domingo, 27 de janeiro de 2013

Pelo menos 233 mortos em incêndio em boate do RS; Bombeiros do Ceará alertam para segurança

O major Barreto disse ao Jangadeiro Online que a segurança preventiva de casas de shows dependem da área ocupada

Após recontagem foram confirmadas 233 mortes no incêndio em uma casa noturna na madrugada deste domingo (27), informou o delegado da 3ª Delegacia de Polícia do município de Santa Maria, Sandro Meinerz, no Rio Grande do Sul. Esse número ainda pode aumentar, pois só estão confirmados os casos que se referem ao corpos já levados ao Centro Desportivo Municipal de Santa Maria.
Os hospitais também estão atualizando informações sobre vítimas que morreram durante o atendimento médico. Ainda não há confirmação sobre a quantidade de pessoas que estão sendo atendidas nos hospitais da região. Informações preliminares indicam pelo menos 200 feridos. A tragédia causou comoção em todo o país. 
Segurança de boates no Ceará
De acordo com o coordenador de operação do Corpo de Bombeiros do Ceará, major Cláudio Barreto,  o órgão de segurança do estado possui uma coordenadoria designada somente para realizar inspeções e evitar tragédias semelhante. “Além das vistorias de rotina, as pessoas podem enviar um ofício para o Comando Geral solicitando a inspeção não só em casa de shows, mas também em qualquer tipo de estabelecimento”, diz.
O major Barreto disse ao Jangadeiro Online que a segurança preventiva de casas de shows depende da área ocupada. De acordo com ele, áreas acima de 750 metros quadrados precisam de um projeto para funcionar, além dos uso de extintores e saída de emergência. ‘A segurança de um local varia com o tamanho, apesar disso, é obrigatório o uso de extintores, saída de emergência, canalização de ar, entre outros”.
Material inflamável
Uma das causas da tragédia na boate Kiss foi a combustão de material inflamável no local. Sobre isso, o major Barreto alerta que é proibida a existência de material semelhante em um lugar fechado. “Todo e qualquer tipo de material inflamável não é recomendado em uma casa de shows, por exemplo. Isso porque qualquer faísca por terminar em incêndio”, alerta o coordenador de operações dos Bombeiros no Ceará.
Ainda de acordo com o oficial, somente a existência de itens de segurança como extintores não é o suficiente. “É preciso a existência de pessoas que saibam orientar e usar os itens de segurança’, finaliza.
Com informações da Agência Brasil

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário