domingo, 8 de janeiro de 2012

Vagas/Sine-IDT - Caucaia

CAUCAIA(85) 3101.3378
Abatedor de aves      1 vaga
Assistente de serviço de contabilidade   1 vaga
Assistente administrativo     1 vaga
Auxiliar de almoxarife      2 vagas
Auxiliar de cozinha      1 vaga
Auxiliar de instalador de som e acessórios veículos  1 vaga
Auxiliar de limpeza      1 vaga
Auxiliar de marceneiro      1 vaga
Barman        1 vaga
Caixa lotérico       1 vaga
Caldeireiro montador      3 vagas
Confeiteiro        4 vagas
Costureira de máquinas industriais   2 vagas
Cozinheira        1 vaga
Eletricista de instalações de veículos   1 vaga
Empregada doméstica nos serviços gerais  1 vaga
Frentista        5 vagas
Garçom/garçonete      7 vagas
Marceneiro        5 vagas
Mecânico de veículos      1 vaga
Mecânico manutenção industrial    1 vaga
Motoqueiro       2 vagas
Motorista de caminhão truk     2 vagas
Motorista de kombi      1 vaga
Oficial de serviços gerais     4 vagas
Operador de caldeira      2 vagas
Padeiro        4 vagas
Pedreiro de acabamento e alvenaria   30 vagas
Porteiro        3 vagas
Representante comercial     2 vagas
Técnico em PCP       1 vaga
Vendedor externo      15 vagas

Dez policiais expulsos em 1997 retornaram à PM

Enquanto o presidente de honra do Partido dos Trabalhadores (PT), Luiz Inácio Lula da Silva, discursava na Concha Acústica da UFC, no dia 3 de outubro de 1997, agentes da Inteligência da 2ª Seção do Comando Geral da Polícia Militar, infiltrados entre populares com máquinas fotográficas, acompanhavam o ato político. O interesse não era Lula, então candidato a presidente do Brasil. Eram dois sargentos e um soldado da PM, contratados por José Guimarães (hoje deputado federal/PT) para fazer a segurança de Lula da Silva enquanto ele estivesse em Fortaleza.

Os sargentos Josué Pereira de Sousa e Marcos Aurélio da Silva, além do soldado José Tupinambá Fernandes, que trabalhavam à paisana, estavam prestes a ser expulso dos quadros da PM . Haviam sido apontados como líderes da primeira greve da PM cearense, ocorrida nos dias 29 e 30 de julho daquele ano (1997), e respondiam em liberdade um Conselho de Disciplina. “Era mais uma forma de agravar nossa situação no processo e nos tachar de subversivos”, recorda Josué Pereira, 49.

Os três militares, “já quase desempregados” e com apenas 40% dos vencimentos, haviam sido presos disciplinarmente e, depois de soltos, afastados dos quartéis onde trabalhavam. Além da punição, o então secretário da Segurança Pública do Ceará, general Cândido Vargas Freire, mandou recolher dos “amotinados” o armamento, a carteira funcional e a farda.

Cinco meses após a greve, sufocada pelo então governador Tasso Jereissati (PSDB) e o tiroteio que baleou o coronel Mauro Benevides, os três seguranças de Lula e mais dez praças (um cabo, oito soldados e uma policial feminina) eram expulsos oficialmente da PM por quebra de hierarquia e disciplina.

Anistia

Dos 13 policiais militares excluídos, de acordo com documentos do arquivo pessoal de Josué de Sousa, dez foram reintegrados a partir de 2009 e até o ano passado. Quem participou da greve foi anistiado pela Lei Federal nº 12.191, de 13 de janeiro de 2010. Quinze anos depois, por força de uma decisão judicial, retornaram à PM na mesma patente da época da exclusão.

Josué de Sousa, graduado em Filosofia pela Uece, é um dos três que ainda não voltou a vestir farda. Após prestar concurso para professor, foi eleito e está no segundo mandato de diretor da Escola Estadual Virgílio Távora (Messejana). “Estou esperando que o Estado reconheça a anistia e o processo de reintegração transite em julgado. Teremos direito à promoção, salários atrasados e a dignidade refeita”, explica.

O hoje advogado Marcos Aurélio, 45, formado pela Unifor, foi vigilante e estagiário de escritório de advocacia. É um dos que retornaram à PM. Em maio deste ano, completa 30 de polícia e vai pedir a reservar. “Voltarei ao escritório”. Já o soldado Tupinambá, aos 51 anos, voltou à PM e está trabalhando da Companhia de Gurda do Presídio. Trabalhou de técnico de enfermagem e foi acadêmico de Gestão Empresarial.

O POVO procurou o ex-governador Tasso Jereissati. Até agora,
espera uma resposta de sua assessoria de imprensa.

Números

70
PMs que participaram da greve de 1997 foram punidos com prisões disciplinares. Muitos foram transferidos para quartéis do Interior do Ceará.

13
Militares da Polícia Militar cearense foram expulsos depois da greve dos dias 29 e 30 de julho de 1997. Três sargentos, um cabo, oito soldados e uma policial feminina.

98
Policiais civis responderam processos administrativos/1997. Raimundo Soares, então vice-presidente do Sinpoci, diz que ninguém foi demitido do serviço público por causa da greve.

sábado, 7 de janeiro de 2012

Estudos avaliam se Metrofor vai até Pecém

Expansão da linha oeste deve atender ao aumento da demanda da região com instalação de refinaria e siderúrgica

O metrô de Fortaleza pode chegar até o Pecém. A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) realiza estudos para estender a linha oeste, que hoje vai até Caucaia, para o município de São Gonçalo do Amarante. Segundo o diretor de Desenvolvimento da empresa, Edilson Aragão, esta possibilidade deve atender ao crescimento da demanda para aquela região com a instalação dos polos petroquímico e siderúrgico.

Ramal em Maranguape

Além desta expansão na linha oeste, a empresa também estudo o Ramal Maranguape a partir da linha sul. Ambos os projetos devem ficar "para depois", segundo o diretor.

Cronograma

A linha oeste, que passa por melhorias, vai rodar com seis composições de quatro trens, os VLTs (Veículo Leve sobre Trilhos). Quatro unidades já chegaram a Fortaleza.

"As outras duas devem ser recebidas até fim de fevereiro", garante Aragão. A capacidade é para transportar até 766 passageiros por viagem, cada composição. O edital para obras da linha leste está sendo elaborado e deve ser lançado até o fim deste ano. "Obras devem começar em 2013 e prevê-se seis anos para conclusão", projeta o diretor de Desenvolvimento do Metrofor.

De acordo com ele, a licitação do ramal Parangaba/Mucuripe deve ser finalizada neste mês. "A ordem de serviço deve sair em fevereiro", afirma. Aragão confirma que o andamento de todos os projetos do Metrofor está "de acordo com o cronograma que foi apresentado pelo governador Cid Gomes".

Linha Sul

A construção da linha sul, esperada pelos fortalezenses há cerca de 13 anos, está com 95% das obras civis concluídas. "O próximo passo é o lançamento da licitação dos sistemas elétricos e de sinalização no valor de R$ 180 milhões", explica Edilson Aragão. "Isso vai permitir a conclusão da linha sul, que deve operar até a Parangaba a partir de julho e até a última estação a partir de outubro".

Mais dois trens unidades elétricas (TUEs) que irão circular na linha sul chegam ao Ceará nesta segunda-feira. Cada trem é composto por três carros de passageiros. O desembarque será feito no Porto do Pecém. Estas composições, assim como outras duas que já estão no Ceará, fazem parte do pacote de 20 trens. Os outros 16 trens devem chegar até outubro deste ano.

Os trens estão vindo de Nápoles, na Itália, e serão montados no próprio Porto do Pecém por uma equipe de técnicos italianos. Segundo estimativa do gerente de material rodante da Diretoria de Implantação do Metrofor, Montini Silva Maranhão, os trens deverão iniciar os testes em fevereiro. "Quando os trens chegam, a Receita Federal precisa liberar os equipamentos. Depois disso, passamos 15 dias na pré-montagem. A partir daí, eles já vão quase prontos para a oficina do Metrofor em Pacatuba", afirma. O transporte dos trens do Pecém a Pacatuba irá utilizar a linha de transporte de cargas que já existe.

Os trens são elétricos com 40 metros de comprimento cada um e capacidade para 445 passageiros, sendo 50 sentados. Está previsto o início dos testes assistidos o segundo semestre deste ano. Os testes assistidos são feitos com transporte de pessoas, mas sem cobrança de passagem, em determinados horários.

Testes

Os dois trens elétricos que já estão no Ceará passam por testes na oficina do Metrofor, em Pacatuba. Um deles já passou por testes estáticos e está na fase de testes dinâmicos. O segundo terá os testes estáticos iniciados no final de janeiro.

De acordo com Montini Maranhão, os testes estáticos demoram cerca de 20 dias. Já os testes dinâmicos levam cerca de 30 dias. Mas, de acordo com o gerente de material rodante, esse tempo pode ser bem menor.

"À medida que você vai fazendo os testes, você vai ganhando tempo porque os ajustes feitos nos trens em teste já são feitos nas composições que estão na montagem. Estes trens que estão chegando agora, por exemplo, já serão montados com os ajustes identificados nos testes dos primeiros", afirma Montini Maranhão.

Licitação

180 mi de reais é o valor da licitação para compra de equipamentos para os sistemas elétricos e de sinalização da linha sul do Metrofor

O maior rally de regularidade da América Latina, terá largada na Praia do Cumbuco

O maior rally de regularidade da América Latina, Cerapió completa 25 anos para os motorizados, já para o mountain bike, considerado o único rally de bike do mundo, chega à sua 12ª edição como uma prova tradicional de longa distância. Depois de recentemente concluído o levantamento do percurso pela equipe técnica da prova, ficou definido todos os detalhes dos quatro dias oficiais de mais uma aventura sobre duas rodas. Os bikers percorrerão 327 km de prova, contando os trechos cronometrados e deslocamentos, com terrenos e climas variados, com passagem por municípios do Ceará e Piauí. O evento começa dia 22 de janeiro, no Centro Dragão do Mar, em Fortaleza –CE, com as vistorias técnicas e médicas, que seguirão até o dia 23, dia marcado para os os briefings, coletiva de imprensa e largada promocional para todos os competidores.
A aventura começará pra valer no dia 24 de janeiro, na Praia do Cumbuco, localizada no município de Caucaia/CE, a 30 km de Fortaleza. A largada para o rally de bike se dará precisamente às 8h, em frente ao restaurante Velas do Cumbuco.
O diretor da prova, Zenardo Maia, afirmou que a etapa de abertura será longa, com predomínio esperado de sol e ventos fortes. “O bom senso recomenda o uso de protetor solar e roupas apropriadas para proteção, como forma de evitar desgastes”, alerta. Depois da largada, a competição segue passando pelo Porto do Pecém e pelas praias de Taíba e Paracuru. A direção de prova adianta que o vento ajudará, soprando a favor dos atletas. Na cidade de Paracuru, os atletas deixarão a praia para seguir por trilhas de terreno arenoso, passando pela cidade de Paraipaba, de lá seguirão por estradas vicinais até a cidade de Trairi, para o primeiro pernoite. A chegada que será no Pólo de Lazer da Lagoa. Esta primeira etapa soma um total de 92 km.
“Apesar de ser um terreno plano, o primeiro dia não será nada fácil, quase todo percurso é de terreno arenoso, fazendo com que o atleta tenha que pedalar mais forte. Um bom planejamento de corrida faz a diferença em um rally como o Cerapió”, destaca Maia.
A partida para a 2ª etapa, dia 25, terá largada no Pólo de Turismo da praia de Mundaú-CE, até a cidade de Itapipoca. O dia começa com certo grau de dificuldade, adianta Márcio Braz Filho, coordenador da prova. “Subir uma duna digna de Rally Cerapió, em um lugar encantador que revela na dificuldade do obstáculo um paraíso que aparece perdido na imensidão da paisagem, misturando dunas e o mar ao fundo. Impossível pedalar, mas também pra que? Com tanta coisa bonita pra se ver”, brinca Márcio Filho. Mas, nem tudo é festa e a jornada continua. Depois de atravessar as dunas, os competidores seguem por estrada de terra passando pelas localidades Palmeiras e Oásis, seguindo uma trilha muito arenosa até cruzarem a CE-085, local de zona de apoio técnico. A trilha continua depois de um trecho de asfalto e segue até encontrar a BR-402. Neste local encerra-se a especial (trecho cronometrado) do dia. A trupe segue em deslocamento até o Posto São Tomé, da Petrobrás, na saída de Itapipoca.
“É importante lembrar que os trechos de deslocamento durante o percurso da prova são válidos, pois o atleta pode ter a surpresa de cruzar com PC de roteiro. A prova só acaba embaixo do arco de chegada. Será outro dia com altas temperaturas e com trilhas muito arenosas”, diz Maia, completando que será um total de 85 km de trilha.
No 3º dia, 26, os atletas terão um super circuito de 76 km em Pedro II já, no Piauí. Nesta etapa, eles enfrentarão subidas e descidas, riachos e alguns bancos de areia nas trilhas ao redor de Pedro II. Segundo Márcio Filho, os atletas enfrentarão um clima mais ameno. “É um circuito com característica técnica por causa das descidas rápidas e subidas acentuadas em um terreno com lajes e pedras soltas”, explica.
No 4º e último dia, os atletas largarão de Altos-PI, cidade ao Norte do Piauí, e seguirão por um estradão até a localidade Zundão, de onde partirão em direção ao povoado Mucambo, às margens da PI-113. Após cruzar menos de um quilômetro de asfalto, a competição adentra a trilha novamente e desta vez em um estradão um pouco mais técnico até a localidade Lagoa de Piripiri. “No trecho seguinte, os bikes seguirão até a localidade Tapuia, onde mudam de direção indo no sentido da localidade Santa Luz. Já próximo ao fim da etapa, a trilha ganha características mais técnicas por causa das pedras soltas e pequenos bancos de areia”, diz Márcio Filho. O Fim da especial acontecerá no Sítio Cantinho do Céu, já na zona rural de Teresina, capital do Piauí, para um trecho de deslocamento de 20 km até a Ponte Estaiada – Mestre João Isidoro França, local onde acontecerá a grande festa de premiação para todas as modalidades do Cerapió 2012, a partir das 21 horas.

CARNAVAL 2012 – NOVA RUSSAS ANUNCIA OS PRIMEIROS GRITOS

Foram dados os primeiros passos para o projeto de resgate do Carnaval de Nova Russas, pelo Projeto apresentado ao Senhor Prefeito Municipal, o carnaval passará a contar com Pré Carnavais, todos os Sábados que antecedem ao CARNAVAL à partir do dia 21 de Janeiro, com concentrações dos blocos em determinados bairros, terminando com um desfile na Praça da Rodoviária. Desta forma no mês de JANEIRO haverá pré-carnavais nos dias 21 e 28 e no mês de fevereiro nos dias 04 e 11.

Já no que se refere ao carnaval em si, pelo projeto apresentado a abertura oficial deverá ser feita no dia 17 de fevereiro, se prolongando até as 06:00 horas do dia 22 de fevereiro, totalizando desta forma 10 dias de carnaval.

De acordo com pó projeto que pretende fazer o RESGATE CULTURAL, do velho trio elétrico, do Edinásio, Anísio, Louro e tantos outros, até mesmo o repertório deverás ser direcionado para o frevo, estudando-se as participações do Armandinho, Moraes Moreira e Luis Caldas, para tanto a Assesssoria Especial, está apresentando projeto junto ao Governo do Estado no sentido de viabilizar recursos.

Não ficaram de fora, a tradição dos BLOCOS e PAREDÕES, esse ano serão convidados a formarem parcerias com a Administração Pública, para participarem e incrementarem o CARNAVAL, para tanto os paredões deveram se credenciar junto a Administração e ao lado dos blocos animarem a folia, à partir dos pré-carnavais.

Finalizando o projeto do CARNAVAL, o mesmo, ainda contempla o Carnaval a Beira do Açude do Linhares, animado pelas Bandas locais, com o repertório tradicional de FREVO, evitando desta forma o deslocamento de foliões para o Açude do Carão, para assistirem SWOS de FORRÓ, pretende a Administração levar os foliões a brincarem o verdadeiro Carnaval de Nova Russas, ao SOM de Trios Elétricos que esse ano deverá ser comandado por dois trios Elétricos Tradicionais, do Carnaval de Nova Russas, sem Bandas de Forró.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

SISU 2012 - 07 A 12 DE JANEIRO

Para se inscrever no Sisu 1º/2012 é preciso ter feito a prova do Enem 2011, com nota diferente de zero na redação. É preciso ter em mãos o número de inscrição e a senha no Enem 2011. Não é possível participar utilizando número de inscrição e senha cadastrados em outras edições do Enem.

o que é o Sisu
 
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).
O processo seletivo do Sisu 1º/2012 selecionará candidatos para ingresso em cursos com vagas para o ano letivo de 2012 (1º e 2º semestre).

Caucaia tem chance de ter um crescimento urbano sustentáve

O Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) tem parte da sua área no município de São Gonçalo do Amarante e parte em Caucaia. Em dezembro de 2011, foram contratadas empresas para revisar o plano diretor dos dois municípios, em conveniência também com o CIPP. O projeto de Caucaia está nas mãos do consórcio Fausto Nilo Arquitetura e Urbi.

A compreensão atual é de que a indústria envolve pessoas e meio ambiente, ao contrário do pensamento anterior de isolamento e distância dos centros de moradia. Em entrevista ao O POVO, o urbanista Fausto Nilo falou do desafio de aprontar uma meta de desenvolvimento urbano sustentável. Para ele, os complexos de Suape, em Pernambuco, e Camaçari, na Bahia, não tiveram sucesso nesse aspecto.

Nilo afirma que o urbanismo é pouco praticado, ou não é praticado, no Brasil. Dos 12 planos diretores que desenvolveu, o arquiteto disse que poucas ações foram realizadas, já que os gestores cobram respostas de curto prazo. Um projeto de urbanismo envolve um conjunto de propostas para o futuro desenvolvimento socioeconômico e futura organização espacial dos usos do solo.

O urbanista afirma que o desenvolvimento será ideal se “combinar qualidade de vida, qualidade ambiental, preocupações com redução da dependência energética, redução da dependência do transporte motorizado e valorização do tempo das pessoas, não utilizando o tempo com viagens, porque isso é uma alteração injusta do valor do tempo dos mais pobres”.

Fausto Nilo fez, há 11 anos, o plano diretor de São Gonçalo do Amarante, juntamente com Airton Ibiapina Montenegro e Eduardo Araújo. Na época, o temor do Governo do Estado era de abrir informações sobre a reserva de área para desenvolvimento industrial. Apesar das dificuldades, conseguiu incluir o Porto do Pecém no projeto. Também por lá, pouco foi praticado. (Andreh Jonathas)

Desenvolvimento no complexo do Pecém
O Complexo do Pecém começou com a infraestrutura, com o projeto de engenharia, que já existia. O desenho conveniente não foi feito. Se você leva uma proposta para uma empresa de qualquer lugar do mundo, ela querer saber a qualidade urbanística, ambiental para quem vai trabalhar. Já não se fala no urbanismo de regiões industriais só como industrial. Essa resistência acabou de se reduzir há dois meses no Ceará. Afinal, houve uma compreensão de que o trabalho junto das duas cidades, São Gonçalo do Amarante e Caucaia, com a mancha do CIPP, é indispensável para desenhar um verdadeiro plano diretor urbanístico.

Ser destaque nacional e mundial
Alemanha e Canadá têm inúmeras cidades com desenvolvimento urbano sustentável. Conseguiram a redução da dependência da energia, redução do crime, fortalecimento da vida de famílias e vizinhança, racionalidade construtiva, proteção da natureza. O que mais se pretende no mundo é criar regiões que tenham trabalho, consumo, saúde, educação, natureza, turismo e paisagens significativas e únicas. Quantos lugares no mundo têm essa chance como o Pecém? O Pecém tem chance de mostrar para o Brasil que o planejamento industrial inclui todas as outras atividades humanas, que é um campo de oportunidades, que pode descansar Fortaleza da sua migração, que pode favorecer a migração ordenada para maiores oportunidade de muitos conterrâneos que moram em lugares que não têm oportunidades.

Suape e Camaçari não conseguiram
Quando você vai criar uma grandiosa oportunidade de trabalho, a visão atual é que nós vamos ter fábricas, vias, infraestruturas e pessoas morando e trabalhando, de vários níveis sociais, com vários papeis. O território do Pecém tem que ser uma alternativa no Ceará para promover treinamento, atratividade programada e migração para o verdadeiro desenvolvimento qualificado. Para isso, temos que desenhar todas as bases de recepção de negócios, de moradia, de tudo que a vida demanda. Eu não posso colocar um muro e uma polícia expulsando os trabalhadores e uma fila de ônibus transportando pessoas depois do trabalho. Com isso, vou infernizar a vida de Fortaleza, infernizar a vida entre os dois, criar cidades dormitórios em vários lugares e a zona industrial vai ser uma coisa obscura, vai obscurecer o turismo, vai prejudicar a natureza. O CIPP traz uma oportunidade de fazer no Brasil o que nunca houve. Suape já foi feito, Camaçari já foi feito e são péssimos nesse aspecto.

Erro comum em centros industriais
O primeiro erro e fundamental, que gera todos os subsequentes, é considerar que é um lugar só de indústrias, que as pessoas viajam, vão embora e voltam para trabalhar. É a matriz de todas as coisas ruins que podem surgir, favelas, invasão, crime, dependência energética. As indústrias descobrem uma maneira de racionalizar os custos, fazer um compartilhamento de custos e de urbanização em distritos industriais. A cidade odeia que você tenha um lugar que é só uma coisa. Houve uma ilusão de que ordenar uma metrópole nascente era criar zonas especializadas para cada coisa, recrear, trabalhar, morar... mas não fica muito longe uma coisa da outra? Mas agora tem automóvel. Esse era o American Dream. O grande erro era achar que a metrópole era a mesma cidade de antes, só que bem grande. Muitos urbanistas acham até hoje, mas não é. A metrópole tem uma natureza diferente da grande cidade.

Abandono forma a criminalidade
É indispensável que haja um entendimento entre o complexo e os dois municípios para desenhar um verdadeiro plano diretor urbanístico, de forma tal que a conveniência urbanística seja arranjada para morar e ir ao trabalho; para morar e ir às compras; para morar e ir à escola; para formar um sentido de compartilhamento e autoproteção melhor do que a política e para não depender tanto da escola naquilo que o ciclo vital reunido e a vizinhança formam dos cidadãos, do seu caráter e da capacidade de contribuir para a sociedade. Do contrario, nós estamos formando só o pessoal do crime pelo abandono das comunidades no horário de trabalho.

Mundo não suportará problemas urbanos
Reordenar a presença de oportunidades de todos os usos que o ser humano precisa em uma cidade em todos os lugares é não separar por usos e não colocar a pessoa para viajar. O lema do urbanismo atual do urbanismo sustentável é viajar menos, maior interatividade, porque quem dá segurança não polícia, é compartilhamento, espaço público qualificado para favorecer o intercâmbio. A definição mais universal de uma cidade é um lugar de intercâmbio, desde que deixamos de ser nômades. É demorado. Os projetos urbanos definitivos normalmente são de prazo de 25 a 30 anos. O País não tem uma prática de controle social. Se o projeto não fosse escondido, tivesse um conselho permanente que acompanha na cidade, como tem nos outros países, aí o prefeito entra e é obrigado a continuar porque aquele projeto é da comunidade. Ele não pode tirar do seu programa. Quando eu proponho um projeto de reforma urbanística, eu vou encontrar a reatividade de alguém que diz que 30 anos é muito tempo, acabou a reunião, não tem projeto. Por isso, acredito que, no momento, essas coisas não são possíveis, mas um dia serão, porque o mundo não suportará as dificuldade com os problemas urbanos da maneira como eles estão sendo encaminhados.

Descrença dos gestores
Sobral aplicou seis projetos estruturantes. Em sobral, percebe-se a diferença do desenvolvimento da cidade. Muitas cidades não cumprem nem as leis do código de obras, as leis de uso e ocupação do solo. Por que isso? Uma sociedade de origem rural tão recente, essa prática de adotar o planejamento, de acreditar que quantidades coordenadas, desenhos em escala, levantamentos bem feitos, quando junta tudo em papeis, corresponde a realidade palpável que pode ser construída. A maioria dos gestores não acredita nisso.

Diversidade de empresas e moradias
Vamos falar em termos de tendência e potencialidade. Eu desenhei um pequeno de conveniência de moradia em São Gonçalo do Amarante há oito anos e nunca prosseguiu. Há prospecções do pessoal imobiliário sobre futuro da região. Claro que um plano diretor de Caucaia e São Gonçalo, bem coordenado com o CIPP, já vai se antecipar para criar as boas conveniências de desenvolvimento imobiliário e ao mesmo tempo grandes oportunidades. O equilíbrio tem que ser esse. Se o desenvolvimento do Pecém for altamente qualificado em termos industriais, ele terá todas as classes sociais morando lá, que o melhor padrão de urbanização que existe, que você tenha oferta de moradia diversificada para variedade em renda e estilo de vida.

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

Planejamento urbano não é levado a sério pela maioria dos gestores. Muitos nem sabem o que é. Cuidar da população é investir na saúde, educação e moradia. Tudo está ligado à forma como a cidade vai ser organizada espacialmente

Deputado Vanderley Pedrosa - Caucaia Retrospectiva 2011.

 
 Câmara Municipal de Caucaia reconhece o trabalho e o esforço que o Deputado Vanderley Pedrosa vêm fazendo para conseguir recursos para o município.

Em Sessão ordinária realizada no dia 09 de agosto de 2011, aprovou por unanimidade de seus membros, requerimento verbal de autoria do Vereador Silvio Nascimento, solicitando constar em Ata Votos de Congratulações, ao Deputado Vanderley Pedrosa, pelas proposições apresentadas na Assembléia Legislativa em prol do nosso município.
 
O Deputado Vanderley Pedrosa deu uma atenção especial ao Município de Caucaia solicitando aos órgãos do Governo do Estado obras, serviços e máquinas que possibilitem uma melhoria na qualidade de vida da população deste município.

Dentre alguns projetos, inclui a implantação dos Projetos Primeiros Passos, Turminha do Ronda e Curso de Capacitação em Corte e Costura, este último, com a finalidade de promover a inclusão social de jovens e adolescentes através de capacitação profissional. Esse programa garante aos jovens, na faixa etária de 16 a 21 anos, a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho, por meio de qualificação básica e incentivo de uma bolsa-auxílio.

Além desses projetos, o Deputado Vanderley Pedrosa solicitou, através de requerimento, um carro fumacê para o Conjunto Nova Metrópole, a implantação dos Programas Juventude Empreendedora e Criando Oportunidades, do Governo do Estado, bem como, a inclusão do Caminhão da Cidadania, a construção de uma pista de skate nos padrões internacionais e a viabilização de um aparelho de ultrasonografia para o Hospital Santa Terezinha, no Distrito de Jurema e Unidades de Terapia Intensiva – UTI nos hospitais do município de Caucaia.

Ação Parlamentar - O deputado Vanderley Pedrosa (PTB), apresentou uma série de requerimentos, aprovados pelo plenário da AL e que agora vão aguardar a resposta das autoridades. O parlamentar originário de Nova Russas é um dos que mais solicita melhorias e interpreta junto aos órgãos dos governos estadual e federal, a necessidade dos municípios e comunidades que representa. Alguns exemplos vamos confirmar agora: requereu à Secretaria de Cidades e Cagece, a ampliação da rede de esgoto dos bairros Camurupim, mestre Antonio e Guajiru, distrito-sede, em Caucaia. À Secretaria de Turismo solicitou a possibilidade da inclusão do município de Nova Russas no Programa Férias no Ceará

2.CAUCAIA – 335 Famílias Atendidas

Associação de Desenvolvimento Comunitário de Baixa das Carnaúbas – Educação – 100 Famílias
Associação dos Assentados do Capim Grosso – Piscicultura – 37 Famílias
Associação Comunitária dos Assentados Unidos de Angicos - Agricultura Irrigada – 6 Famílias
Associação Comunitária do Feijão - Mecanização Agrícola – 80 Famílias
Associação Comunitária dos Assentados Unidos de Santa Bárbara - Essências de Florestais – 112 Famílias.

Inclusão Digital

O Deputado Vanderley Pedrosa (PTB) encaminhou requerimentos aprovados em plenário no dia 14/04/2011 pela Assembléia Legislativa requerendo a implantação de Centros Digitais nos Municípios de Nova Russas, Ararendá, Canindé, Caucaia, Choró, Fortim, Graça, Ipaporanga, Ipu, Ipueiras, Catunda e Santa Quitéria. A inclusão digital deve ocorrer mediante ações educativas, caracterizadas pelo uso da informática voltada para integrar os cidadãos na era das novas tecnologias, através do acesso às redes computacionais, ou seja, à Internet e seus conteúdos. Segundo o Deputado Vanderley Pedrosa (PTB), o Projeto tem como principal objetivo disseminar conhecimentos e habilidades no domínio das tecnologias da informação em associação com o estímulo à profissionalização, a melhoria educacional e ao incentivo ao negócio em informática, como forma de incentivo ao trabalho e ao emprego não-agrícola no interior do Estado do Ceará e como apoio à capacitação de recursos humanos para melhoria do ensino fundamental e médio nos municípios com menores índices de desenvolvimento, visando gerar renda para a região.

Ele adiantou que, além do povo caucaiense, também vai defender as bandeiras da população de Nova Russas e Ipueiras. “Eu quero corresponder aos anseios da população que ajudou a nos eleger e sei que é uma responsabilidade muito grande”, assumiu o Vanderley