sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Guadalajara e Grilo recebem Pontos de Finanças Solidárias

 

O prefeito Naumi Amorim entregou, na manhã desta sexta (7), os Pontos de Finanças Solidárias nos bairros Guadalajara e Grilo, levando os serviços da Prefeitura de Caucaia para mais perto da população. Os pontos funcionam nas dependências dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) dos respectivos bairros e são frutos de uma ação integrada entre as secretarias de Trabalho, Emprego e Empreendedorismo e Desenvolvimento Social.

O objetivo é ofertar apoio às famílias em situação de vulnerabilidade social, promovendo ações de inclusão financeira e bancária. “São grandes os benefícios que a população já pode contar por aqui. É uma ação que vai além do encaminhamento para o mercado de trabalho, mas que contempla também a capacitação, oferecendo maior suporte principalmente para os nossos jovens”, pontua o prefeito Naumi Amorim. 

Os novos Pontos de Finanças Solidárias também funcionarão como postos de atendimento do SINE Municipal, onde a população poderá realizar e alterar cadastros, consultar vagas disponíveis e emitir cartas de encaminhamento. A previsão é de que também sejam realizadas outras ações, como iniciativas de fomento à cultura do empoderamento feminino e criação de uma moeda social eletrônica.

“Estamos atendendo a uma reivindicação da comunidade. Quem precisava dos serviços do SINE Municipal tinha que se deslocar até o Centro. Agora os serviços vão até o povo. Nosso objetivo é levar esse tipo de iniciativa para regiões mais distantes também, combatendo o desemprego e promovendo oportunidades”, pontua o titular da Secretaria de Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, José Morais Rocha. 

“Essa parceira entre Trabalho e Desenvolvimento Social vai render muitos benefícios para o caucaiense. Nosso objetivo é abraçar aqueles em condição vulnerabilidade social, fomentando um ambiente propício para o desenvolvimento”, finaliza Ana Cristina, secretária de Desenvolvimento Social. 

SERVIÇO

Ponto de Finanças Solidárias - Guadalajara 

Local: CRAS Guadalajara (Rua Acapulco, nº 706)

Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Ponto de Finanças Solidárias - Grilo

Local: CRAS Grilo (Rua Júlia da Silva, nº 852)

Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h


Proposta dispõe sobre tabela nutricional na rede de ensino estadual

 

Alunos das escolas da rede de ensino estadual poderão contar com alimentos modificados de acordo com tabela nutricional. A iniciativa se propõe a garantir a oferta de alimentação essencial e de qualidade para a saúde, crescimento e desenvolvimento da criança e do adolescente.
 
A sugestão é do deputado Agenor Neto (MDB), que apresentou o projeto de indicação 237/19 , aprovado no dia 30 de julho passado na Casa, assegurando que toda escola terá um nutricionista instituído pela Secretaria de Saúde do Estado, responsável pela elaboração dos cardápios e tabelas dos alimentos oferecidos aos alunos.
 
Ainda de acordo com a proposta, a escola deverá elaborar relatório com todas as refeições que serão oferecidas aos alunos, diariamente, de modo a registrar o cardápio semanal, e enviar por meio dos próprios alunos aos seus responsáveis. Os índices de vitaminas, proteínas, carboidratos precisam ser garantidos pela pirâmide alimentar.
 
O parlamentar afirma que o projeto começa com viés de proteção normativa do direito à alimentação de qualidade dos alunos. “Sabe-se que a criança, em decorrência de sua imaturidade física e mental, precisa de proteção e cuidados especiais”, justifica.
 
Por se tratar de projeto de indicação e, portanto, sugestão, cabe ao Governo, se acatar, enviar a proposta em forma de mensagem para a apreciação da AL.
 
LS/AT


Queiroz Filho elogia "medidas duras" do Governo do Ceará no combate à pandemia

 

Câmara Municipal de Fortaleza – Provas do concurso público acontecem no próximo domingo

 

Estão marcadas para o próximo domingo, 13, as provas do concurso público da Câmara Municipal de Fortaleza.

UFC abre inscrições para mestrado em Engenharia Civil

 

A Universidade Federal do Ceará, por meio da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil: Estruturas e Construção Civil (PEC), do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará, está com inscrições abertas, até o dia 8 de novembro, para seleção de mestrado acadêmico, com ingresso no semestre 2020.1, conforme o Edital n° 01/2019.

Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira um prêmio de R$ 25 milhões

 

A Mega-Sena sorteia na noite desta quarta-feira (9), em São Paulo, um prêmio de R$ 25 milhões, segundo estimativa da Caixa Econômica Federal. As apostas podem ser feitas até as 19 horas, em qualquer agência lotérica, ao preço mínimo de R$ 3,50.

TRE-PA desvincula contas eleitorais das atividades da auditoria interna

 

No início deste ano, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) desvinculou da Secretaria de Auditoria Interna as atividades judiciais de análise das prestações de contas eleitorais e partidárias. A mudança representa um avanço do tribunal na adoção de normas mais modernas de gestão judiciária e uma importante adequação às recentes resoluções do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sobre auditoria interna nos órgãos do Judiciário.

Com a reestruturação, a unidade de auditoria interna do tribunal deixou de exercer a atividade atípica de análise judicial de prestação de contas eleitorais e partidárias e passou a se dedicar exclusivamente a questões administrativas relacionadas à auditoria independente e controle interno.

“Estávamos antes deixando de fazer nosso trabalho para fazer análise judicial, que não é nossa atribuição. E a mudança que fizemos tem nos permitido atuar com um maior grau de profundidade e precisão em nossas atividades”, diz o secretário de Auditoria Interna do TRE-PA, Rui Alberto Batista.

Com a exclusão das atividades judiciais de análise das prestações de contas eleitorais e partidárias, a secretaria tem se dedicado à auditoria interna, controle e monitoramento. “Desde essa mudança aprofundamos, por exemplo, a análise de aposentadorias e pensões do tribunal e estamos aperfeiçoando os pareceres que fazemos sobre esse assunto que são enviados ao Tribunal de Contas da União (TCU)”, explica Batista.

Desde 2009, com a Lei 12.034, as atividades de análise das prestações de contas eleitorais e partidárias passaram a ter natureza jurisdicional. Mesmo com essa classificação, as contas continuaram a ser avaliadas pelas unidades de auditoria internas dos tribunais, que possuem atribuições administrativas não sendo de seu escopo análises judiciais. Atualmente, cerca de 58% dos TREs ainda mantêm essas tarefas a cargo das auditorias, um procedimento que terá que ser alterado considerando as regras definidas nas Resoluções CNJ nº 308 e 309/2020.

Novas diretrizes de atuação

Editadas em março deste ano pelo CNJ, a Resolução n° 308 organiza as atividades de auditoria interna do Poder Judiciário e cria a Comissão Permanente de Auditoria e a Resolução nº 309 define as diretrizes técnicas das atividades de auditoria interna e governamental do Poder Judiciário (DIRAUD-Jud).

As normas contidas nos dois atos consolidam diversos acórdãos do TCU sobre auditoria, bem como em regras internacionais, tais como as da Federação Internacional dos Contadores e do International Professional Practises Framework (IPPF).

As orientações seguem, também, o Artigo 74 da Constituição Federal, que delimita que a auditoria interna dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo devem manter, de forma integrada, sistema de controle interno para monitoramento dos recursos financeiros, patrimoniais e humanos. E, no caso do Judiciário, sem o direcionamento do corpo técnico das auditorias internas a gestão de atribuições judiciais.

Para Rui Batista, que também integra o Comitê do Sistema de Auditoria do Poder Judiciário (Siaudi-Jud), as resoluções são um aprimoramento por instituir um sistema que uniformizará os procedimentos de auditoria para os órgãos do Judiciário.

“Com as Resoluções nº 308 e 309, o CNJ fez um importante trabalho de condensação de normas de auditoria dos acórdãos do TCU e das normas internacionais. Dessa forma, o Conselho passa a fomentar a padronização nacional de auditoria, avaliações e consultorias para o Judiciário e vamos, nós das auditorias internas, nos dedicarmos a nossas atividades administrativas específicas e atuar com mais precisão na terceira linha de defesa da governança dos órgãos, que é a avaliação e a auditoria independente”, destaca.

Em sua avaliação, nesse processo de uniformização e profissionalização das auditorias internas, ganham os gestores dos órgãos judiciais e a sociedade com maior transparência da atuação dos tribunais.

Durante o período de adequação às Resoluções nº 308 e 309, as cortes têm que elaborar e adotar um estatuto de auditoria e o Código de Ética da Unidade de Auditoria. Nesse quadro normativo, destaca-se também a elaboração do Plano Anual de Capacitação de Auditoria para a formação de competências técnicas e gerenciais de formação de auditores independentes.

https://www.cnj.jus.br/

Autorizado cadastro de famílias do Itambé, Conjunto Metropolitano, Cigana e Jurema

 

O sonho da titularidade do imóvel vai se tornar realidade para as famílias do Itambé, Conjunto Metropolitano, Cigana e Jurema. É que o prefeito Naumi Amorim autorizou, nesta quinta-feira (6), o início do cadastramento no programa de regularização fundiária, o “Papel da Casa”, nestas regiões. 

“Com o documento, os moradores podem afirmar: essa casa é minha. Estamos legalizando a moradia destas pessoas que tanto lutaram e que agora tomam oficialmente posse de seus patrimônios, além de poder ter autonomia pra financiar ou alugar o imóvel, por exemplo”, comemora o prefeito Naumi Amorim. 

“Esse é um programa pioneiro no município. O prefeito Naumi se destaca por se empenhar nessa causa: a regularização fundiária. É um ganho imensurável para o povo”, pontua o titular da Secretaria de Planejamento Urbano e Ambiental Daniel Cavalcante. 

Moradora do Itambé, Ana Maria classifica como positiva a iniciativa. “Esse é um documento que vai valorizar nosso imóvel e o melhor: sem custos pro povo. São pessoas carentes que agora vão ter essa segurança”, completa. A alegria também foi grande para a família da Francisca Eronilde, no Conjunto Metropolitano. “É de verdade um sonho saber que vamos ter o documento da nossa casa. Estamos muito felizes”, finalizou a moradora da Rua Menino Jesus.

Da Cigana, Maria do Socorro Silva, moradora há 15 anos do bairro, acredita que o novo documento é a realização de um sonho. "Nunca pensei que algum dia pudesse regularizar o lugar que moramos. Isso nos enche de orgulho e auto estima".

Jorge Eduardo da Rocha, morador da Jurema há 25 anos, ressalta a iniciativa da Prefeitura como um dos programas que mais gera benefícios para população. "Assegurar está conquista para muitas famílias da cidade é maravilhoso. Representa mais segurança para quem vive no município".

O Papel da Casa já foi entregue para famílias do Arianópolis, Marechal Rondon, Parazinho, Potira I e II e Conjunto São Miguel. Quem estiver com dúvidas acerca do “Papel da Casa” pode entrar em contato com a Secretaria de Planejamento Urbano e Ambiental (Rua Tobias Correia, número 714 - Centro / 3342 3901).