quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Carrefour lança nota de esclarecimento sobre morte de cão: "Um grave problema ocorreu"

A rede internacional de hipermercados Carrefour lançou nesta terça-feira, 4, uma nota de esclarecimento sobre a morte de um cão em sua loja de Osasco, em São Paulo. O caso aconteceu no último dia 28, quando o animal teria morrido após ter sofrido maus-tratos e envenenamento por parte de seguranças da empresa. "Um grave problema ocorreu", comunicou.
  
Em nota, o Carrefour informou reconhecer o problema na loja. “A empresa não vai se eximir de sua responsabilidade. Estamos tristes com a morte desse animal. Somos os maiores interessados para que todos os fatos sejam esclarecidos”, declarou no texto, divulgado nesta noite.
  
De acordo com a rede de hipermercados, o funcionário envolvido é de uma empresa terceirizada e teria sido afastado desde o início da apuração. 
  
“Queremos informar também que estamos recebendo sugestões de várias entidades e ONGs ligadas à causa que vão nos auxiliar na construção de uma nova política para proteção e defesa dos animais”, concluiu.
  
Desde que foi noticiado, o caso ganhou repercussão e indignação de usuários de redes sociais. Tatá Werneck, Fernanda Paes Leme, Kéfera, Ana Paula Minerato, Camilla Uckers, ex-BBB Lucas Fernandes, Yasmin Brunet, Marcelo Serrado e Giovanna Lancellotti foram algumas personalidades que demonstraram repúdio sobre a morte do animal.
  
Redação O POVO Online

ABERTURA - NATAL DO RENASCIMENTO.


Enel atrasa religação elétrica e 5 mil atendimentos são prejudicados em Centro Cultural

Desde a sexta-feira, 30, o Centro Cultural do Bom Jardim (CCBJ) está com as atividades paralisadas. As chuvas em Fortaleza naquele dia ocasionaram pane em um dos postes próximo ao prédio público, prejudicando a caixa de alimentação elétrica do local. Desde então, cerca de cinco mil atendimentos foram prejudicados. Notificada no sábado, a Enel Distribuição Ceará adiou por dois dias o restabelecimento elétrico, porém, em nota, compromete-se a enviar equipe ao local ainda nesta quarta-feira, 5.
 
A denúncia do CCBJ e a resposta da empresa foram dadas ao jornalista Plínio Bortolotti, durante o programa O Povo no Rádio, da Rádio O POVO/ CBN, nesta manhã. Desde sexta, cerca de cinco mil atendimentos deixaram de acontecer no CCBJ. O equipamento oferece 48 cursos e atende cerca de 800 pessoas.   
 
A pane aconteceu fora do CCBJ. No sábado, uma equipe da Enel esteve no local para desligar o poste danificado. O problema ainda não foi resolvido mesmo após a troca do disjuntor elétrico do Centro Cultural e da devolutiva feito junto à Enel de que o CCBJ precisava de religação elétrica urgente. "Em alguma das oscilações, a nossa caixa não suportou. Já realizamos a manutenção do nosso equipamento. Cabe agora à Enel fazer a religação", solicitou Trícia Matias, gerente-executiva do Centro Cultural do Bom Jardim, durante entrevista ao programa. 

Trícia afirmou que por dois dias a ida dos técnicos ao local foi adiada. Em um dos dias, inclusive, a empresa afirmou que os profissionais estavam próximos ao ponto solicitado, mas não compareceram para realizar o serviço. 

Segundo a diretora, providências legais serão tomadas. De acordo com ela, estão cientes sobre o caso a assessoria jurídica, o presidente e a diretoria de infraestrutura do Instituto Dragão do Mar e o próprio secretário da Cultura do Estado, ao qual o CCBJ é vinculado. “Nós temos perdas. Foram 13 atividades, entre espetáculos, masterclass e exposições, que foram canceladas”, afirmou Trícia. 

A Enel informou, por meio da assessoria de comunicação, que recebeu a reclamação da ausência de energia do Centro Cultural Bom Jardim na última segunda-feira, 3, e que ainda hoje uma equipe da empresa estará no local para fazer o devido reparo.
  
 
Redação O POVO Online 


Saúde: Caucaia bate meta e vacina mais de 65 mil cães e gatos

Caucaia acaba de bater mais uma meta de vacinação. Após esforço concentrado no último fim de semana, a cidade está com 88% de cães e gatos imunes à raiva animal.
 
Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde era de 80%. A vacinação prossegue até o próximo dia 20 de dezembro.
 
Conforme relatório da SMS, 45.537 cães receberam a dose da vacina e 19.647 gatos foram imunizados. O total, portanto, é de 65.184 animais vacinados. Caucaia tem hoje 74 mil cães e gatos.
 
Segundo o coordenador de Núcleo de Controle de Endemias e Zoonoses da SMS, Francisco Pires, a campanha prossegue na zona rural, especificamente na região dos Matões, com o trabalho da equipe volante.
 
Já na Sede de Caucaia, a vacinação está disponível no posto fixo que funciona no Centro de Endemias, localizado à rua Manoel Ferreira, 440, no bairro da Cigana.

Balanço: Ouvidoria registra 1.835 manifestações em 11 meses

A Ouvidoria do Município deve encerrar 2018 com um marco importante. Em 11 meses, a pasta contabilizou 1.835 manifestações. Como isso representa uma média mensal de 166 ocorrências, a expectativa é de que o ano feche com mais de 2.000 registros.
 
O público que acionou o órgão até o momento apresenta 91% de satisfação com o trabalho desenvolvido. As manifestações foram registradas por 516 usuários do gênero feminino, 466 do gênero masculino e 32 pessoas jurídicas.
 
Conforme a ouvidora Francilena Pontes Guerra, a essência do trabalho da Ouvidoria “é, de forma bastante resumida, ajudar a transformar em oportunidades as ameaças, humanizando a relação da gestão com a população e perseguindo o equilíbrio nesse processo.”
 
Para isso, em  2017, a Prefeitura implementou o sistema de Ouvidoria Online em cumprimento à legislação que estabelece normas básicas para a participação, proteção e defesa do usuário dos serviços públicos prestados direta ou indiretamente pela administração pública.
 
Além disso, a gestão cumpre ainda a Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, conhecida como Lei de Acesso à  Informação (LAI).
 
SERVIÇO
OUVIDORIA DO MUNICÍPIO
Call Center: 0800 280 2929 (opção 4)
Telefones: 3342.8064 e 3342.8138
Endereço: rua Francisco Sales, 116, Centro (de segunda a sexta, de 8 às 14 horas)
E-mail: ouvidoriageral@caucaia.ce.gov.br
Ouvidoria online: http://bit.ly/2xefF7y

Eunício retira de pauta projeto que permitiria nepotismo e indicações políticas em estatais

O presidente do Senado, Eunício Oliveira, recusou-se nesta terça-feira (4) a levar à votação o PLS 52/2013, que regulamenta a atuação das agências reguladoras. Ele explicou aos senadores que o projeto, aprovado pela Câmara dos Deputados na forma de substitutivo, recebeu alterações que podem “desfigurar” a Lei de Responsabilidade das Estatais (Lei 13.303, de 2016).
O projeto, de autoria do próprio Eunício, recebeu emenda na comissão mista que permitiria a indicação de parentes até o terceiro grau de autoridades para o conselho de administração e a diretoria de empresas estatais.
— Não merece ser incluída outra matéria que não diga respeito à regulamentação das agências. Por outro lado, a Lei das Estatais, que nós aprovamos, foi incorporada nessa matéria, do meu ponto de vista, indevidamente, inadequadamente — disse Eunício.
A atitude de Eunício foi elogiada em Plenário. O senador Eduardo Braga (MDB-AM) considerou fundamental a preservação da Lei das Estatais, ainda que, em sua opinião, a decisão de retirar o projeto da pauta coubesse ao Plenário. O senador Renan Calheiros (MDB-AL) mencionou o protagonismo do Senado com a Lei das Estatais, lamentando que a proibição do emprego de parentes de políticos venha sendo descumprida pelo Executivo.

Nepotismo

A polêmica decorre da mudança feita pelos deputados com o objetivo de permitir a indicação de parentes até o terceiro grau de autoridades para o conselho de administração e a diretoria de empresas estatais com receita operacional bruta maior que R$ 90 milhões.
Se esse dispositivo de revogação virar lei, parentes de ministros, de dirigentes partidários ou de legisladores poderão participar do controle dessas empresas, assim como outras pessoas que tenham atuado na estrutura decisória de partido político ou em campanha eleitoral nos últimos 36 meses anteriores à nomeação.

Outros jabutis

O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) acusou a Câmara de ter incluído “jabuti” prejudicial à moralidade pública. No mesmo sentido, a senadora Simone Tebet (MDB-MS) acrescentou críticas à tentativa de derrubar a quarentena de sócios e executivos de empresas sob fiscalização das agências reguladoras, situação que, segundo ela, “coloca a raposa dentro do galinheiro”.
— Qualquer dono, gerente ou administrador dessas empresas poderá ser indicado como membro do conselho das agências reguladoras. Tão grave quanto incluir de forma errada, ilegal e até imoral a revogação desse dispositivo da quarentena da Lei das Estatais, nós temos aí também a retirada por parte da Câmara desse dispositivo — afirmou Simone Tebet.

Lei geral das agências

Aprovado pelo Senado em 2016, o PLS 52/2013 uniformiza detalhes do funcionamento das agências reguladoras, como número de membros e mandato, criando ainda um mecanismo para aferir as consequências de possíveis decisões. A proposta foi batizada de Lei Geral das Agências Reguladoras.
De acordo com o projeto, qualquer mudança ou criação de ato normativo de interesse geral dos agentes econômicos, consumidores ou usuários dos serviços prestados dependerá da Análise de Impacto Regulatório (AIR). Essa análise deverá conter informações e dados sobre os possíveis efeitos e seguirá parâmetros a serem definidos em regulamento, que também dirá os casos em que poderá ser dispensada.
Após a realização da AIR, o conselho diretor ou a diretoria colegiada deverá se manifestar sobre a adequação da proposta de ato normativo aos objetivos pretendidos e indicar se os impactos estimados recomendam sua adoção. Tanto a análise quanto a manifestação da diretoria serão tornados públicos para ajudar os interessados na realização de consulta ou de audiência pública.


Saúde: Desinformação e preconceito ainda são paradigmas na luta contra Aids e HIV

A desinformação e o preconceito ainda são grandes paradigmas na luta contra o HIV e a Aids. A campanha Dezembro Vermelho, que completa 30 anos no Brasil, tem como objetivo conscientizar pessoas que vivem em situação de risco, pacientes que convivem com o vírus e familiares. Nesta perspectiva, a Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretária Municipal de Saúde, realiza nesta terça (4/12) e quarta-feira (5/12), na sede do Serviço de Atendimento Especial (SAE), programação para o público local com atendimentos, palestras, serviços de beleza e sorteio de brindes.

A adesão ao tratamento e carga viral indetectável foram assuntos da roda de conversa de hoje. Para a médica infectologista do SAE Gabriela Silveira, o trabalho realizado pela SMS tem como objetivo orientar cuidados durante o tratamento ao HIV, fazendo com que a carga total do vírus de pacientes fique indetectável. “Significa dizer que esse vírus não circula de modo importante no corpo e, com isso, na maioria dos casos, a gente consiga restabelecer as defesas do corpo, que é a imunidade, aumentado o CD4. Além disso, a carga viral indetectável possibilita que pacientes não trasmitam o vírus do HIV”, explicou a especialista.
 
Cabeleireira e maquiadora, Dandara Closer, de 37 anos, é soropositiva há mais de uma década. Ela lembra do medo que sentia sempre que fazia testes. Havia o receio do preconceito que poderia sofrer do próprio namorado, em São Paulo. “De repente, ele fez o exame e constatou que tinha Aids. Tosse, ferimentos e o emagrecimento dele já davam indícios que estava doente”, recorda.
 
Ao término do relacionamento, Dandara voltou para Caucaia, onde mora e é acompanhada pelo SAE. “Procurei o órgão para fazer o exame e rapidamente fui diagnosticada como soropositiva. Mesmo sabendo que corria o risco ter sido contaminada, nunca imaginei que podia acontecer comigo”, revelou a cabeleireira, que classifica como fundamental o apoio do SAE para trabalhar alguns transtornos que sentiu e são comuns em pacientes recém diagnosticados.
 
O administrador de empresas G. F., de 32 anos, descobriu-se soropositivo por volta dos 25 anos, após fazer exames para doar sangue. “Quase não contava para os meus pais e minha namorada, que atualmente é minha esposa”, relatou ele, também é paciente do SAE.
 
Assim como Dandara, o administrador também vive com qualidade. “Resumidamente, o atendimento psicológico do órgão é o acolhimento à PVHIV (Pessoa Vive com HIV recém diagnosticada ou transferida), através da escuta efetiva, apoio emocional e aconselhamento, além de sensibilizar o companheiro para realizar a TR HIV”, destaca a psicóloga do SAE, Darcylene Filgueira.
 
SAIBA MAIS
O SAE Caucaia engaja há nove anos ações alusivas à campanha internacional de combate à Aids, incentivando a adesão ao tratamento para que todas as PVHI alcancem a carga viral indetectável e tenham mais qualidade de vida. De dezembro de 2017 até o presente momento, cresceu de 431 para 551 o número de prontuários atendidos pela SMS. A unidade registra 346 pacientes em adesão ao tratamento. Todas as segundas, terças e quartas-feiras o órgão disponibiliza atendimento aos pacientes com HVI.

Acusado de tentar matar a esposa no Município de Fortim é condenado a 20 anos de prisão

O Conselho de Sentença do Tribunal do Júri da Vara Única de Fortim condenou Elvis da Silva Lima pela tentativa de feminicídio contra a própria esposa. O réu foi sentenciado a 20 anos de prisão. O julgamento foi presidido pelo juiz Silmar Lima Carvalho.
Na decisão, o magistrado determinou que o acusado deva permanecer preso enquanto aguarda o julgamento do recurso de apelação, com o objetivo garantir a segurança da vítima, “haja vista ter sido afirmado pelo réu que a qualquer momento que sair da cadeia a matará”.
De acordo com a denúncia, no dia 25 de maio de 2016, o réu agrediu a companheira com dois golpes de faca. Após o crime, a mulher foi socorrida e encaminhada a um hospital.
Por essa razão, Elvis foi denunciado por tentativa de homicídio triplamente qualificado (motivo fútil; mediante recurso que dificultou a defesa da vítima; e contra a mulher por razões da condição de sexo feminino). Durante o julgamento, o júri reconheceu a autoria e materialidade do crime, assim como as qualificadoras.
O julgamento, realizado no último dia 30, fez parte das ações julgadas durante o Mês Nacional do Júri e Semana da Justiça Paz em Casa, por se tratar de crime de feminicídio.

tjce