terça-feira, 25 de julho de 2023

CBMCE corta árvore que caiu próximo à residência em Caucaia

 

Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) realizou o corte de uma árvore encontrada caída próximo a uma residência no município de Caucaia – na Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) da Região Metropolitana.

Na tarde dessa segunda-feira (24), uma composição da 3ª Companhia do 4º Batalhão, fez a poda dos troncos de uma mangueira que caiu próximo a um imóvel no bairro Parque Soledade. Durante a ocorrência, não houve vítimas ou danos materiais.

Balanço

O CBMCE cortou 826 árvores em perigo nos seis primeiros meses de 2023 em todo o Ceará. Os números, que incluem o intervalo de meses entre janeiro e junho, são referentes a ocorrências com árvores obstruindo vias públicas, caídas ou que poderiam ocasionar possíveis riscos a telhados e a veículos.

O balanço representa uma redução de 15% em relação ao mesmo período no ano passado. Em 2022, foram 1.522 árvores tombadas, caídas em telhados, em veículos ou em vias públicas.

Prevenção

O CBMCE orienta que orifícios no caule, inclinação acentuada fora do eixo normal, presença de parasitas, raízes expostas e condições de solo desfavoráveis, são alguns fatores de risco para uma possível queda de árvores. O período chuvoso, associado aos fortes ventos pode aumentar esse risco, devido às folhas e as copas das árvores tenderem a acumular água, deixando-as mais propensas a ficarem desestabilizadas.

Além disso, podas realizadas sem acompanhamento técnico, alteram a distribuição uniforme do peso dos galhos, afetando o equilíbrio de sustentação da árvore. Segundo o tenente Daniel Teophilo do CBMCE, a manutenção da poda é importante para evitar possíveis acidentes com árvores de grande ou médio portes. “As árvores precisam de manutenção, por meio do corte e poda. Não adianta plantar uma árvore e não dar a ela os cuidados necessários para ela se desenvolver, pois isso acaba gerando um fator de risco de acidentes no futuro”, explica.

A poda, para manutenção, limpeza, tratamento de parasitas e desobstrução de sinalização de trânsito é um serviço realizado pela Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (Urbfor) sendo solicitada à Secretaria Regional do bairro. Mas, quando há risco iminente de acidente, o corte é uma ocorrência atendida pelo CBMCE. A corporação ressalta, ainda, que para cada árvore cortada, outras duas devem ser plantadas, para minimizar possíveis danos ao meio ambiente.


FONTE:https://www.ceara.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário