O Ministério de Defesa do Reino Unido avalia que os exercícios militares de Belarus, observados nesta quarta-feira (4), fazem parte da rotina militar padrão do país, que costuma ampliar a atividade do ciclo de treinamento no mês de maio.
Em boletim divulgado nesta quinta-feira (5), o Reino Unido afirma que as operações de Belarus devem manter a atividade normal, sem apresentarem maiores ameaças à Ucrânia e seus aliados e parceiros.
Entretanto, a inteligência britânica acredita que a Rùssia buscará inflar a ameaça destes exercícios à Ucrânia com o objetivo de manter tropas ucranianas no norte do país. Desta maneira, o exército da Ucrânia reduziria o número de combatentes em Donbass, foco atual das forças russas.
Apesar do esforço maior na região sul da Ucrânia, o esforço de guerra da Rússia no momento é “anêmico”, descreveu uma autoridade dos Estados Unidos na segunda-feira (2). “Eles ainda sofrem de comando e controle fracos, moral baixa em muitas unidades e logística abaixo do ideal “, disse.
“Estamos prontos”
A Ucrânia estará pronta caso as Forças Armadas de Belarus se juntem ao esforço de guerra da Rússia no país, disse na quarta-feira um porta-voz do Serviço de Fronteiras do Estado ucraniano.
Belarus, aliado próximo da Rússia, informou que seus militares iniciaram exercícios em larga escala para testar sua prontidão de combate e que não representavam nenhuma ameaça para seus vizinhos.
“Não descartamos que a Federação Russa possa em algum momento usar o território e as Forças Armadas da República de Belarus contra a Ucrânia”, disse Andriy Demchenko, porta-voz do Serviço de Fronteiras do Estado ucraniano. “Portanto, estamos prontos”, afirmou.
Com informações da Reuters
Nenhum comentário:
Postar um comentário