quinta-feira, 27 de julho de 2023

O combate à violência instalada na periferia do Brasil

 

O governo federal criou a Secretaria Nacional de Segurança  Pública, dentro da estrutura do Ministério da Justiça. Foi o reconhecimento de que segurança pública, também, é responsabilidade federal e que o crime contaminou os bairros, distritos e municípios brasileiros.

A sociedade assiste, com temor, o noticiário dando conta do crescimento das organizações criminosas, sejam facções ou grupos de milícias. 

O mais grave, no contexto da violência promovida por essas quadrilhas, é a proteção ofertada por agentes públicos, sejam da segurança, Ministério Público ou do Judiciário, por conta da frouxidão da lei, medo ou corrupção. 

Os gestores municipais e estaduais tentam, de todas as formas, proteger a sociedade, mas a cada dia o tráfico produz mais deliquentes para atuar nas comunidades pobres. Eles:  tornam-se vendedores de drogas, consumidores ou integrantes de grupos que não têm qualquer pudor em expulsar pessoas das suas casas e até marcar para pagarem com a própria vida. 

Os dados que estão sendo divulgados sobre cidades e estados violentos por si só já deixam a impressão de que setores da mídia e do próprio governo promovem a propaganda da violência. Os bandidos surgem como super-heróis, por conta da forma como é colocada para a opinião pública a briga dos marginas contra os agentes da lei.


Blog Roberto Moreira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário