sexta-feira, 10 de julho de 2020

Malha viária recebe serviços de recuperação

Os trabalhos de recuperação da malha viária de Caucaia continuaram intensos ao longo desta semana. A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), realiza o asfaltamento das vias de diversos bairros, como a Rua das Oiticicas, no Arianópolis, a Rua Anagé, no Parque Guadalajara, e as ruas Guararapes e Acapulco, ambas no Parque Potira. 
“Estamos garantindo mais qualidade na pista e melhor mobilidade para motoristas e pedestres que trafegam na área. A nova pavimentação asfáltica é uma importante intervenção que beneficia toda a população”, afirma o Prefeito Naumi Amorim. 
Segundo o titular da Seinfra, Kaká Pires, alguns trabalhos ficaram prejudicados com o período intenso de chuvas, “mas estamos sempre apostos para continuar os serviços com uma grande equipe e diversos equipamentos para que o trabalho seja ágil e concluído em tempo mínimo”, ressalta.  
No mês de junho, a Prefeitura de Caucaia também iniciou obras de recomposição de vias com revitalização em pedra tosca e pavimentação asfáltica nos bairros Capuan, Jandaiguaba, Padre Júlio Maria, Grilo e Parque Potira, além das localidades Jardim do Amor e Genipabu. 
No Capuan as Ruas Chagas Miguel, Joaquim Gaspar, José Alexandre e Rua do Campo foram revitalizadas. Na Jandaiguaba, as ruas José Holanda Nogueira e Juarez Andrade receberam as melhorias. 
“São melhorias que também previnem doenças na população com menos poeira nas ruas e melhor drenagem da água da chuva”, finaliza o Prefeito Naumi.
 
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Comissões conjuntas aprovam oito projetos de deputados e um requerimento

As comissões de Orçamento, Finanças e Tributação; Trabalho, Administração e Serviço Público; Indústria, Comércio, Turismo e Serviços; Seguridade Social e Saúde; Direitos Humanos e Cidadania; Defesa Social; Educação; Viação, Transporte e Desenvolvimento Urbano; Infância e Adolescência aprovaram, em reunião conjunta pelo Sistema de Deliberação Remoto (SDR), na tarde desta quinta-feira (09/07), oito projetos de deputados, sendo quatro de lei, quatro de indicação e um requerimento.
O projeto de lei n.º 431/19, de autoria do deputado Renato Roseno (Psol) e coautoria das deputadas Augusta Brito (PCdoB) e Patrícia Aguiar (PSD), autoriza a criação de comissões para proteção e prevenção à violência contra crianças e adolescentes nas escolas públicas estaduais e na rede privada. A proposta conta com emenda dos deputados Renato Roseno (Psol) e Augusta Brito (PCdoB), aprovada nas comissões conjuntas e pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).
O projeto de lei nº 132/2020, do deputado Walter Cavalcante (MDB) e coautoria do deputado Vitor Valim (Pros), obriga a instalação de placa de acrílico transparente como anteparo em caixas de supermercados, farmácias, recepção de prédios públicos e privados, comerciais ou não, estabelecimentos comerciais em geral e congêneres do Ceará, como forma de prevenção ao contágio por coronavírus. A matéria tem emenda do deputado Leonardo Araújo (MDB), aprovada também em reunião da CCJR.
O projeto lei nº 175/2020, do deputado Evandro Leitão (PDT), obriga a instalação de dispensadores contendo solução de álcool em gel a 70% em todos os terminais de passageiros rodoviários, aéreos e marítimos do Ceará.  
Também de autoria do parlamentar, o colegiado aprovou o projeto de lei nº 176/2020, que estabelece requisitos para o funcionamento de academias esportivas durante o estado de calamidade pública decretado em razão da pandemia de coronavírus.
Os parlamentares aprovaram ainda quatro projetos de indicação. Um deles é o nº 81/2020 do deputado Soldado Noelio (Pros). A matéria dispõe sobre a promoção post mortem de militares e seus efeitos em caso de falecimento em decorrência do novo coronavírus.
O projeto de indicação nº 83/20, da deputada Aderlânia Noronha (SD) e coautoria de Érika Amorim (PSD), assegura às servidoras públicas estaduais gestantes ou adotantes o direito à licença-maternidade de 180 (cento e oitenta) dias e aos servidores públicos estaduais, em caso de nascimento de filho ou no caso de pai adotante, o direito à licença-paternidade de 45 (quarenta e cinco) dias, sem prejuízo do cargo e da remuneração, enquanto perdurar a pandemia do novo coronavírus no Ceará. A proposta foi subscrita pelo deputado Queiroz Filho (PDT).
O projeto de indicação nº 87/20, da deputada Fernanda Pessoa (PSDB), estabelece que a Secretaria de Educação do Ceará (Seduc) firme convênio com a Assembleia Legislativa para que as aulas do ensino médio sejam transmitidas pela TV Assembleia.
O projeto de indicação nº 88/20 é do deputado Queiroz Filho (PDT), com coautoria da deputada Érika Amorim (PSD). A proposta sugere o fornecimento aos profissionais da educação da rede estadual de ensino de equipamentos necessários para o desempenho e execução de aulas remotas.
Foi aprovada ainda a emenda substitutiva de autoria dos deputados Leonardo Pinheiro (PP), Guilherme Landim (PDT), Nizo Costa (PSB) e Renato Roseno (Psol) ao projeto de lei nº 124/2020, do deputado Leonardo Pinheiro (PP) e coautoria da deputada Augusta Brito (PCdoB).
O colegiado aprovou também requerimento de autoria do deputado Nizo Costa (PSB) que solicita audiência pública para discutir o adiamento do pagamento dos financiamentos dos veículos dos trabalhadores do Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal junto a bancos públicos e privados.
Estavam presentes os parlamentares Queiroz Filho (PDT), Walter Cavalcante (MDB), Júlio César Filho (Cidadania), Elmano Freitas (PT), Antônio Granja (PDT), Heitor Férrer (SD), Fernanda Pessoa (PSDB), Lucílvio Girão (PP), Érika Amorim (PSD), Acrísio Sena (PT), Apóstolo Luiz Henrique (PP), Nizo Costa (PSB), Bruno Pedrosa (PP), Salmito (PDT), Moisés Braz (PT), Renato Roseno (Psol), João Jaime (DEM), Leonardo Araújo (MDB), Sérgio Aguiar (PDT), Manoel Duca (PDT), Delegado Cavalcante (PSL), Agenor Neto (MDB) e Érica Amorim (PSD).
LV/LF

Prefeitura recupera estradas vicinais de comunidades da BR-020

A Prefeitura de Caucaia iniciou os trabalhos de recuperação das estradas vicinais da comunidade Umari, localizada na BR-020. Os serviços são executados pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sapp).
Uma máquina patrol e uma pá carregadeira, com o auxílio de caminhões-caçamba, executam os trabalhos, que visam regularizar as condições das estradas com raspagem e abertura do mato existente nas laterais.
“Também realizamos o aterramento das vias para dar mais sustentação ao solo. Algumas localidades foram castigadas com as fortes chuvas”, comenta o titular da Sapp, Cézar Cordeiro. Ele ressalta que os trabalhos garantem também a agilidade na prestação dos serviços oferecidos pela Prefeitura à população da região. 
“A recuperação destas vias repercute positivamente na saúde e na educação da população local. Com a melhoria das vias, os postos de saúde locais são abastecidos com mais agilidade e os ônibus escolares terão fácil acesso para transportar nossas crianças quando as aulas retornarem”, comentou.
A Sapp também esteve esta semana na comunidade Belo Monte. Na próxima semana, os trabalhos chegam à comunidade Santa Luzia. Ambas estão localizadas na BR-020. Em 2019, ao todo, 453 quilômetros de estradas carroçáveis, na zona rural do município, foram recuperadas pela Prefeitura de Caucaia por meio da Sapp.
 
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Atendimento ao público continua virtual na primeira fase de retomada das atividades presenciais do Judiciário cearense

O atendimento ao público continuará sendo realizado de forma virtual na primeira fase de retomada do trabalho presencial do Poder Judiciário cearense, que tem início na próxima terça-feira, dia 14 de julho. Advogados, procuradores, integrantes do Ministério Público e da Defensoria Pública, além de partes e testemunhas, permanecem assistidos por meio de telefone, e-mail e videoconferência.
As Centrais de Atendimento Judicial atenderão de forma remota, por meio dos canais eletrônicos de comunicação disponíveis na página oficial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), assim como as demais unidades administrativas e judiciárias. No caso das varas onde ainda tramitam processos físicos, o atendimento poderá ser feito com agendamento obrigatório pelos contatos eletrônicos. Somente após agendar, as partes poderão comparecer em um ou dois dias por semana, a critério do magistrado, durante o horário de abertura dos fóruns para o público externo, que no Interior será de 8h às 12h e na Capital será de 13h às 17h.
As audiências ocorrerão, prioritariamente, por meio de videoconferência. Quando excepcionalmente não for possível a realização remota, serão adotados os horários acima citados e haverá intervalo mínimo de vinte minutos entre uma sessão e outra.
Plano de Retomada do Trabalho Presencial do TJCE será realizado em cinco fases, a partir do dia 14 de julho até o dia 12 de setembro, com foco em atividades internas. A Portaria nº 916/2020, que trata do assunto, foi publicada no Diário da Justiça dessa terça-feira (07/07) e está em conformidade com recomendações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e com a Política de Regionalização das Medidas de Isolamento Social do Governo do Estado, podendo ser alterada em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

tjce

Sine municipal retorna com atendimento agendado para habilitação ao seguro-desemprego

O Sine Municipal de Caucaia retornou com atendimento presencial e agendado para habilitação ao seguro-desemprego. O usuário deve solicitar o atendimento pelo e-mail segurodesemprego@setem.caucaia.ce.gov.br com o título no assunto “habilitação seguro-desemprego” contendo nome completo, número do PIS, CPF, endereço completo com CEP e número de telefone. 
Em até 48h o solicitante recebe retorno com data e horário do atendimento presencial na sede do Sine Municipal. O mesmo procedimento pode ser feito pelo aplicativo Whatsapp, no telefone (085) 3342.2533. Apenas quatro atendimentos estão sendo agendados por dia, entre 9h e 12h, e apenas para moradores com comprovante de residência de Caucaia. 
“Devemos retornar os atendimentos de auxílio à população, mas respeitando normas de higiene em saúde como forma de combate ao novo coronavírus. Por isso, estipulamos apenas quatro atendimentos por dia dentro do Sine para evitar aglomerações”, comenta o diretor do Sine Municipal de Caucaia, Alexandre Fonseca.
Ele ressalta que o usuário deve comparecer no atendimento presencial usando máscaras e sem acompanhante. “Também vamos medir a temperatura de todos antes de entrar no equipamento e disponibilizar álcool 70% em gel”, finaliza.
No ato da habilitação, o usuário deve apresentar os seguintes documentos: requerimento do seguro-desemprego ou sentença judicial; termo de rescisão devidamente preenchido, datado e assinado; RG e CPF - original e cópia; CTPS - original e cópia; comprovante de residência - original e cópia (vencimento máximo de 90 dias); comprovante de escolaridade - original e cópia; três últimos contracheques - cópia; e comprovante de depósito ou saque do FGTS - cópia.

SERVIÇO
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TELEFONE: (85) 3342.2533 
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quinta-feira, 9 de julho de 2020

Supervisores da Defensoria discutem plano de retomada das atividades presenciais e outros temas

Durante a manhã desta terça-feira, dia 7 de julho, os supervisores da Defensoria Pública estiveram reunidos com a equipe da gestão da instituição para debater os passos do plano de retomada das atividades presenciais. Na ocasião, a defensora geral, Elizabeth Chagas, apresentou as diretrizes do plano de ação elaborado por Grupo de Trabalho, cuja proposta é que as atividades presenciais sejam retornem no dia 24 de agosto, inicialmente, respeitando quatro etapas, as quais terão escala de trabalho gradativa, contudo, privilegiando ainda o atendimento remoto como regra, evitando aglomerações.
“A retomada dos trabalhos presenciais, tanto na atividade administrativa e quanto na atividade fim da Defensoria Pública do Estado do Ceará, deverá ocorrer de forma gradual e sistematizada, observada a implementação das medidas previstas em Instrução Normativa, que será publicada em breve. O planejamento de retomada ainda será também apresentado à Corregedoria Geral”, disse.
A Defensoria integra todos os comitês de acompanhamento da evolução do coronavírus, em âmbito estadual, como também no sistema de justiça.
A retomada das atividades terá intervalo de 14 dias entre cada uma das etapas, que serão precedidas obrigatoriamente pela análise do Grupo de Trabalho, amparada em informações técnicas prestadas por órgãos públicos, em especial o Ministério da Saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária e a Secretaria Estadual e Municipais de Saúde.
Elizabeth apresentou ainda as normas gerais das novas fases onde serão obrigatórios o uso de Equipamentos de Proteção Individual no âmbito da DPCE por todos os defensores, colaboradores, estagiários e assistidos. “Dito isso, todos os nossos colaboradores e defensores receberão – em calendário que será divulgado pelo CDC e CDI nas próximas semanas – máscaras de proteção individual, face shield, além da disponibilização de material de limpeza e higiene com vistas a prevenção da contaminação por Covid-19. Além disso, destaco que estamos promovendo a sanitização dos ambientes.
A defensora geral pontuou ainda que em diálogo com Tribunal de Justiça acerca das medidas preventivas na fase de retomada, o órgão se comprometeu em viabilizar a higienização dos ambientes da Defensoria que funcionam junto aos Fóruns.
Na primeira etapa, dia 24 de agosto, o acesso aos núcleos/sedes da Defensoria Pública será restrito apenas aos membros (servidores, colaboradores, estagiários), que estejam listados na demanda de 25% de cada setor. Além disso, nesta fase o atendimento presencial se dará apenas aos assistidos previamente marcados e/ou em situações de urgência.
Toda a divulgação das etapas, campanhas e novos regramentos será feito pela Assessoria de Comunicação da instituição. O Plano de Retorno das Atividades Presenciais está em debate e, no momento, os defensores seguem em teletrabalho.
Na reunião, foram trazidas ainda as soluções tecnológicas (como novo site, chatbot e aplicativo) que visam facilitar a comunicação entre sociedade e a Defensoria, além disso, foi debatida a realidade financeira da instituição e os desafios pela frente. Os supervisores puderam tirar dúvidas e esclarecer a situação das cidades e locais de atuação.
Por fim, a defensora geral destacou a crescente busca pelo atendimento da instituição, que deve crescer mais de 7mil atendimentos entre maio e junho e que terão os resultados divulgados ainda esta semana. “A população está ainda mais carente e a Defensoria promove a retaguarda de acesso aos direitos fundamentais. Os defensores e as defensoras do Ceará têm se empenhado para estarem mais próximos, mesmo com o isolamento social, reinventando formas e formatos de atuação. Temos ampliado os recursos de tecnologia e de informação e gostaria e parabenizar a todos pelo empenho e dedicação neste período tão difícil e desafiador”, disse.

Investigação do MPCE avança no combate a crimes sexuais denunciados pelas redes sociais

O Ministério Público do Estado do Ceará, por determinação do procurador-geral de Justiça Manuel Pinheiro, montou uma força-tarefa para investigar os casos de crimes sexuais denunciados por vítimas de todo o estado nas redes sociais. Além disso, o órgão tem feito um trabalho de acolhimento e apoio psicossocial às pessoas que sofreram os abusos. O caso conhecido como “exposed”, por conta da exposição de fotos e vídeos íntimos sem consentimento na internet, avançou na investigação de outros crimes sexuais, como assédios supostamente cometidos por professores de escolas e faculdades públicas e privadas contra alunas e alunos. Além das promotorias de Justiça de várias comarcas, o Ministério Público vem atuando nesse caso por meio do Núcleo de Investigação Criminal (NUINC), do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência (NUAVV) e do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (CAOPIJE). Apesar do esforço, os promotores de Justiça têm encontrado dificuldade nas investigações porque as vítimas ainda se mostram resistentes a registrar as denúncias. Para isso, o MPCE criou o e-mail dignidadesexual@mpce.mp.br para que elas façam o primeiro contato com a instituição.
Investigação
Promotorias de Justiça de Fortaleza, Juazeiro do Norte, Iguatu e Sobral já abriram procedimentos para investigar os casos. Desde o início de junho de 2020, o Ministério Público atua tanto na área criminal quanto cível, com o objetivo de identificar e denunciar os criminosos, responsabilizar gestores das instituições de ensino públicas e privadas, caso tenham sido negligentes na prevenção dos abusos, e reparar os possíveis danos coletivos das vítimas por meio de ações civis públicas.
Os órgãos de execução e de investigação do MPCE estão trabalhando em parceria com a Polícia Civil e já oficiaram vários pedidos de informações dirigidos às escolas privadas e às secretarias de educação dos municípios com casos investigados e à Secretaria da Educação do Estado. Em Fortaleza, já foram realizadas operações de busca e apreensão em residências de alvos para colher mais elementos de prova.
O Núcleo de Investigação Criminal (NUINC) coordena as atividades na seara criminal dando o apoio necessário aos promotores de Justiça com atuação nessa área. Já o Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (CAOPIJE) vem fortalecendo a rede de apoio aos promotores de Justiça com atuação específica na tutela da infância e juventude.
Apoio às Vítimas
Além de garantir a apuração dos fatos nos devidos procedimentos criminais e cíveis, o Ministério Público vem dando apoio às pessoas que sofreram os abusos por meio do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência (NUAVV). Com uma equipe multidisciplinar formada por promotora de Justiça, advogadas, psicólogas e assistentes sociais, o Núcleo faz o acolhimento e presta apoio psicossocial a quem procurar a instituição. As vítimas podem entrar em contato pelos telefones (85) 98563-4067 ou (85) 3218-7630. O endereço do NUAVV é Av. Cel. Philomeno Gomes, 222 – Bairro Luciano Cavalcante – Fortaleza (prédio das Promotorias Criminais).

Assessoria de Imprensa

Ministério Público do Estado do Ceará

Email:imprensa@mpce.mp.br

TJCE programa para 14 de julho retorno gradual das atividades presenciais

O Plano de Retomada do Trabalho Presencial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) será realizado em cinco fases, a partir do dia 14 de julho até o dia 22 de setembro, com foco em atividades internas e atendimento ao público somente em casos excepcionais. A Portaria nº 916/2020, que trata do assunto, foi publicada no Diário da Justiça dessa terça-feira (07/07) e está em conformidade com recomendações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e com a Política de Regionalização do Isolamento Social no Estado, podendo ser alterada em razão da pandemia do novo coronavírus.
De acordo com o normativo, o teletrabalho será executado de modo prioritário, em regime diferenciado, durante a vigência da portaria. O acesso aos prédios do Judiciário cearense será restrito a magistrados, colaboradores e estagiários, de acordo com as fases estabelecidas, além de promotores de justiça, defensores públicos, advogados, peritos e auxiliares da Justiça. A jornada de trabalho ocorrerá em turno único, sendo das 8h às 15h, no Interior, e das 11h às 18h, na Capital.
O ingresso das partes e outros interessados somente será autorizado em caso de comprovação da necessidade de prática de ato judicial ou de outra providência cuja realização não tenha sido possível virtualmente. Nesses casos excepcionais, o atendimento ocorrerá somente das 8h às 12h, no Interior, e das 13h às 17h, em Fortaleza.
ATENDIMENTO REMOTO
As Centrais de Atendimento Judicial continuarão atendendo de forma remota, por meio dos canais eletrônicos institucionais que estão disponíveis na página oficial do TJCE. O atendimento presencial das secretarias de vara em que tramitam processos físicos poderá ser feito em um ou dois dias por semana, mediante portaria expedida pelo diretor do fórum, obedecido o horário de abertura para o público externo.
Já o atendimento dos magistrados seguirá de forma remota, conforme a Portaria nº 783/2020, que regulamenta o uso da videoconferência. As audiências também serão realizadas obrigatoriamente por meio virtual. Caso não possam ocorrer dessa forma, serão feitas presencialmente no horário de funcionamento do Judiciário (8h às 15h no Interior e 11h às 18h na Capital), sendo observadas as regras sanitárias e o intervalo mínimo de vinte minutos entre uma sessão e outra.
A portaria também estabeleceu o Protocolo Sanitário (anexo V), que deverá ser rigorosamente aplicado. Será obrigatório e contínuo o uso de máscara para o acesso e a permanência nos edifícios, além de higienização das mãos com uso de álcool em gel 70%, fornecido pelo Judiciário.
Ainda segundo o documento, está autorizado o funcionamento interno das dependências cedidas ao Ministério Público, à Defensoria Pública e à Ordem dos Advogados do Brasil, além de universidades e demais entidades parceiras, vedado o atendimento presencial ao público.
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tjce