sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Questão de Ordem entrevista ex-governador Gonzaga Mota

O ex-governador do Ceará Gonzaga Mota é o entrevistado desta quinta-feira (27/09) do programa Questão de Ordem da TV Assembleia (canais 31.1 e 61.3 digital). O convidado vai falar sobre projeto de apoio a escritores cearenses e o cenário político atual.
Integrante da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza, ele é responsável pela criação da Biblioteca dos Autores Cearenses, localizada na rua Beni de Carvalho, 159, que funciona das 9h às 13h, de segunda a sexta-feira. É apaixonado por leitura, pelos clássicos cearenses.
Gonzaga Mota também promove feiras de livros, como as realizadas  no Náutico Atlético Cearense, Mercado dos Pinhões, Shopping Benfica e Center Um, e nas cidades de Maracanaú e Eusébio.
No próximo sábado (29/09), o ex-governador lança o livro “Diariamente com a Bíblia Sagrada: Citações para meditar com fé”, de autoria dele, no Náutico Atlético Cearense, a partir de 9h.
Eleito governador do Ceará em 1982, pelo Partido Democrático Social (PDS), Gonzaga Mota contou com apoio dos coronéis Adauto Bezerra, César Cals e Virgílio Távora, que assinaram, em março daquele ano, o chamado “Acordo dos Coronéis” ou “Acordo de Brasília”, que seria rompido em seguida. Em 1985, ele se transferiu para o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Foi deputado federal em 1990, 1994 e 2002. Em 1998, disputou e perdeu a eleição para o Governo do Ceará e, em 2003, passou a fazer parte  do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).
Questão de Ordem é apresentado pelo jornalista Renato Abreu, com produção de Helenir Medeiros, e vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 19h30, com reprise às 7h20 do dia seguinte. O programa também é apresentado na FM Assembleia (96,7MHz), de segunda a sexta-feira, às 22h.
LS/AT

Operação Cemitério Limpo começa pelo Pabussu

A Secretaria Municipal de Patrimônio, Serviços Públicos e Transporte (SPSPTrans) começou nesta quinta-feira (24/9) mais uma importante operação em Caucaia. Além das frentes de trabalho para melhorar a iluminação de ruas e avenidas, a pasta está agora executando a limpeza de cemitérios.
Com a operação “Cemitério Limpo”, as equipes da Prefeitura atuarão até o fim de outubro. “Nós vamos roçar o mato, varrer e limpar. Vamos passar por todos os cemitérios”, detalha o titular da SPSPTrans, Francisco de Assis Medeiros.
O primeiro cemitério a receber melhorias foi o São José, localizado em frente à praça do Zé Padrão, no Pabussu. Ao fim da operação, todos os espaços oferecerão mais conforto aos visitantes no Dia de Finados. No ano passado, a data levou mais de 15 mil pessoas aos cemitérios de Caucaia.
Essa é a segunda operação de limpeza de cemitérios realizada pela SPSPTrans só este ano. A primeira aconteceu entre os meses de abril e maio.
ONDE FICAM OS CEMITÉRIOS PÚBLICOS DE CAUCAIA.
CEMITÉRIO DA JUREMA (Rua Colibri, s/n - Potira)
CEMITÉRIO DO BOQUEIRÃO (BR 222 km 23)
CEMITÉRIO SÃO JOSÉ - SEDE (Praça do Zé Padrão - Pabussu)
CEMITÉRIO DO CARANGUEJO (CE 085 km 12 - Alto do Garrote)
CEMITÉRIO DA CATUANA (Rua Miguel Viana Sobrinho, nº 06)
CEMITÉRIO DOS SÍTIOS NOVOS (Rua Henrique Martins, s/n - Centro)
CEMITÉRIO DA TUCUNDUBA (Estrada do Corrente)
CEMITÉRIO DO SÃO PEDRO (CE 025, km 04 - São Pedro)
CEMITÉRIO DO MIRAMBÉ (Rua da Ponta da Serra - Soleira)
CEMITÉRIO DO PIRAPORA (Pirapora - Próximo ao Barreiro)
CEMITÉRIO DO BOM PRINCÍPIO (BR 020, km 45 - Bom Princípio Velho)
CEMITÉRIO DA SALGADA (Rua Jacó Gomes de Matos - Lagoa Salgada)
CEMITÉRIO DO CAMBEBA (Cambeba - Matões)
CEMITÉRIO DO ANGICO (BR 222, km 37)

Tribunal de Justiça escolhe novos gestores do Judiciário para biênio 2019/2021

Os desembargadores Washington Luis Bezerra de Araújo, Maria Nailde Pinheiro Nogueira e Teodoro Silva Santos foram escolhidos, respectivamente, presidente e vice-presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e corregedor-geral da Justiça. Os magistrados foram eleitos nesta quinta-feira (27/09), durante sessão conduzida pelo atual chefe do Judiciário cearense, desembargador Gladyson Pontes.
“Desejo aos eleitos a mesma felicidade que eu tive e que estou tendo até agora à frente do Tribunal de Justiça. É muito gratificante poder dizer isso. Espero que tenham o sucesso e a acolhida que eu tive dos pares da magistratura como um todo, dos servidores, colaboradores e de todos aqueles que me ajudam e me ajudaram a conduzir o Tribunal.”
Os novos gestores foram eleitos para mandato de dois anos, a partir de fevereiro de 2019. Não é permitida a recondução dos magistrados aos cargos. A posse deles está marcada para o dia 31 de janeiro.
“É momento muito importante na carreira de qualquer magistrado chegar à Presidência. Eu sou vice-presidente do Tribunal, me considero copartícipe da atual gestão, que por sinal é uma gestão paradigmática. Na minha avaliação, o desembargador Gladyson é melhor gestor que já tivemos, e eu tenho aprendido muito com essa convivência. Ele resolveu muitos dos problemas que nós temos e acho que o foco da próxima gestão será celeridade na prestação jurisdicional, atender aos anseios da sociedade, e todas as nossas ações serão voltadas para alcançar esse objetivo”, adiantou o presidente eleito, desembargador Washington Araújo.
A atual presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), a desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira destaca a importância do cargo de vice-presidente. “Integrar a gestão da minha Casa originária, que é o Tribunal de Justiça, é uma honra muito grande, inclusive por dar continuidade àquelas minhas atividades, que sempre recebi ao longo da minha vida na Justiça estadual. Aqui, há 32 anos, eu presto serviço a todo o jurisdicionado. A gente sempre tem como meta as boas práticas, que foram tratadas na gestão anterior, para que tenham continuidade. O Judiciário hoje passa por uma verdadeira transformação e eu acredito que é tudo em prol de respostas céleres, eficientes às pessoas que buscam um resultado na Justiça.”
O corregedor-geral da Justiça eleito, Teodoro Silva Santos, disse que “na Corregedoria, assim como em todos os órgãos do Tribunal, a prestação jurisdicional célere é o alvo maior. Por isso, vamos trabalhar incansavelmente para aperfeiçoar cada vez mais os projetos e serviços disponibilizados pela Corregedoria. Para isso, temos que estar todos unidos com esse propósito a fim de que o jurisdicionado seja o principal beneficiado”.
A atual Administração do Poder Judiciário é composta pelos desembargadores: Gladyson Pontes (presidente), Washington Luis (vice) e Darival Beserra (corregedor). O mandato deles se encerra em 31 de janeiro de 2019.

PERFIS DOS NOVOS GESTORES
WASHINGTON LUIS BEZERRA DE ARAÚJO – É o vice-presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (biênio 2017/2018). Antes, integrava a 3ª Câmara de Direito Público do Tribunal. Assumiu o cargo de desembargador pelo critério de merecimento, em 18 de fevereiro de 2011. Exerceu as funções de juiz auxiliar da Presidência e de juiz corregedor auxiliar entre 2001 e 2005. Foi juiz coordenador da Esmec de 2007 a 2009. É graduado em Direito pela UFC, possui especialização em Direito Processual Eleitoral e Direito Eleitoral pela Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), e mestrado em Direito Constitucional pela Unifor. Atualmente cursa o primeiro MBA em Direito: Gestão Pública, no âmbito do Poder Judiciário, realizado na Esmec. Ingressou na magistratura cearense por meio de concurso público, em março de 1992, quando obteve o primeiro lugar no certame. Assumiu a função inicialmente na Comarca de Beberibe. Também foi juiz em Aracati, Iguatu, Sobral e permaneceu titular da 1ª Vara da Fazenda Pública de Fortaleza por 15 anos. É natural de Campo Maior, no Estado do Piauí.
MARIA NAILDE PINHEIRO NOGUEIRA – Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará e da 2ª Câmara de Direito Público do TJCE. No biênio 2015/2017 foi vice-presidente e corregedora do TRE-CE. Exerceu as atribuições de Supervisora do Nupemec – Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflito, no interstício de 2012/2015. Teve acesso ao cargo de desembargador em 2009, tendo ingressado na magistratura cearense em 1986, exercendo suas atividades jurisdicionais nas comarcas de Marco, Jucás e Icó. Em 1992 foi promovida para Fortaleza, assumindo a titularidade da 11ª Vara Criminal, 1ª Vara de Delitos de Tráfico e Entorpecentes e 4ª Vara de Sucessões, além de ter sido juíza eleitoral em várias zonas do Interior. Graduada em Direito pela Universidade Federal do Ceará e pós-graduada, em nível de especialização em Direito Processual Civil pela mesma Universidade. Autora do livro “O Direito Sucessório do Cônjuge e do Companheiro”. É natural de Aurora – Ceará, nascida em 5 de junho de 1957.
TEODORO SILVA SANTOS – É integrante da 2ª Câmara de Direito Privado do TJCE e preside a Comissão de Segurança Permanente do Poder Judiciário. Ingressou no TJCE em 29 de abril de 2011, pelo 5º Constitucional, oriundo do Ministério Público do Ceará (MPE). Antes de ingressar na magistratura, foi procurador de Justiça e integrou o Conselho Superior do Ministério Público do Estado. Também foi promotor em várias comarcas do Interior e da Capital: Crato (1994); das Execuções Criminais e Cível de Fortaleza (1995); da 5ª Promotoria de Justiça de Execuções Fiscais e de Crime contra a Ordem Tributária (1998), entre outras. É autor dos livros: “O Tribunal do Júri no contexto dos Direitos Humanos: análise da instituição à luz das Convenções Internacionais de Direitos Humanos”; O Princípio Nemo Tenetur se Ipsun Accusare ou Direito à não auto-inculpação e os aspectos relacionados ao Direito ao Silêncio no Processo Penal Brasileiro”; e o “A transação penal nos crimes de ação privada à luz da hermenêutica e dos princípios constitucionais”. É bacharel em Ciências Jurídicas pela Unifor (1987). É mestre em Direito Constitucional pela Unifor e doutorando em Direito Constitucional também pela Unifor. Natural de Juazeiro do Norte, nasceu em 2 de maio de 1958.

tjce

Prefeitura abre licitação para compra de material esportivo

Visando dar maior qualidade e suprir demandas operacionais do programa Segundo Tempo, a Secretaria Municipal de Esporte e Juventude (Sejuv) abriu processo licitatório para a aquisição de material esportivo, material gráfico e uniformes.
A licitação terá característica de menor preço por item e a Prefeitura estipulou 9 de outubro como prazo limite para a apresentação de propostas de preços por parte dos interessados. O aviso consta no Diário Oficial do Município, que pode ser acessado gratuitamente pela Internet.
Conforme a Comissão de Licitação, a abertura dos proponentes acontecerá às 15h30min de 9/10. A sessão de disputa de lances será realizada a partir das 9 horas do dia seguinte.
A íntegra do edital encontra-se à disposição no Departamento de Gestão de Licitações, no site www.bllcompras.org.br e no portal de licitações do Tribunal de Contas dos Municípios (www.tcm.ce.gov.br/licitacoes).
SERVIÇO
SALA DE LICITAÇÕES
ONDE: rua Coronel Correia, nº 1.073, no Parque Soledade.
MAIS INFORMAÇÕES: (85) 3342.0545

Apostadores de loterias podem ser obrigados a informar CPF

Os participantes de loterias administradas pela Caixa podem ser obrigados a registrar o número do CPF no momento de cada aposta. O objetivo é facilitar a investigação de crimes como lavagem de dinheiro e ocultação de bens, direitos e valores. Projeto de lei do Senado (PLS) 412/2017 com esse objetivo já pode ser incluído na pauta de votações da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).
O relator, senador Pedro Chaves (PRB-MS), insere alterações no projeto apresentado pelo senador Paulo Bauer (PSDB-SC), que obriga as administradoras de loterias a divulgarem pela internet, em até 90 dias o nome, o CPF e o endereço dos ganhadores dos prêmios. “São inúmeros casos de suspeitas e de fraudes. O objetivo é aperfeiçoar o pagamento dos prêmios, conferindo maior transparência e honestidade e evitando suspeitas sobre uma série de 'coincidências' que ocorrem nos sorteios”, argumenta Paulo Bauer na justificativa do projeto.
"O problema de fraudes nas loterias é antigo”, reconhece Pedro Chaves, lembrando o caso do ex-deputado João Alves (BA), que renunciou ao mandato em 1994 por envolvimento no escândalo que ficou conhecido como “Anões do Orçamento”. Na ocasião, Alves justificou o crescimento do patrimônio dizendo ter ganho 221 vezes em loterias. “Novos escândalos têm surgido. Em 2015, uma quadrilha especializada em fraudar os pagamentos de loterias desviou mais de R$ 60 milhões em bilhetes premiados, não sacados pelos ganhadores”, afirma o relator.

Privacidade

O senador, no entanto, sugere mudanças no PLS 412/2017 por motivos de segurança. “O Brasil tem tido índices de violência assustadores. Foram quase 59 mil homicídios em 2014 apenas com armas de fogo. Ao divulgar o nome das pessoas com seus respectivos dados, estaremos criando um problema de segurança para cidadãos que ganham prêmios de loterias”, argumenta o relator.
Para Pedro Chaves, é possível elevar o número de informações disponíveis para os órgãos de controle apenas com o registro do CPF dos jogadores no momento da aposta. “Os agentes pagadores dos prêmios poderão conferir se o número informado em cada aposta coincide com o número apresentado na retirada do respectivo prêmio”, argumenta.
De acordo com o relatório, a Caixa e os permissionários lotéricos devem garantir o sigilo na identificação dos apostadores. Em 30 dias, a instituição deve entrar em contato com os vencedores, que poderão receber o prêmio mesmo que tenham perdido o bilhete da aposta.
O registro do CPF valeria para as apostas da Mega-Sena, Lotofácil, Lotomania, Dupla-Sena, Timemania, Quina, Loteca e Lotogol. Ficariam de fora a Loteria Federal e a Loteria Instantânea Exclusiva (Lotex). “Se todas as apostas em loterias tivessem que se adequar à medida, os vendedores ambulantes de bilhetes se tornariam desempregados”, justifica Pedro Chaves.

 https://www12.senado.leg.br

Programa da Câmara de atendimento a adolescentes aprendizes completa 25 anos

Estudantes que integram o “Pró-Adolescente” também participam de atividades de reforço escolar. Aulas são dadas por servidores voluntários
Desde 1993, a Câmara dos Deputados mantém o Programa Pró-Adolescente, que oferece oportunidade de atuação profissional a adolescentes de baixa renda do Distrito Federal. Nesses 25 anos de existência, mais de cinco mil estudantes já atuaram na parte prática do Programa de Aprendizagem Profissional, além de frequentar o curso teórico de Auxiliar de Escritório Administrativo no Centro Salesiano do Menor, na cidade satélite de Ceilândia.

Atualmente, 430 adolescentes colaboram com os diversos setores da Câmara. O programa beneficia alunos do ensino regular a partir do 8º ano, com idade de 14 a 15 anos e seis meses, e provenientes de famílias cuja renda familiar per capita seja igual ou inferior a meio salário mínimo, ou estejam em situação de risco ou de vulnerabilidade social.
Secretária-executiva do programa, a servidora Juliene Botelho informa que os participantes recebem um salário mínimo, vale-transporte, vale-alimentação, uniforme, orientação vocacional e atendimento psicológico, entre outros benefícios.
Reforço escolar
Além da prática de aprendizagem profissional, o Pró-Adolescente estimula o aprendizado dos jovens com aulas de reforço escolar dadas pelos servidores da Câmara.
A estudante Nailê dos Santos Silva, de 17 anos, que faz parte programa, elogia as aulas promovidas pelos voluntários: “Não é igual à escola, que só passa o conteúdo e você aprende. Os servidores trazem dinâmicas interessantes, que nos ajudam a entender melhor as matérias”.
A museóloga do Centro Cultural da Câmara Luciana Scanapieco atua como voluntária, dando aulas de reforço de história para os adolescentes. “Todo fim de semestre, fico feliz porque tenho o retorno dos alunos, que vêm me agradecer, pois as notas deles na escola melhoraram muito”, relata ela.
Coordenadora do plantão de apoio escolar, a Mariana Araújo pede que mais servidores se voluntariem para dar aulas aos adolescentes: “Nossa principal necessidade é na área de química”. Interessados em lecionar podem se inscrever pelo e-mail institucional do programa (proad.depes@camara.leg.br).
Atualmente, uma média de 160 adolescentes participam das aulas de reforço escolar por bimestre.
Reportagem – Newton Araújo

Edição – Marcelo Oliveira

quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Vagas SINE/IDT de Fortaleza nesta quinta-feira (27/09)

Confira a lista com as principais vagas:
 

FORTALEZA
Centro - Rua. Assunção, 699 - Fone :(85) 3101.2775
Aldeota - Av. Santos Dumont, 5015 - Fone :(85) 3101.1660
Antonio Bezerra - Av.Demetrio de Menezes, 3750 - Fone :(85) 3101.2743
Messejana - Av.Jornalista Tomaz Coelho, 408 - Fone :(85) 3101.2138
Parangaba - Av. João Pessoa, 6239 - Fone :(85) 3101.3034
OCUPAÇÕESQTDE.VAGAS
Açougueiro20
Agente de vendas de serviços05
Analista de recursos humanos06
Artífice de manutenção05
Assistente de vendas06
Auxiliar administrativo06
Auxiliar de contabilidade01
Auxiliar de marceneiro01
Auxiliar de pessoal07
Auxiliar financeiro02
Babá01
Balconista de açougue20
Bordador, a mão02
Chefe administrativo05
Chefe de depósito05
Cobrador externo01
Comprador01
Conferente de carga e descarga05
Contador01
Coordenador administrativo01
Coordenador de restaurante01
Copeiro05
Costureira de máquina reta04
Costureira de máquinas industriais04
Cozinheiro geral06
Eletricista de instalações de veículos automotores01
Encarregado de almoxarifado05
Encarregado de hortifrutigrangeiros05
Gerente comercial01
Gerente de bar e lanchonete05
Gerente de mercearia05
Inspetor de qualidade04
Instalador de equipamentos de comunicação02
Jardineiro01
Manicure05
Marceneiro01
Mecânico de ar-condicionado e refrigeração01
Mecânico de auto em geral02
Mecânico de automóveis e caminhões01
Mecânico de empilhadeira01
Mecânico de manutenção de tratores02
Mecânico de motocicletas01
Mecânico de refrigeração03
Mecânico eletricista de automóveis01
Modelista01
Modelista de roupas01
Montador de automóveis03
Motorista de ônibus urbano60
Nutricionista05
Oficial de manutenção02
Operador de câmaras frias05
Operador de empilhadeira03
Padeiro confeiteiro01
Pasteleiro01
Pedreiro02
Pintor de automóveis02
Pizzaiolo02
Porteiro02
Promotor de vendas02
Recepcionista de hospital08
Representante comercial autônomo02
Revisor de tecidos acabados02
Salgadeiro01
Supervisor administrativo de pessoal02
Supervisor comercial01
Supervisor de atendimento (caixas e bilheteiros)05
Supervisor de vendas de serviços05
Técnico de apoio ao usuário de informática (helpdesk)05
Técnico de manutenção industrial01
Técnico em segurança do trabalho02
Tecnólogo em gestão de sistema de informação01
Torneiro mecânico01
Vendedor de serviços01
Vendedor interno50
Vendedor pracista02
Zelador02
 
PESSOA COM DEFICIÊNCIA
OCUPAÇÕESQTDE.VAGAS
Ajudante de carga e descarga de mercadoria01
Ajudante de cozinha02
Ajudante de obras01
Atendente de lojas04
Atendente de mesa02
Atendente de telemarketing20
Auxiliar de limpeza16
Auxiliar de linha de produção05
Copeiro03
Estoquista02
Mecânico de automóvel02
Oficial de serviços gerais na manutenção de edificações02
Operador de balanças rodoviárias01
Operador de caixa01
Promotor de vendas05
Recuperador de crédito05
Vendedor interno50

Seleção para transferidos e graduados oferta 898 vagas; inscrições de 8 a 11 de outubro

A Universidade Federal do Ceará disponibiliza 898 vagas para transferência de estudantes de outras instituições de ensino superior (IES) e admissão de graduados para o semestre letivo 2019.1. As inscrições serão aceitas de 8 a 11 de outubro.
Do total de 898 vagas ofertadas em cursos de graduação para o próximo semestre, 783 são destinadas à transferência de outras instituições de ensino (IES) e 115, à admissão de graduados. O quantitativo de vagas por curso, sede e turno está especificado no Edital nº 44/2018, publicado nesta quarta-feira (26).
Para concorrer às vagas, o interessado precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e obtido nota final igual ou superior a 450 em pelo menos uma das seguintes edições: 2014, 2015, 2016 ou 2017. Caso tenha participação em mais de uma dentre essas edições, será considerada aquela em que obteve maior nota final.
Para participar da seleção às vagas de transferência, no momento da inscrição, o candidato precisará ter integralizado no mínimo 20% e no máximo 50% da carga horária (ou do total de créditos) de seu curso de origem. A única exceção se refere aos Cursos de Medicina e Odontologia (tanto em Fortaleza quanto em Sobral), nos quais o intervalo será de 10% a 25%.
CURSOS AFINS – Após verificar as vagas ofertadas (quadro 2 do edital), o candidato à transferência deve atentar ao quadro de cursos afins (quadro 3 do edital). A primeira coluna se refere ao curso na UFC e a segunda, aos cursos de outras IES considerados afins. Por exemplo, Agronomia da UFC tem como cursos afins em outras IES os Cursos de Engenharia Agronômica, Engenharia de Agronegócio e Medicina Veterinária.
Se o curso não constar na tabela, é porque só recebe alunos do mesmo curso. Por exemplo, Direito da UFC só aceita alunos de outros cursos de Direito e por isso não tem seu nome no quadro de cursos afins. São considerados automaticamente afins graus de formação distintos (bacharelado e licenciatura) de um mesmo curso.
INSCRIÇÕES – As inscrições estarão abertas de 8 a 11 de outubro, exclusivamente pela Internet, através de link a ser disponibilizado no site da Pró-Reitoria de Graduação da UFC. Além do formulário de inscrição, o candidato terá de responder a um questionário socioeconômico para que sua solicitação seja efetivada.
Ao se inscrever, o candidato precisará estar bastante atento para não ser eliminado da seleção. O histórico escolar a ser anexado (em formato PDF, JPG ou PNG) deverá estar legível e conter, literalmente e de modo incontestável, as seguintes informações:
– carga horária total exigida pelo curso (ou a quantidade total de créditos);
– carga horária total integralizada pelo candidato (ou a quantidade total de créditos integralizados);
– situação atual do aluno no curso (que deve estar regular, com matrícula ativa ou trancada);
– data de emissão (entre 26 de setembro e 11 de outubro de 2018).
É importante destacar também que esse documento terá de ser o histórico escolar oficial autenticado pela instituição de origem (com carimbo e assinatura ou certificação eletrônica). As informações inseridas pelo candidato no formulário de inscrição deverão ser as mesmas constantes no histórico escolar. Aqueles que não atenderem a essas exigências serão eliminados do processo seletivo.
Mais informações, como normas para inscrição, critérios de seleção, lista de documentos e procedimentos para matrícula, podem ser conferidas no Edital nº 44/2018. A divulgação do resultado final e das informações referentes à matrícula dos aprovados está prevista para o dia 21 de novembro.

Fonte: Pró-Reitoria de Graduação da UFC – fone: 85 3366 9528