A iniciativa aborda questões como empreendedorismo, planejamento de negócios, habilidades socioemocionais, possibilidade de formalização e acesso a crédito em dois dias de atividades voltadas às mulheres.
O coordenador técnico do projeto, Josbertini Clementino, ressaltou o objetivo de promover ações articuladas de empreendedorismo para geração de renda e emancipação econômica das mulheres, assim como reafirmação do empoderamento feminino.
Segundo ele, o Donas de Si vai passar, no total, por 30 municípios que têm a Procuradoria da Mulher. O coordenador ressaltou ainda a possibilidade de informações e conexão com projetos como o Crediamigo Delas, linha de crédito do Banco do Nordeste, e o Ceará Credi, projeto do Governo do Estado, durante o evento.
Edna Câmara, do Instituto Future, parabenizou as mulheres que se fizeram presentes ao evento, comentando que a questão do empoderamento feminino está em alta no debate público e é necessário, a partir disso, tirar proveito e criar oportunidades. Citando turmas anteriores do projeto, ela afirmou que as participantes dão retornos muito positivos sobre o que foi aprendido e como colocaram em prática.
Edna enalteceu a importância do empreendedorismo como ferramenta de transformação e autocuidado, indicando a que as mulheres devem se conscientizar e reconhecer seu poder, suas habilidades e colocar isso em suas vidas de forma sistemática.
A presidente da Câmara Municipal de Apuiarés, vereadora Teresa Cristina Aguiar (PSB), afirmou que a chegada do seminário ao município é muito importante e que as mulheres poderiam aproveitar a oportunidade para novas visões sobre empoderamento e empreendedorismo. A parlamentar desejou ainda que outros momentos sejam realizados para que a cidade possa fazer parte da rede de empreendedorismo está se formando.
O Momento Inspiração do Seminário, espaço em que mulheres de destaque compartilham suas experiências, teve como palestrante a educadora e empresária Auricelia Alves Bezerra. Natural de Apuiarés, ela comentou sua trajetória em diversas áreas de atuação e a criação da missão de vida na educação ao longo de 33 anos. Segundo Auricelia, em todo processo de empreendedorismo existem desafios e obstáculos e é necessário saber transformá-los em aprendizado.
O palestrante Luciano Lopes, consultor do Instituto Future, apresentou no seminário questões sobre motivação, independência, autoconfiança, construção do empoderamento, os processos do empreendedorismo, entre eles o planejamento, o perfil do empreendedor, a gestão de pessoas, o estabelecimento de metas e resolução de conflitos.
Aline Prado, advogada da Procuradoria Especial da Mulher da Alece, explicou o funcionamento do órgão, as formas de acolhimento das diversas demandas das mulheres, assim como a parceria com municípios, citando que existem, atualmente, 55 procuradorias no Ceará. Ela comentou ainda os tipos de violência, como a física, psicológica, moral, sexual e patrimonial e divulgou o projeto Zap Delas, canal direto de comunicação para mulheres, disponível pelo telefone (85) 99814-0754.
Participaram ainda do evento as vereadoras de Apuiarés Mônica Freitas (PSB) eGilmária Alves (PDT).
DONAS DE SI EM PENTECOSTE
Na próxima quarta e quinta-feira (18 e 19/05), o Seminário Donas de Si chega ao município de Pentecoste, a partir das 8h, na Câmara Municipal. É possível fazer inscrição no link.
O Momento Inspiração contará com a partilha de experiências de Rosimere Silva e de Meira Henrique e a programação do evento conta ainda com as palestras de Luciano Lopes sobre empoderamento e empreendedorismo.
A iniciativa já passou pelos municípios de São Benedito, Carnaubal, Croatá, Guaraciaba do Norte, Fortim, Itaiçaba, Quixeré, Paracuru e São Gonçalo do Amarante.
SA/LF
Nenhum comentário:
Postar um comentário