sábado, 6 de agosto de 2016

Ivo Gomes irá enfrentar uma oposição dividida em Sobral

Em dia de convenções partidárias em Sobral, principais postulantes à prefeitura do município oficializam, nesta sexta, 5, candidatura e alianças. Ivo Gomes (PDT) e Moses Rodrigues (PMDB) têm convenções marcadas às 17 horas. Mais tarde, às 19 horas, será a vez tucano Dr. Guimarães. Vice-prefeitos devem ser anunciados na ocasião. A disputa em Sobral será marcada por uma divisão da oposição, que não chegou ao consenso em torno de uma só candidatura. 
Com o apoio do atual prefeito Veveu Arruda (PT) e dos irmãos - ex-governador Cid Gomes(PDT) e ex-ministro Ciro Gomes (PDT) -, o deputador estadual Ivo Gomes encabeça a chapa de continuidade. Ele terá uma chapa de 15 partidos: PDT, PT, PP, PPL, PPS, Pros, PTB, PRTB, PSB, PSD, PSC, PV, PCdoB, PHS e DEM. Sobral é o berço político do grupo Ferreira Gomes. Estão no comando da cidade desde 1996, com a primeira eleição de Cid ao Executivo.

Em cenário contrário ao da Capital, PSDB e PMDB marcham separados com o objetivo de derrotar Ivo Gomes. Apesar da fragmentação, Dr. Guimarães não vê enfraquecimento na linha de oposição aos Ferreira Gomes. Segundo o candidato tucano, a família política se fragilizou em Sobral graças ao seu companheiro de ruptura, Moses Rodrigues.

“Tem várias maneiras de se ver essa questão. Se você considerar que essa oposição é liderada pelo deputado federal Moses Rodrigues que é oriundo do grupo lá dos Ferreira Gomes, e quase todos os vereadores que ele trouxe também, então o que houve foi um enfraquecimento do lado do Cid”, avalia Guimarães.

Para ele, “essa é a primeira vez” que Cid Gomes disputa eleição “sem seu grupo monolítico”, que sempre esteve “coeso, como em 2012”. “Não muda muito, pra nós. O que muda é pra situação que perdeu metade do seu time. Metade dos vereadores que estavam pedindo voto pro Veveu na eleição passada agora pedem para Moses”, complementa.

Ivo Gomes, porém, rebate a tese do Dr. Guimarães. “É mentira. Moses nunca foi nosso aliado”, diz o parlamentar, que corta o assunto ao se recusar a “falar sobre a oposição”.

Ao seu lado, Ivo um contingente de mais de 80 vereadores na chapa, que pregará “mais competência, mais resultado”, visando “maior eficiência e ampliação dos serviços públicos”. As prioridades, segundo o pedetista, são segurança e investimento na saúde, através de “melhorias no atendimento” e disponibilidade de medicamentos, visto que “Sobral já tem 99% de cobertura” de postos de saúde.

Dr. Guimarães, que já disputou a Prefeitura de Sobral em 2012, tem propostas e objetivos similares para a saúde, mas avaliação geral diferente. O tucano afirma que o governo de Cid Gomes é culpado pelo “caos da saúde pública” no município. “Ele mandou construir o Hospital Regional Norte, mas que funciona de forma precária e não tem investimentos. Não acho que era o momento de investir em edificação: o recurso deveria ter sido aplicado para os hospitais que já existiam. Parede não faz saúde, e sim investimento no ser humano, nos profissionais”, critica Guimarães, que tem chapa com três partidos que, juntos, lançarão “cerca de 80 candidatos a vereador”.

O deputado federal Moses Rodrigues, com sete partidos na coligação, aguarda presença do senador Eunício Oliveira, presidente do PMDB no Ceará, na convenção de lançamento da chapa.

SERVIÇO

Convenção PDT
Pré-candidato: Ivo Gomes
Local: Quadra do Colégio Luciano Feijão (Av. Dom José - Dom José)

Horário: 17 horas


Convenção PMDB
Pré-candidato: Moses Rodrigues
Local: Quadra do Colégio São Francisco (Rua João Barbosa, 557 - Centro)

Horário: 17 horas


Convenção PSDB
Pré-candidato: Dr. Guimarães
Local: AABB de Sobral (Rua Joaquim Dias da Ponte, 621 - Pedrinhas)
Horário: 19 horas

o povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário