terça-feira, 18 de outubro de 2022

ALECE aprova implantação de Centros Multidisciplinares de Atendimento para crianças e adolescentes com doenças raras

 

O plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará aprovou, na manhã desta terça-feira (18/10), Projeto de Indicação da deputada Érika Amorim que dispõe sobre a implantação de Centros Multidisciplinares de Atendimento, nas macrorregiões de Saúde, para crianças e adolescentes com doenças raras no Ceará. 

Os centros multidisciplinares disponibilizarão, entre outros serviços, fisioterapia motora, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e terapia ocupacional e visam colaborar com a assistência à saúde e qualidade de vida desse público.

“Temos o objetivo de fortalecer o compromisso do poder público com esses pacientes, no que diz respeito ao acompanhamento, ao diagnóstico, mas também acompanhar as doenças na checagem de procedimentos básicos que requerem prioridade, como vacinação e qualificação dos profissionais de saúde”, disse a parlamentar, terceira secretária da Mesa Diretora.

A parlamentar trouxe dados que contextualizam a questão e mostram a urgência de assistência. De acordo com ela, no Brasil, existem em torno de 13 milhões de pessoas com alguma doença rara, sendo 75% atingindo crianças e jovens.

“Por essa razão, o diagnóstico precoce associado ao tratamento adequado por uma equipe multidisciplinar representa medidas relevantes para o controle da doença e melhoria da qualidade de vida dos pacientes”, explicou.

O projeto segue para as mãos da governadora Izolda Cela, que poderá encaminhá-lo novamente à Assembleia por meio de uma mensagem para apreciação e, posteriormente, promulgação.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário