terça-feira, 18 de outubro de 2022

Prefeitura de Caucaia amplia efetivo de guarda-vidas no litoral

 

Com o objetivo de zelar pela segurança em nossa orla, a Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Segurança Pública (SSP), selecionou 22 novos guarda-vidas. Os profissionais passaram por uma etapa de seleção e testes físicos, e um treinamento de 40h/a. Com isso, o novo efetivo já está apto para o exercício de suas funções.

De acordo com Thiago Pontes, Coordenador de Núcleo e responsável pelo Serviço Oficial de Segurança Pública Aquática no Município de Caucaia (SAM), o treinamento vai além de aspectos técnicos de resgate, e envolve itens como: Noções básicas do salvamento aquático, Monitoramento da Fauna Marinha Costeira, Reanimação Cardiopulmonar, Uso do Desfibrilador, Manobras de desengasgo, curativos, bandagens, entre outros. A capacitação reuniu profissionais do próprio SAM, mas também do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), do SAMU e órgão do terceiro setor.

"O resgate aquático é um dos mais difíceis que tem, pois é uma corrida contra o tempo. Diferente dos outros, não é possível haver um planejamento tático, pois é uma resposta a uma ocorrência que se torna uma corrida contra o tempo", pontua Thiago. "Por isso, aspectos como dedicação, pontualidade, proatividade, atenção concentrada e constante atualização foram os mais procurados nestes novos profissionais", finaliza.

Ainda de acordo com o órgão, agora, como o novo efetivo, estão sendo feitos estudos para ampliar o número de pontos de apoio para Guarda-Vidas no litoral caucaiense, que atualmente conta com três: nas praias do Icaraí, Tabuba e Cumbuco. A partir da próxima terça-feira (18), os novos profissionais já estarão atuando no litoral do município.

Sobre o SAM

Atualmente, os servidores do Serviço Oficial de Segurança Pública Aquática no Município de Caucaia (SAM) monitoram todo o litoral de Caucaia. Além do resgate de pessoas, os guarda-vidas atuam, principalmente, na prevenção de ocorrências, sinalização e diálogo em área de risco. Auxílio na localização de crianças perdidas, resgate de animais marinhos e atendimento de primeiros socorros também fazem parte das atribuições dos servidores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário