domingo, 7 de dezembro de 2014

ÍNDIOS DO CEARÁ: Cantos nativos

Debruçar-se sobre a própria realidade através da arte pode ressignificar, dentre outras atitudes, refúgio, resgate e preservação. Nesse sentido, etnias indígenas do Ceará revelam fragmentos de memórias, vivências e batalhas em cantos que atravessam gerações. Por meio da música, particularidades da etnia tornam-se conhecidas, lutas são fortalecidas e tradições, mantidas, ainda que as intrusões de não-índios insistam em adentrar as aldeias.
Cercados pela natureza, esta não poderia deixar de figurar nas composições coletivas. O cenário é uma das maiores inspirações. Cada etnia indígena, ao seu modo, ostenta, nas músicas, as belezas naturais do território que a abriga, que renova forças e oferece sustento à comunidade. "Sempre buscamos entoar a questão da natureza. Mas os Tremembé têm um detalhe que é diferente. Como habitam a região litorânea, abordam o mar, os encantados que existem na água, o coco, os elementos da área", conta a índia tremembé Cleidiane Castro.
Memória
"Me inspiro na mata. Quando fiz a primeira música, eu estava na mata, apanhando castanha e ainda morava na lombada da Lagoa da Encantada. As músicas falam da realidade, porque a natureza é a morada do índio", diz a cacique Pequena, dos Jenipapo-Kanindé.
Em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), os Jenipapo-Kanindé são exemplo de etnia que propaga o que vivencia através de cantos, especialmente, os compostos pela cacique Pequena, líder da comunidade. O Morro do Urubu, a Lagoa da Encantada, a mata preservada e o desejo de uma terra finalmente demarcada são alguns dos componentes do dia a dia da comunidade há anos e que foram salientados pela voz da índia de 69 anos, que compôs sem saber escrever.
"Comecei a cantar há 14 anos e fui gravando na memória. Eu tenho todas as músicas gravadas no 'computador' da minha mente. Graças a Deus nunca perdi nada.  Tenho 16 músicas e, quanto canto, me sinto tão feliz, tão leve, estou em um paraíso", comenta a líder dos Jenipapo-Kanindé.
"Troncos velhos"
Na realidade da aldeia Tapeba, concentrada a poucos quilômetros de Fortaleza, em Caucaia, outras esferas da natureza os cercam e são musicadas, mas, segundo Weibe Tapeba, uma das lideranças da etnia, a história da formação do povo Tapeba também motiva composições. "A maioria das músicas é ligada à natureza, principalmente à (planta) jurema, às matas e ao mar. A história do nosso povo é muito sofrida e essa memória é muito viva na cabeça dos mais antigos, que a gente chama de 'troncos velhos', então muitas músicas são de muito tempo atrás, mas outras são atuais, porque a cultura é dinâmica".
As canções indígenas são tantas que algumas se esvaem com o passar dos anos. O registro é a memória, o palco é a terra. Cada canção tem sua finalidade e ocasião específica para ser manifestada, é o que explica Weibe: "Tem música que não sai do 'sucesso', que é como se fosse algo divino e que no ritual deve ser cantada, como 'Quem deu esse nó', música forte que traz resistência. Tem música que é mais apropriada para a noite, música que é mais apropriada para o dia, música que a gente canta em manifestações, que falam de luta, de retomada, músicas que nós puxamos aqui e que viraram músicas dos povos".
Como hinos, os cânticos indígenas mostram a resistência de um povo que, embora dividido em grupos com ascendências distintas, aparentam semelhanças no passado e no presente mostradas pela voz, pelo enfrentamento e pelo cuidado com a própria cultura.
Assim, musicam uma vida, muitas vezes, desconhecida, ainda que encantadora.
dn

Nenhum comentário:

Postar um comentário