solicitação do deputado Manoel Duca (PDT).

Comemorado em 23 de outubro, o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira faz alusão ao primeiro voo, ocorrido na mesma data, no ano de 1906, quando o brasileiro Alberto Santos Dumont se tornou o primeiro homem a voar, a bordo do 14-bis. Em 1936, através da Lei 218, de 4 de julho, foi criado então o Dia do Aviador no Brasil.

Segundo o deputado Manoel Duca, a data celebra os profissionais que pilotam aviões, sejam eles comerciais ou de transportes privados. “Os pilotos, assim como Santos Dumont, se arriscam nos céus e levam passageiros a seus destinos em uma das invenções mais maravilhosas do século XX”, assinalou.

Serão homenageados no evento o coronel aviador Ricardo Silva Soares; o suboficial Francisco de Assis Cunha; o cabo de serviço de guarda e segurança Luis Carlos Castelo Branco e o servidor civil César Santos.

GM/LF

CÂMARA MUNICIPAL DE CAUCAIA

4º Encontro do Clube de Leitura discute livro “Memórias Póstumas de Brás Cubas” e define próxima obra a ser debatida

 


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) e da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), promoveu, nessa quarta-feira (27/09), o quarto encontro do Clube de Leitura MPCE, durante a videoconferência realizada por meio da Plataforma Microsoft Teams. O grupo debateu sobre a obra “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, do escrito Machado de Assis. 

Além da conversa, mediada pelo servidor Rafael Caneca, também já foi definida a obra do próximo encontro. Na segunda semana de dezembro, em dia e horário a definir, o Clube de Leitura discutirá sobre o livro “Édipo Rei”, do dramaturgo grego Sófocles. A novidade é que o encontro será híbrido, sendo realizado de forma presencial no auditório da ESMP e transmitido virtualmente pela Plataforma Microsoft Teams. 

Clube de Leitura no Whatsapp 

No encontro dessa quarta-feira foi anunciado a criação de um grupo do Clube de Leitura no Whatsapp. O espaço propõe ser um ambiente de discussões sobre as obras escolhidas, possibilitando maior interação entre os participantes da iniciativa. Os interessados em participar do grupo devem acessá-lo por meio do seguinte link:  https://chat.whatsapp.com/FaeaapiX3mrJTDHxUL56vp

A iniciativa 

O Clube tem como objetivo fomentar a cultura e despertar o interesse pela leitura para além da literatura jurídica. As inscrições são feitas via plataforma do CEAF/ESMP: https://cursos.mpce.mp.br/. Agora, além de membros e servidores, o público externo também está convidado a participar das discussões. 

mpce

Ouvidoria do Judiciário realiza, nesta sexta-feira, audiência pública virtual para 14 comarcas do Interior

 


A Ouvidoria do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) está promovendo a quarta audiência pública deste ano. Desta vez, a reunião ocorrerá com representantes de 14 comarcas da 10ª e 12ª Zonas Judiciárias. A sessão, que será feita por videoconferência, por meio da plataforma Microsoft Teams, prestará esclarecimentos sobre os serviços ofertados à sociedade e também permitirá manifestações dos interessados.

Participarão da audiência, que será presidida pela ouvidora-geral, desembargadora Tereze Neumann Duarte Chavess, as Comarcas de Acarape, Aracoiaba, Barreira, Baturité, Capistrano, Itapiúna, Mulungu, Ocara, Pacoti, Redenção, Aracati, Beberibe, Icapuí e Jaguaruana.

Foram convidados para a sessão magistrados, promotores de Justiça e defensores públicos, integrantes da 10ª e 12ª Zonas Judiciárias, além de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE) e políticos das respectivas Zonas, lideranças da sociedade civil organizada e demais interessados.

As sugestões de melhorias apresentadas pelos participantes durante o encontro serão reunidas em relatório produzido pela Ouvidoria para avaliação junto à Presidência do Judiciário estadual.

COMO PARTICIPAR
Os interessados poderão se manifestar por escrito, mediante encaminhamento prévio à Ouvidoria do TJCE, pelo e-mail ouvidoriageral@tjce.jus.br, até 72 horas antes da sessão. Será admitida também a manifestação oral, desde que previamente requerida, no mesmo prazo, com direito a cinco minutos para a exposição, tempo que pode variar conforme o número de inscritos e a duração total da agenda. As manifestações observarão a ordem sequencial da inscrição do participante. O link de acesso para a audiência será disponibilizado através do e-mail das unidades judiciárias, bem como publicado no portal do TJCE, até 48 horas antes do evento.

SERVIÇO
Evento: 4ª Audiência Pública da Ouvidoria do Judiciário para Comarcas da 10ª e 12ª Zonas Judiciárias
Local: por videoconferência
Data: 29/10/2021
Hora: Das 9h30 às 12h
E-mail: ouvidoriageral@tjce.jus.br

 

tjce

Governo do Ceará inaugura adutora e autoriza obras de mobilidade nas regiões Centro-Sul e Cariri

 

Nesta quinta-feira, o Governo do Ceará dá início a uma série de obras de infraestrutura nas regiões Centro-Sul e Cariri. Além de intervenções para a mobilidade urbana em Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte e Iguatu, o governador em exercício, Evandro Leitão, assina ordem de serviço para a restauração da Perimetral de Iguatu.


Também nesta quinta-feira, no município de Cedro será inaugurada adutora de quase 23 km para otimizar a distribuição de água para a população.

 

https://www.blogrobertomoreira.com/

Tasso destaca importância da CPI para o processo de vacinação dos brasileiros

 

O senador Tasso Jereissati destacou nesta terça-feira, durante sessão de discussão e votação do relatório final da CPI da COVID, a importância do trabalho do grupo no sentido da viabilização do processo de vacinação dos brasileiros no enfrentamento da pandemia. Para ele, a CPI controlou aquilo que o governo vinha fazendo sem nenhum tipo de escrúpulos ou contraponto, e possibilitou o início da imunização da população.
 
https://www.blogrobertomoreira.com/

13 comunidades de Caucaia são beneficiadas com a distribuição de alevinos

 

A Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SDR),  tem realizado diversas ações do Programa Municipal de Peixamento 2021. Somente este ano, o órgão já beneficiou 13 comunidades do município, principalmente da Zona Rural.


O projeto foi iniciado em julho de 2021 e contou com 4 etapas. Ao todo, foram distribuídos mais de 100 mil alevinos nas comunidades de Sítios Novos, Genipabu, Lagoa dos Tapeba, Jandaiguaba, Capuan, Santa Bárbara, Capim Grosso, São Pedro, Boqueirão, Catirina, Coité Pedreiras, Lagos dos Porcos e Sede.  “Nós, índios Tapebas, temos um ditado que diz: se tira e não se bota, como poderemos ter mais no futuro? Há muito tempo que essa lagoa não recebia essa ação e aqui é um espaço de muitos indígenas que sobrevivem da pesca”, revela Kilvia Tapeba, moradora do Capuan.

 

“O peixamento das lagoas e açudes do município busca promover alimento proteico e renda às comunidades. O pescador tem a opção de consumir a própria pesca ou de comercializá-la na comunidade”, explica Sebastião Conrado, Secretário de Desenvolvimento Rural.


Saiba mais

O Programa Municipal de Peixamento busca desenvolver a atividade de piscicultura e pesca em todo o município. Além do povoamento dos açudes e lagoas, a Secretaria também oferta os serviços de assessoria técnica para piscicultores, aquicultores e criadores de peixes ornamentais, assim como formações e capacitações para o público interessado.


A equipe de peixamento é composta pelos engenheiros de pesca Agenor Saunders e Rosângela Santiago, e conta com a assistência dos servidores Artenilda Goes e Haroldo Pereira.

quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Populares

 

Roberto Cláudio e Evandro Leitão são atrações no sertão. Lideranças políticas insistem em fazer fotos, selfies. Na rua, encontram dificuldades para entrar nos locais dos eventos. Em Crateús, os dois foram salvos com a chegada de Cid Gomes, que atraiu para si o público e toda a imprensa. 


https://www.blogrobertomoreira.com/

A Assembleia Legislativa delibera, nesta quarta-feira (27/10), as contas do governador Camilo Santana.

 


A Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa delibera, nesta quarta-feira (27/10), às 16h, as contas do governador Camilo Santana. Relator da matéria, o líder do governo, Dep. Júlio César Filho (Cidadania) apresenta parecer do documento, que traz o retrato da situação financeira do Ceará e revela o cumprimento do orçamento, planos de governo, programas governamentais, níveis de endividamento, limites de gastos mínimo e máximo previstos no ordenamento para saúde e educação.

De acordo com o parlamentar, o Ceará deixou de arrecadar, em 2020, mais de R$1,5 bilhão em impostos, se comparado à arrecadação de 2019. Apesar da crise, o estado fechou 2020 com saldo positivo de empregos. Foram 18.546 vagas criadas, sendo o 2º Estado do Nordeste em número de empregos formais, sinalizando o início da recuperação do Estado e o acerto das medidas adotadas.

O estado ainda conseguiu manter um alto nível de investimentos públicos, em mais de R$2 bilhões e 400 milhões. Os gastos mínimos com saúde e educação exigidos pela Constituição Federal também foram cumpridos. O Governo do Ceará aplicou 27% dos recursos na rede estadual de ensino, quando o percentual mínimo é de 25%. Já na saúde, foi investido 16% do orçamento, percentual bem acima do previsto em lei que é 12%.

“Apesar da redução na arrecadação, 2020 foi marcado por medidas adotadas pelo Governador Camilo Santana para buscar minimizar os impactos financeiros e sociais, inclusive com medidas compensatórias voltadas à população de baixa renda*, como: isenção de faturamento da CAGECE e suspensão da tarifa de contingência; pagamento da conta de luz para famílias que consomem até 100 kw por mês; fornecimento de cartão vale alimentação para alunos da rede estadual de ensino, no valor de R$ 800,00 (por aluno); fornecimento de botijões de gás para famílias carentes; antecipação do pagamento do Cartão Mais Infância”, ressalta o parlamentar.

 https://www.blogrobertomoreira.com/

Três homicídios são registrados em Caucaia neste domingo

Três homicídios foram registrados em localidades distintas pertencentes ao município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, neste domingo, 24. Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), por meio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), foi acionada para apurar os crimes. 

O primeiro caso ocorreu na altura do quilômetro 279 da estrada CE-020. Um homem ainda não identificado foi morto por disparos de arma de fogo na localidade de Bom Princípio. O segundo, foi de um homem de 60 anos morto a pauladas na Lagoa do Banana. O terceiro caso aconteceu no distrito de Vila Nova. A vítima, que ainda não foi identificada, é um homem que foi morto a tiros.

Os primeiros levantamentos nos locais foram realizado por equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). O Núcleo de Homicídios e Proteção à Pessoa (NHPP) da Delegacia Metropolitana de Caucaia está à frente das investigações dos casos.

O POVO

Projeto de autoria do vereador Lauro Arruda pretende instituir Dia dos Ostomizados

 


Por Thomas Pacheco

De autoria do vereador Lauro Arruda, a matéria pretende instituir o dia 16 de novembro como o Dia Municipal do Ostomizado no município de Caucaia. A data é a mesma definida pelo calendário nacional e pretende dar mais importância para a causa das pessoas ostomizadas no município.

Denomina-se de ostomizado toda pessoa que precisa se submeter ao procedimento da Ostomia, que é o processo cirúrgico que desconecta o tubo digestivo, urinário, entre outros, para uma abertura denominada de estoma. É feito, geralmente, em pessoas que sofreram com alguma lesão grave ou àquelas portadoras de cânceres ou outras doenças que causam danos aos órgãos e se faz necessária cirurgia.

A matéria foi apresentada nesta quinta-feira, 21, durante a 55ª sessão ordinária da Câmara Municipal e pretende ser mais um mecanismo de luta contra o preconceito e por mais políticas públicas para os ostomizados.

O vereador também é autor do projeto nº 170/21 que implanta o Programa Municipal de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento à Doença de Endometriose, que é o crescimento anormal do tecido que reveste o útero causando dores intensas e que afeta 6 milhões de brasileiras.

Ambos projetos ainda precisam passar por mais discussões na Câmara antes de seguirem para sanção da prefeitura.

 

https://www.cmcaucaia.ce.gov.br

Câmara Municipal de Caucaia aprova em primeira discussão o texto da lei orçamentária anual (LOA)

 

A Câmara Municipal de Caucaia aprovou em primeira discussão o texto da lei orçamentária anual (LOA). A matéria foi aprovada e discutida na manhã desta terça-feira, dia 26.

A LOA é a planilha do orçamento municipal com as receitas e as despesas executadas ao longo do ano.

De forma muito detalhada, o municipío apresenta o planejamento de pagamento com pessoal, aposentadoria e dos investimentos nas áreas de governo, como saúde e segurança.

"Esse orçamento está de acordo e todos os vereadores também concordaram que ele corresponde com as expectativas do município para o próximo ano", comentou o presidente da casa, Tanilo Menezes.

Sancionada em Caucaia lei que obriga condomínios denunciarem casos de violência doméstica

 

De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública apenas no ano de 2020, o Disque 190 recebeu 694.131 ligações sobre violência doméstica no Brasil. Dado 16,3% maior comparado ao ano anterior. Diante dessa triste realidade, com o intuito de combater as práticas criminosas, a Câmara Municipal de Caucaia aprovou e o prefeito Vitor Valim sancionou a Lei Nº 3.304 de 14 de outubro de 2021, que determina aos condomínios residenciais e comerciais do município a comunicarem os órgãos de segurança pública e outros órgãos competentes quando houver em seu interior a ocorrência ou indícios de episódios de violência doméstica e familiar contra mulheres, crianças, adolescentes ou idosos.

Para ajudar a combater este tipo de crime, o Art. 1º, diz que cabe aos síndicos e/ou administradores encaminhar comunicação à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher da Polícia Civil ou ao órgão de Segurança Pública, indícios de episódios de violência doméstica e familiar.

Já o Art. 2º reforça que devem ser fixados nas áreas de uso comum, cartazes, placas ou comunicados divulgando a Lei e incentivando os condôminos a notificarem o síndico/administrador quando tomarem conhecimento da violência doméstica no interior do condomínio.

A lei entra em vigor 60 dias após a data de sua publicação, já em dezembro deste ano. Até lá, os condomínios devem passar por um processo de adequação para o cumprimento da lei. Em caso de descumprimento, está no Art. 3º que o condomínio infrator terá penalidades administrativa como advertência e multa. O valor arrecadado poderá ser revertido em favor de fundos e programas de proteção aos direitos da mulher, criança, adolescentes ou idosos.

Plenário dos Órgãos Colegiados e Secretaria-Geral ganham placas em homenagem a membros falecidos

 


O Plenário dos Órgãos Colegiados e a sala da Secretaria-Geral da Procuradoria Geral de Justiça, no Cambeba, ganharam placas em homenagem ao procurador de Justiça José Wilson Sales e ao promotor de Justiça Guido Furtado Pinto, respectivamente. A cerimônia de aposição das placas ocorreu na manhã desta quarta-feira (27/10) e contou com a presença de familiares e amigos dos homenageados falecidos, além de outros membros e servidores do Ministério Público.  

O procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro, agradeceu a presença dos familiares e amigos dos homenageados e fez um discurso emocionado sobre os dois membros que dão nome aos espaços da nova sede da PGJ. “A partir de hoje, esses nomes serão lembrados para sempre. Farão parte da memória e da história do Ministério Público de forma ainda mais concreta. Temos muito a agradecer a dedicação e o empenho do procurador de Justiça José Wilson Sales e ao promotor de Justiça Guido Furtado Pinto ao MP e ao povo cearense”, disse.  

Num gesto de carinho, os familiares dos dois membros homenageados receberam um buquê de flores das mãos do procurador-geral de Justiça.  

Plenário dos Órgãos Colegiados 

A placa em homenagem ao procurador de Justiça José Wilson Sales foi descerrada pelo procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro; pela esposa e filhos dele; pela irmã, promotora de Justiça Lilian Albuquerque Sales de Lucena; e por outros familiares e amigos. No discurso de agradecimento, a irmã lembrou a trajetória do homenageado no Ministério Público e a dedicação dele à família. O filho, Bruno Lucena Sales, também recordou com emoção a memória do pai e agradeceu a lembrança de imortalizar o nome dele no Plenário dos Órgãos Colegiados do MPCE.  

O procurador de Justiça José Wilson Sales Júnior ingressou como membro do Ministério Público em agosto de 1984, como titular da Promotoria de Justiça de Trairi. Em dezembro de 2009, foi promovido por merecimento ao cargo de Procurador de Justiça, onde assumiu a 36ª Procuradoria de Justiça. Em novembro de 2010, a pedido, foi removido para a 18ª Procuradoria de Justiça, com atuação na área criminal. Ao longo de 37 anos de serviços prestados ao MPCE, atuou em várias Promotorias de Justiça do interior e da capital. Foi coordenador do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (NUDTOR) e do Núcleo de Processos Administrativos Disciplinares (NUPAD). Foi eleito para o cargo de Corregedor-Geral do Ministério Público e esteve como conselheiro do Conselho Superior do Ministério Público em diversos mandatos. Na Associação Cearense do Ministério Público, ocupou os cargos de 1º Vice-Presidente e membro do Conselho Superior. Faleceu no dia 30 de maio de 2021. 

Secretaria-Geral 

A sala da Secretaria-Geral é dedicada à memória do promotor de Justiça Guido Furtado Pinto. A família foi representada pela nora, Mary Lúcia Andrade Correia, e pelo neto, Guido Andrade Correia Pinto. Em seu discurso, Guido Andrade agradeceu a homenagem e destacou que, apesar de não ter conhecido o avô, tem ciência do quanto ele foi um promotor dedicado à atividade ministerial e um bom pai, esposo e genro. 

Guido Furtado Pinto ingressou no Ministério Público em 13 de abril de 1962 para o cargo de Promotor de Justiça de 1ª Entrância da Comarca de Farias Brito. No interior do Estado, foi titular das Comarcas de Tianguá, Camocim, Lavras da Mangabeira e Itapipoca. Em Fortaleza, foi titular da 8ª Vara Criminal. Atuou no Conselho Penitenciário do Estado do Ceará. Exerceu as funções de secretário da Procuradoria Geral de Justiça e de diretor do Departamento de Administração Geral da PGJ. Foi assessor do Procurador-Geral de Justiça, assessor do Corregedor-Geral do Ministério Público e assessor da Coordenadoria Executiva do DECON. Faleceu no dia 03 de outubro de 1990. 


mpce

Prefeitura de Caucaia publica decreto sobre auxilio-alimentação e feriado prolongado para servidores municipais

 

O prefeito de Caucaia, Vitor Valim, anunciou nesta terça-feira (26) o Decreto Nº 1.227, já publicado no Diário Oficial do Município de Caucaia, que transfere o ponto facultativo alusivo ao dia do servidor público, celebrado em 28 de outubro, na quinta-feira, para a próxima segunda-feira, 1º de novembro.

"A alteração se deu devido a aproximação do Feriado de Finados, em 2 de novembro. Por conta disso foi considerado de interesse para os serviços da Administração Pública Municipal, agrupar as referidas datas comemorativas", afirmou o prefeito.


Já o Decreto de Nº 1.228, de 27 de outubro de 2021, concede e regulamenta o auxílio-alimentação aos servidores públicos municipais efetivos e comissionados. Um sonho antigo dos servidores municipais que agora se torna realidade. "O valor do auxílio-alimentação será de R$ 316,80 (trezentos e dezesseis reais e oitenta centavos) mensais. É justo e digno esse benefício. Nossa gestão é de entregas e, principalmente, dedicada a cuidar de quem cuida dos caucaienses" concluiu Valim.

http://www.caucaia.ce.gov.br

terça-feira, 26 de outubro de 2021

Evandro Leitão recebe Chiquinho Feitosa e acertam parcerias

 


O governador em  exercício, Evandro Leitão, recebeu o presidente da Federação dos Transportes e presidente do Partido União Brasil no Ceará, Chiquinho Feitosa.  O empresário estava acompanhado do ex-deputado Idemar Citó e do secretário da Regional I, Antônio Ney.

A visita foi uma cortesia ao governador em exercício. Chiquinho Feitosa levou o convite para sua posse no Senado Federal dia 1º de novembro. Ele assume o posto de senador da república por quatro meses dia 1º de novembro em substituição ao senador Tasso Jereissati que entrou de licença.

 

https://www.blogrobertomoreira.com/

Vitor Valim anuncia auxílio alimentação a todos os servidores municipais

 

Em comemoração ao dia do servidor, celebrado nesta quinta-feira (28), o prefeito Vitor Valim ao lado do vice-prefeito, Deuzinho Filho, e da secretária de Administração, Gestão de Pessoas e Tecnologia (SAGPT), Ana Cláudia, anunciou durante live nesta terça-feira (26), uma série de benefícios, entre eles, o auxílio alimentação no valor de R$ 316,00 a todos os 4 mil 646 servidores efetivos e comissionados já a partir de janeiro de 2022.

“O caucaiense tem um prefeito que valoriza o servidor público. Fico muito feliz em propiciar benefícios aos que se dedicam a vida a servir e cuidar do povo de Caucaia”, declarou Valim.

O prefeito reforçou ainda que o auxílio alimentação era uma reclamação antiga, justa e digna. O benefício aos servidores representa um impacto mensal de R$ 1 milhão 464 mil reais, investimento que representa um dever de justiça aos trabalhadores.

Outra boa notícia foi dada pelo vice Deuzinho Filho de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Caucaia e a Fundação Escola Nacional da Administração Pública. Com isso, cursos serão ofertados aos servidores totalmente gratuitos. Outra importante informação foi sobre o feriado do Dia do Servidor, 28 de outubro, que foi transferido para a segunda-feira, 1 de novembro. Dessa forma, o servidor pode aproveitar o final de semana e a segunda e terça-feira (2), dia de finados, de folga.

Também em comemoração a Semana do Servidor, a secretária Ana Cláudia anunciou a antecipação do salário. “O prefeito autorizou a antecipação da folha de pagamento para o crédito já no dia 27 para que assim todos os servidores possam usufruir já do salário do mês”, destacou.

Concurso cultural

Por último, o prefeito falou sobre o concurso cultural que vai premiar o servidor com um acompanhante a um final de semana em hotéis 4 estrelas no litoral caucaiense.

Para concorrer o servidor deve escrever uma redação com o com o tema: “Como o servidor público pode contribuir para ter uma Caucaia cada vez melhor”. Os trabalhos deverão ser enviados para o e-mail: linhadireta-servidor@sead.caucaia.ce.gov.br. O prazo para entrega será até às 23:59 do dia 03 de novembro. Os textos deverão ter no mínimo 20 linhas e no máximo de 50 , e só serão avaliados os trabalhos que atenderem a todos os requisitos.

 

Fortaleza e Caucaia terão 80 bairros com abastecimento de água suspenso nesta quinta-feira (28)

 


A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) suspenderá temporariamente, a partir das 7h desta quinta-feira (28), o abastecimento de água de 80 bairros (veja lista abaixo) de Fortaleza e de Caucaia, na Região Metropolitana, para um serviço de manutenção na estação de tratamento Oeste. Os trabalhos serão concluídos às 15h do mesmo dia. 

De acordo com a instituição, o serviço faz parte da inclusão de uma nova linha de adução (transporte) de água para Caucaia, que vai reforçar a distribuição de água e prover o abastecimento para a região do Toco.

Trata-se de um injetamento parcial de uma nova linha adutora de 600 mm de diâmetro. Segundo a Cagece, a suspensão temporária no abastecimento de água deve ser feita, pois não é possível executar os procedimentos necessários com os sistemas em funcionamento pleno.

O retorno da distribuição de água se dará logo após o fim dos trabalhos, e alguns locais poderão sentir apenas baixa pressão na rede, conforme a instituição.

Diario do Nordeste

 

PMCE rastreia motocicleta furtada e se depara com local de desmanche de veículos e adulteração de placas em Caucaia

 


A Polícia Militar do Ceará (PMCE) prendeu na manhã desta segunda-feira (25) Gabriel de Oliveira Candeia, 24, por receptação, ao ser flagrado em residência com veículos roubados, cerca de 14 placas de veículos e demais materiais compatíveis com fins de adulterações. O local, Matões da cidade de Caucaia, foi descoberto enquanto a equipe rastreava motocicleta furtada na noite anterior.

Por volta das 08h10, equipe da 3ª Companhia do 23º Batalhão Policial Militar realizava patrulhamento de rotina quando nas proximidades da rotatória do distrito de Parada, da cidade de São Gonçalo do Amarante, um cidadão de 47 anos, avistou a viatura e informou que na noite anterior sua motocicleta Honda Fan de cor vermelha havia sido furtada no bairro Presidente Kennedy, Fortaleza, e que a mesma possuía aparelho rastreador apontando que sua moto estava na localidade Matões, da cidade de Caucaia. Contudo, o rastreador não apontava o local exato do seu automóvel.

A composição e a vítima se dirigiram até o local e passaram a observar as ruas onde poderia estar o veículo. No entanto, Matões é uma zona rural com bastante vegetação onde os sítios e casas são isoladas entre si, dificultando a localização da motocicleta.

Em determinado momento durante as buscas ao veículo, uma pessoa do povo, de forma anônima, relatou para a composição que havia uma casa nas proximidades onde ocorria movimento suspeito, principalmente no período noturno, de pessoas entrando e saindo da residência pilotando motocicletas.

A equipe foi até a casa apontada, que não possuía número, e com a porta entreaberta, os policiais militares visualizaram Gabriel deitado em uma rede na varanda. O local foi vistoriado e a princípio nada foi localizado, até a composição se deparar com um cômodo com a porta fechada, onde lá havia motocicletas com queixa de roubo (dentre elas a da vítima que acionou a viatura), quadriciclo, caixa de ferramentas, placas de motocicletas, papéis adesivos com numerações de chassis, dentre outros materiais.

O suspeito e materiais apreendidos foram apresentados na Delegacia de Caucaia onde foi feito autuação por receptação. Gabriel tem passagem pela polícia por furto.

Assessoria de Comunicação da PMCE

PMCE apreende duas armas de fogo de fabricação artesanal em Caucaia-CE

 


Na madrugada desta terça-feira (26), a Polícia Militar do Ceará (PMCE), apreendeu duas armas de fogo calibre 12 de fabricação artesanal; munições e 17 papelotes de cocaína, no bairro Toco, em Caucaia-CE, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A ação foi executada por policiais militares do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio).

A equipe patrulhava na área quando se deparou com dois indivíduos em condutas suspeitas. Ao notarem a presença policial, empreenderam fuga pulando muros de residências, deixando para trás duas armas artesanais com cinco munições intactas de calibre 12 e drogas. Buscas foram feitas, mas eles não foram encontrados.

O caso foi registrado na Delegacia Metropolitana de Caucaia (DMC). A população pode contribuir com o trabalho policial, repassando informações via 190 ou 181, acerca da identificação e/ou localização dos suspeitos. O sigilo é garantido.

Assessoria de Comunicação da PMCE

Câmara Municipal de Caucaia - 56ª Sessão Ordinária Hibrida - 26.10.2021

A inteligência artificial como o passaporte para o futuro das empresas

 

A Inteligência Artificial (IA) é uma área da ciência focada em desenvolver softwares que possam simular o comportamento cognitivo humano e, com isso, proporcionar automatização de processos. Uma IA é capaz de receber informações, compreendê-las, tomar decisões, armazenar experiências e, ao longo do tempo, aprender com elas.

Mas quais são as tecnologias por trás disso? Aqui citarei três. O machine learning usa algoritmos para ordenar dados, encontrando um padrão e automatizando tarefas e soluções. Ainda que seja capaz de replicar a capacidade cognitiva do cérebro humano, ele tem um funcionamento mais linear e objetivo.

Temos também o deep learning ou aprendizagem profunda. Ela treina máquinas para executarem atividades como se fossem humanas. Por exemplo, identificar imagens e reconhecer falas. Nesse campo, existe também o Processamento de Linguagem Natural (PLN), em que as máquinas podem compreender textos. O PLN pode ser usado em áreas como atendimento ao consumidor e na produção de dashboards.

Existem várias possibilidades de utilização de uma IA no seu negócio. Comece pensando em processos que são escaláveis, ou seja, tudo que pode ser automatizado, otimizando o tempo da sua equipe. Aqui, a IA não é uma substituta da sua mão de obra. Ela é uma forma de destinar essa mão de obra qualificada para atividades mais estratégicas e específicas.

No setor de atendimento, por exemplo, pode ser o diferencial da sua marca no mercado digital; utilize chatbots e automatize conversas! Esteja disponível 24h, monitore a sua operação. Use a IA para proporcionar um atendimento ágil, inteligente e capaz de encantar os clientes!

São inúmeras as vantagens de utilizar inteligência artificial. Atualmente, essa é uma tecnologia acessível para qualquer empresa, inclusive as pequenas. No Ceará, várias startups vêm popularizando o uso da IA, com o objetivo de alavancar vendas e trazer inovação para o mercado digital.

Arthur Frota, CEO da Tallos 

CPAP: tecnologia não-invasiva reduz em mais de 50% intubação de bebês no HRN

 

A médica neonatologista do HRN Renata Freitas aponta que o CPAP auxilia na respiração, traz mais conforto respiratório, evita a sedação e estimula o desenvolvimento dos pulmões. “O próprio bebê controla a respiração e a pressão do pulmão fica mais próxima do normal”, detalha. Como a criança permanece consciente durante o tratamento, o uso da tecnologia possibilita também uma aproximação entre mãe e bebê, além de uma recuperação mais rápida da criança.

Sem intubação

Raynan, filho da agricultora Vanda Paula de Maria, 33, nasceu no HRN no dia 7 de julho, prematuro de 26 semanas e 5 dias. Ainda na sala de parto, o bebê recebeu a colocação do CPAP – que o ajudou a não precisar ser intubado. A criança passou 86 dias internada na Neonatologia do hospital, tendo passado pela Utin, Unidade de Cuidado Intermediário Convencional (Ucinco) e de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (Ucinca).

Vanda lembra que esperava ansiosamente pela recuperação do filho. “Agradeço a todos do Hospital Regional desde a Utin, Ucinco e Canguru pelo acolhimento e pela segurança que me passaram. Obrigada pelo carinho, atenção que tiveram com meu filho e comigo. Só tenho a agradecer a Deus, primeiramente, e ao Hospital Regional por salvar a vida do meu pequeno milagre, como eles falam. A palavra é gratidão”, diz.

Começa a tramitar na AL projeto para auxiliar nas buscas por pessoas desaparecidas

 


Começou a tramitar na Assembleia Legislativa,  o Projeto de Indicação 405/21, que autoriza o Poder Executivo a celebrar convênio com empresas de telefonia móvel, para fins de avisos de alerta sobre crianças e adolescentes desaparecidos no Ceará. A autoria é do deputado Antônio Granja.

 

Segundo o documento, os avisos se darão por meio de aplicativos multiplataforma de mensagens instantâneas, notificações push e outros meios digitais disponíveis. A divulgação deverá conter nome, idade, características físicas e local de desaparecimento. A mensagem de alerta poderá conter fotos do menor, mediante autorização prévia dos pais ou responsável, caso o alerta implicar aumento de risco para a criança ou adolescente ou comprometer as investigações em curso.


O registro de desaparecidos deverá fazer parte do Sistema de Comunicação e Cadastro de Pessoas Desaparecidas no Ceará e no Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas. “A utilização da telefonia móvel, como meio rápido e eficaz, pode acelerar os trabalhos de buscas dessas pessoas, os mecanismos de busca condizem com as características tecnológicas do mundo atual”, conclui o deputado Granja.

Saiba como a CSP consegue reciclar 99,3% dos resíduos sólidos da sua produção do aço

 


Investimento em educação e conscientização ambiental, além de equipamentos de última geração contribuem para esse patamar de excelência da empresa 

 

A Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) investiu mais de R$ 1 bilhão em equipamentos de controle e monitoramento ambiental e é considerada no mercado do aço o “estado da arte” em soluções para proteger o meio ambiente. Por exemplo, é única no Brasil a ter e utilizar o equipamento BSSF e também uma das únicas a fazer a limpeza de gás de Aciaria a seco.  

 

Ter bons equipamentos é importante, mas não é suficiente para estar no patamar que a CSP chegou. É preciso desenvolver uma mentalidade permanente de cuidado ambiental. Pra isso, a empresa trabalha fortemente com seus empregados o conceito dos 5 Rs para a eficiência sustentável. São eles:  

 

REPENSAR a necessidade de consumir; 

RECUSAR o consumo de materiais que geram muito lixo; 

REDUZIR o consumo para evitar desperdícios; 

REUTILIZAR, para evitar o custo com a compra de outro material; 

RECICLAR, transformando o resíduo gerado em matéria-prima para outro processo.  

 

Com investimento, mentalidade sustentável e um árduo trabalho permanente, a CSP recicla atualmente 99,3% (média de 2020) de seus resíduos sólidos. Isso está na Cultura da empresa, é um valor, no direcionamento estratégico.  

 

Para além do rigor da legislação 

 

O gerente de Meio Ambiente da CSP, Marcelo Baltazar, detalha o trabalho de sensibilização de toda a empresa para as questões ambientais. "Constantemente, passamos por auditorias internacionais, somos inspecionados por órgãos públicos e sempre somos tidos como referência em gestão ambiental. A gente fala sempre da tecnologia, mas não podemos esquecer que o equipamento é sempre operado por pessoas. Cada atividade operacional é mapeada e temos o objetivo de fazer dela efetiva, segura e ambientalmente amigável. Quando se começa a pensar no meio ambiente a partir da etapa de planejamento, isso indica que você está conscientizado”, disse Marcelo Baltazar. 

 

O aço está em inúmeros objetos, é reciclável e conta com tecnologias de ponta para uma produção sustentável. “O aço é a base da nossa economia, e a base da nossa sociedade foi construída em aço e ferro. Temos hoje processos rigorosamente controlados e medidos que garantam impactos mínimos em relação ao meio ambiente. Fazemos reaproveitamento de sucatas e nossos resíduos são reutilizados em processos de outras empresas. Acompanhamos as tendências e tecnologias e estamos sempre nos adequando para um processo de produção sustentável", complementa Matheus Dutra, analista de Meio Ambiente da CSP.  

 

A eficácia é resultado do compromisso de cada pessoa, em um trabalho coletivo. Na CSP, esses esforços geram resultados. O produto CSP já conquistou as certificações de Qualidade (ISO 9001), Meio Ambiente (ISO 14001) e de Alta Tecnologia (International Automotive Task – IATF, Maxion Wheels, Siemens Gamesa, Caterpillar e Scania).  

 

No Brasil, só tem na CSP 

 

A CSP tem soluções únicas no Brasil para o tratamento de coprodutos, como o BSSF – Baosteel's Slag Short Flow, que granula a escória de Aciaria e abre novas aplicações para o material. Esse equipamento reduz o tempo de beneficiamento da escória de meses para minutos, um grande ganho ao meio ambiente.  

 

Além disso, possui o diferencial de contar com um sistema de limpeza a seco dos gases de Aciaria, promovendo a redução do consumo de água. Tudo isso faz com que a CSP obtenha 99,93 (média de 2020) de reciclagem dos seus resíduos sólidos, 98,5% de recirculação de água e a produção de energia para consumo próprio e para venda ao Sistema Interligado Nacional (SIN).  

 

Resíduos que geram dinheiro  

 

No processo de produção do aço são gerados vários resíduos: a escória de Alto-forno, sucata, lama e ferro-gusa solidificado. Mas esses materiais não são tratados como lixo, são coprodutos. Eles são reutilizados no processo produtivo da CSP, evitando a compra de mais matérias-primas ou são comercializados para cimenteiras e indústrias de cerâmicas e químicas.  

 

Um exemplo é a lama gerada no Alto-forno que, aplicada na produção de tijolos, melhora a resistência e diminui o tempo de forno na produção do tijolo. “A principal vantagem do processo na CSP é que ele é eficiente na produção, onde já cumpro a primeira etapa de não gerar resíduos de forma desnecessária. Com as melhores tecnologias, nós temos esse padrão de desempenho. A segunda etapa é ter parceiros com interesse em dar novas aplicações a esses coprodutos", explica Marcelo Baltazar.

Caucaia libera 1ª dose da vacina contra Covid para todas as idades a partir de 12 anos sem agendamento

 

A Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Saúde, contempla todos os caucaienses que ainda não receberam a 1ª dose da Vacina contra Covid-19. Adolescentes e demais pessoas que ainda não realizaram o cadastramento digital podem se dirigir aos pontos fixos de vacinação para receber a 1ª dose do imunizante . No local, será realizado todo o processo necessário para a aplicação correta  da vacina.


No entanto, quem for ser vacinado precisa apresentar o Cartão Nacional de Saúde, comprovante de residência, Identidade ou certidão de Nascimento. Se menor de idade, deve estar acompanhado de um responsável.


Já para a 2ª dose, após respeitado o prazo de 21 dias, basta comparecer a qualquer ponto fixo com os documentos e o cartão de vacinação em mãos.


Durante a semana, o atendimento acontece das 09h às 16h, no IFCE, Pabussu (até 29 de outubro); Grêmio, Açude; Escola 7 de Setembro, Guadalajara; Escola Rubens Vaz, Jurema; Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Metrópole; e no Icaraí Club. Já aos finais de semana, também das 09h às 16h, a imunização acontece somente no Grêmio.


Imunossuprimidos

A dose de reforço para indivíduos com alto grau de imunossupressão teve início nesta segunda-feira (25), em Caucaia. Para a imunização é necessário respeitar o intervalo de 28 dias após a última dose do esquema básico. A aplicação da vacina acontece em qualquer um dos pontos de vacinação.

Imunossuprimidos que ainda não possuem o cadastro na Plataforma Saúde Digital devem se dirigir, na semana, a qualquer um dos pontos fixos de vacinação. Já no final de semana, o atendimento acontece somente no Grêmio. Os documentos necessários para a vacina são comprovante de residência, RG, cartão de vacina e do SUS e a declaração ou atestado médico.


O grupo de Imunossuprimidos inclui:
 I - Imunodeficiência primária grave.
 II - Quimioterapia para câncer.
III - Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas imunossupressoras.
 IV - Pessoas vivendo com HIV/AIDS.
V - Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias.
VI - Uso de drogas modificadoras da resposta imune (vide tabela 1).
VII - Auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias.
VIII - Pacientes em hemodiálise.
IX - Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

 

http://www.caucaia.ce.gov.br

MPCE participa de audiência pública no Supremo Tribunal Federal sobre Pacote Anticrime

 


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), representado pelo coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal (CAOCRIM), promotor de Justiça Breno Rangel, participou, nesta terça-feira (26/10), de uma audiência pública organizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) acerca do Pacote Anticrime (Lei 13.964/2019), que institui a figura do juiz de garantias. A legislação em questão foi suspensa por tempo indeterminado pelo presidente do STF, ministro Luiz Fux, através das Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) 6298, 6299, 6300 e 6305. 

A audiência pública desta terça-feira teve como eixo principal de discussão justamente a figura do juiz de garantias, tendo se discutido também a respeito do Acordo de Não Persecução Penal e da Tramitação Direta de Inquérito. Com relação ao juiz de garantias, o coordenador do CAOCRIM enfatizou que a ideia é positiva, pois visa a maior proteção dos direitos fundamentais e o aprimoramento do Sistema de Justiça. 

Breno Rangel pontuou que, no entanto, é necessário avaliar as condições da implementação do juiz de garantias, especialmente seus impactos econômicos, orçamentários e organizacionais em toda a Justiça brasileira. Diante disso, embora favorável, o MPCE posicionou-se de maneira contrária à forma que foi posta o juiz de garantias, já que não foi apresentado um estudo mais criterioso das repercussões de sua efetivação, o que pode acarretar em mais prejuízos do que benefícios à população. 


mpce

Sine de Caucaia disponibiliza 229 vagas de emprego

 


A Prefeitura de Caucaia, através do Sine Municipal de Caucaia, oferta 229 vagas de emprego. Há oportunidades Pessoas com Deficiência (PCD), colocações com e sem experiência.

O atendimento acontece de 08h às 14h, de forma presencial com agendamento, respeitando as medidas de distanciamento. Para isso, é preciso enviar mensagem para o Whatsapp (85) 3342 0706 - Balcão Virtual. Quem preferir, pode se dirigir diretamente à sede do SINE Municipal, na R. Cel. João Licínio, 477, Centro – Caucaia.

Serviços SINE
• Cadastro no portal mais emprego;
• Consulta de vagas;
• Serviços MEI;
• Seguro Desemprego.

Para conferir as vagas de emprego para o dia 26/10/2021, clique aqui!

Assessoria de Comunicação
(85) 3342.4410
ascom@caucaia.ce.gov.br

segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Deputado federal Júnior Mano vai presir a comissão especial da PEC 122

Bruno Pedrosa defende mais articulação por energia limpa

 

O deputado estadual Bruno Pedrosa (PP) é uma das vozes que vêm batendo na tecla da importância do investimento nas energias renováveis para o desenvolvimento sustentável, principalmente no Ceará, que apresenta amplo potencial na área. O parlamentar cobra que o Legislativo como um todo e os órgãos competentes abracem a questão para que ela possa avançar de modo mais acelerado. O Estado falou com o deputado sobre esse tema e outros, incluindo perspectivas para 2022, articulações do PP no Ceará e atuação da Assembleia Legislativa do Ceará. Confira:

O Estado. Uma das pautas recorrentes no seu mandato é a das energias renováveis. De que modo você acha que esse tema ganha relevância em meio a uma crise energética nacional?
Bruno Pedrosa. Eu acredito que temos muito a melhorar ainda para disponibilizar [essa energia] para o cidadão cearense, para o cidadão brasileiro. A legislação tributária, os incentivos fiscais, a questão do licenciamento ambiental, a questão da segurança jurídica para todos os investidores, e também um incentivo para o nosso cidadão. A questão da tributação sobre aparelhos, por exemplo, de usina solar, temos que avançar.

Fui ao Congresso com integrantes da Frente Parlamentar para Energias Renováveis e temos avançado em algumas legislações, como geração distribuída. No Ceará, apresentamos uma emenda algumas semanas atrás para reduzir em até 80% o valor do licenciamento ambiental por energias renováveis – infelizmente a emenda não foi aprovada pela Assembleia Legislativa.

Fizemos um estudo de comparação com outros estados, vimos que o nosso estado poderia melhorar essa cobrança do licenciamento ambiental e ao mesmo tempo frisar que hoje não há nenhuma regulamentação para hidrogênio verde a nível federal e também estadual. Então hoje o hidrogênio verde é uma lacuna no regramento jurídico brasileiro, então é importante que possamos ser pioneiros mais uma vez em tratar o hidrogênio verde na nossa regulamentação. Entendo que esses investimentos trazem uma energia mais barata, uma energia mais sustentável para o país e para o estado, e sem dependência das distribuidoras de energia elétrica.

OE. Acredita que essa questão precisa ser mais priorizada dentro do debate público hoje?
BP. Estamos vendo aí o aquecimento global, mais uma vez furacões na região de Nova Orleans, nos Estados Unidos, enquanto aqui secas mais duradouras, o nível médio de chuvas diminuindo. Então temos que estar nos preocupando com geração de emprego para nossa população através de investimentos externos, e ao mesmo tempo com o meio ambiente. Em contrapartida, é importante lembrar que o nosso estado do Ceará hoje tem um déficit nas linhas de transmissão para suportar, para receber essas energias produzidas por grandes usinas solares e eólicas, e isso é uma preocupação que temos. É importante que os deputados federais comprem, a Aneel [Agência Nacional de Energia Elétrica], os órgãos competentes. Minha ideia é que a frente parlamentar estadual possa criar um relatório e, desse relatório, buscar contribuir com uma legislação que possa favorecer um ambiente de negócios, favorecer a elevar o nível de investimento desses investidores do nosso estado e cada vez mais possamos ser uma parcela importante da matriz energética no nosso país, com fontes renováveis.

OE. Comenta-se sobre possíveis novas filiações ao PP no Ceará para 2022, incluindo o secretário Zezinho Albuquerque. Como estão acontecendo as conversas sobre isso no partido?
BP. Eu vou falar agora de coração: não acho que seja o momento de pensar nisso. Ainda está longe, ainda temos muitos dias no ano, ainda um período em que se tem que continuar a focar na questão da vacinação, para começar 2022, se Deus quiser, com a vacinação completa. Enfim, acho que para pensar nisso só mesmo no próximo ano.

OE. Com o PP alinhado tanto ao governo federal quanto ao governo estadual, aqui no Ceará, existe alguma preocupação de que isso possa confundir o eleitor, levando em conta que esses governantes se opõem?
BP. Eu acho que são duas questões distintas. Acho que essa forma de fazer política no país acontece há muito tempo, não é novidade, e acho que nós temos que entender que a nossa missão é ajudar a população do nosso estado, principalmente num momento de tanta dificuldade.

Realmente eu não acho que haja influência uma coisa na outra, o governador Camilo [Santana] tem feito um extraordinário trabalho em todas as frentes, saúde, pandemia, educação, com escolas de tempo integral, segurança pública, questão do Raio [Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas], contemplando a juventude com as Areninhas, oferta de ensino superior em várias cidades… São conquistas históricas e a gente entende que o nosso apoio é importante aqui na Assembleia, para que possamos entregar resultados para a nossa população, e tudo isso temos feito no nosso estado.

OE. Foi instalada recentemente a CPI das Associações Militares na Assembleia, e o PP abriu mão da cadeira a que tinha direito na Comissão. Como foi feita essa decisão na legenda?
BP. Teve um diálogo dentro do partido. Na realidade, o que eu entendo é que o perfil dos nossos parlamentares, somos três médicos, um advogado e tem o Apóstolo Luiz Henrique, hoje no partido oficialmente, e nos identificamos com outras pautas. Acho que essa questão da segurança pública, da questão da Polícia Militar, tem outros deputados dentro da Assembleia que têm esse perfil com mais identificação a essa área. Então acho que foi mais nesse sentido do que qualquer imbróglio político ou qualquer dificuldade.

OE. E como você vem avaliando a atuação dessa CPI até agora?
BP. Acompanho superficialmente. A gente entende que o presidente Evandro [Leitão] tem feito um excelente trabalho na frente da Assembleia, é uma pauta que diz respeito à sociedade cearense… É um tema relevante para o Legislativo, para a sociedade, é importante inclusive para própria Polícia Militar, para saber onde os recursos das suas associações estão sendo aplicados. Enfim, a gente acredita que toda ação desse tipo… Da mesma forma a CPI da Pandemia no Senado, que tem buscado contribuir para o bem da população, entendemos que é uma decisão que a Assembleia também faz para o bem da população.

OE. Já tem plano definido para 2022? Vai se candidatar à reeleição?
BP. A gente tem buscado trabalhar com muita humildade, pé no chão, saber que nós somos servidores da população, que estamos num cargo que vem através da democracia, do voto popular, da soberania popular, e que nós somos servidores da população e quem quer continuar a vida pública precisa mostrar para o que veio, se posicionar a favor da ciência, da vacina, a favor da vida… Acho que a palavra que define meu mandato é serviço, principalmente àqueles que mais precisam e que têm menos oportunidades, onde o Estado tem que entrar para equalizar as oportunidades, distribuir de modo mais abrangente possível essas oportunidades para os nossos jovens.

Então a gente acredita que temos buscado fazer um bom trabalho, mas que cabe à população julgar se a gente tem feito um bom trabalho ou não. E o caminho mais natural é que se permaneça, que seja candidato à reeleição a deputado estadual em 2022, mas sempre deixando em primeiro lugar a nossa população, para que a gente melhore a vida das pessoas.

 

 https://oestadoce.com.br/

 

 

Entrevista com a Deutada Érika Amorim.

Governo do Ceará lança programa para realizar 30 mil cirurgias eletivas e atender demanda represada pela pandemia

 O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), lançou hoje o Plantão Cirurgias 24h. A solenidade aconteceu agora pela manhã no Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (HELV) e foi presidida pelo governador Camilo Santana.

A iniciativa consiste na ampliação da capacidade estadual de realização de procedimentos neste momento de maior controle dos indicadores da pandemia. São de duas frentes coordenadas, uma com a realização de 20 mil cirurgias nos hospitais da rede Sesa e a outra com contratação de entidades privadas ou filantrópicas para 10 mil procedimentos. O investimento total é de R$ 100 milhões.

Por meio de aplicativo, a população poderá acompanhar o passo a passo para realização do procedimento e a fila de atendimento. Para atender a demanda reprimida pela segunda onda da Covid-19, a meta é realizar 30 mil procedimentos, beneficiando cearenses das cinco Regiões de Saúde e diminuindo a fila de espera dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

As empresas interessadas em integrar o programa serão credenciados na prestação de atendimento cirúrgico de média e alta complexidade, em nove especialidades: Urologia, Otorrinolaringologia, Ortopedia, Ginecologia, Cirurgia Geral, Pediatria, Oftalmologia, Neurologia e Vascular. Todos os procedimentos deverão ter autorização do serviço pela Central de Regulação da Região de Saúde.

O pacote de procedimentos inclui a consulta de avaliação pré-operatória com exames de imagem e complementares, diária hospitalar (clínica e/ou Unidade de Terapia Intensiva) e acompanhamento pós-cirúrgico.

O governador Camilo Santana destacou que a meta da força-tarefa em parceria com a iniciativa privada é reduzir as filas de espera por cirurgias eletivas.

 

https://www.blogrobertomoreira.com/

Presidente da Câmara Municipal de Caucaia, Vereador Dr. Tanilo Menezes, visita obras no bairro Itambé.

 

"Sabadou por aqui! Fui conferir nesta manhã, as obras de construção das Areninhas do Itambé 1 e Itambé 2. Logo esses importantes equipamentos serão inaugurados e garantirão esporte, lazer e mais qualidade de vida para a população", Dr. Tanilo Menezes.

Evandro Leitão assume Governo interinamente e Fernando Santana, a Presidência da AL

 


O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão (PDT), assume interinamente o Governo do Estado nesta segunda-feira (25/10). O vice-presidente da AL, deputado Fernando Santana (PT), assume como presidente em exercício do Poder Legislativo.

Ao longo da semana, Evandro Leitão vai percorrer a capital e o interior para ações do Estado, enquanto o governador Camilo Santana e a vice-governadora Izolda Cela cumprem agenda no exterior em busca de novos investimentos para o Ceará.

A partir das 14h, em seu primeiro ato como governador em exercício, Evandro Leitão participa de solenidade, na Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), para a entrega de caminhões do Programa de Aquisições de Alimentos (PAA) para 24 municípios. Os veículos vão auxiliar atividades de distribuição dos gêneros alimentícios adquiridos no âmbito dos programas de compras institucionais, contemplando 4.798 agricultores familiares.

Em seguida, a partir das 17h, ele participa da inauguração da Areninha do Murilão, no bairro Messejana, ao lado do prefeito de Fortaleza, José Sarto.

“Tenho a honra de assumir interinamente o Governo do Estado do Ceará por uma semana. Como tenho sempre pautado minha vida, pública e privada, comprometo-me em trabalhar pelo povo cearense com muita dedicação”, salienta Evandro Leitão.

 

alce

Professores da UFC lançam livro "A engenharia de produção na era da Indústria 4.0"

 

Obra tem apoio da Cimento Apodi e aborda as aplicações e impactos do tema no mercado e dia a dia das empresas.

Nesta terça-feira (26/10), das 19h às 20h, via YouTube da Universidade Federal do Ceará – UFC Campus Russas, acontece a roda de conversa de lançamento do livro “A engenharia de produção na era da Indústria 4.0 – estudos de casos e benchmarking da indústria 4.0” dos professores da UFC campus Fortaleza, Marcos Ronaldo Albertin e Heráclito Jaguaribe.

A transmissão será realizada no endereço https://www.youtube.com/watch?v=89mloKsQi_4 e terá mediação do professor Dmontier Pinheiro Aragão Jr. (UFC Russas) e participação do especialista Stefanos Anagnostou, da Cimento Apodi/TITAN. A realização é da Editora Appris e Coordenação de Comunicação e Produção Cultural da UFC – Campus Russas.

Em nove capítulos, o livro apresenta aplicações e impactos da Indústria 4.0 no dia a dia; seus modelos de valor; a organização dos sistemas produtivos, os impactos socioeconômicos e ambientais, quais serão os novos desafios do engenheiro de produção para essa indústria nascente e estudo de casos e a experiência vivida pelos autores em projetos de big data.

A obra tem apoio da Cimento Apodi, uma joint venture referência em processos industriais avançados, como o de aplicação de inteligência artificial no processo de moagem do cimento nas suas fábricas no Pecém e em Quixeré/CE.

 

Sobre os autores
Marcos Albertin é doutor em Engenharia de Produção pela URGS (2003), pós-doutor  no IPK - Fraunhofer no tema Benchmarking (2013), além de possuir extensão universitária em garantia da qualidade para o ensino superior pela Vienna University of Technology, (2016) e capacitação em Berlim na Indústria 4.0 (2018). É atualmente professor associado e vice-chefe do Departamento de Engenharia de Produção do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará. Trabalhou em empresas como Mangels, Zahnrad Fabrik, OPEL, Marcopolo e DANA, além de possuir experiência em ISO 9001, TS 16949, STP e Gestão da Qualidade.

Heráclito Jaguaribe é doutor em Engenharia em Engenharia Mecânica (área de concentração Manufatura) pela Universidade de São Paulo - USP (2012) e mestre em Engenharia Mecânica (área de concentração Manufatura) também pela USP (2006). É coordenador do curso de Engenharia de Produção Mecânica e professor associado do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Ceará (UFC), Professor do Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior (POLEDUC-UFC) e coordenador do Laboratório Observatório Tecnológico (OT). Trabalha em projetos nas áreas de Logística, Gestão da Produção usando técnicas de Pesquisa Operacional e Tecnologia da Informação

 

Sobre a Cimento Apodi

Idealizada no ano de 2008, a Cimento Apodi é uma joint venture multinacional formada pela participação societária da família Dias Branco e do Grupo Titan, produtor de cimento e materiais de construção, que tem mais de 110 anos de experiência na área industrial, com sede na Grécia. Presente de forma estratégica no Norte e Nordeste do país, a Cimento Apodi possui um parque industrial de 3.000ha de área em Quixeré, mesorregião do Vale do Jaguaribe, e uma moagem de processamento no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Juntas, as duas unidades têm capacidade para produzir mais de dois milhões de toneladas de cimento ao ano.

A Companhia conta ainda com duas centrais de concreto, um laboratório de tecnologia de concreto e nove Centros de Distribuição posicionados de forma estratégica nas diferentes regiões do país para melhor atender seus clientes. A companhia produz com alto rigor de qualidade uma ampla linha de produtos, o que permite a empresa atender às diferentes necessidades do mercado da construção civil brasileira, com eficiência e responsabilidade socioambiental.