Vereadores de Caucaia promovem, nesta sexta-feira (15), a partir das 9 horas, audiência pública para discutir a implantação de uma universidade pública no Município. Requerida pela vereadora Enedina Soares (PT), o encontro tem o objetivo de reunir autoridades, especialistas e comunidade para debater caminhos para a implantação de um campus universitário na cidade, que compõe a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Na ocasião, também será lançada a campanha “Universidade Pública em Caucaia já!”, mobilização que pretende reunir a sociedade caucaiense em torno do tema.
Atualmente, Caucaia conta apenas com cursos EAD da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e cursos semipresenciais da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Segundo o mais recente censo demográfico do IBGE, o Município possui mais de 350 mil habitantes, sendo a segunda cidade mais populosa do Ceará, com aproximadamente 87 mil jovens, entre 15 e 29 anos, urbanos e rurais. Segundo Enedina, a ausência de cursos presenciais de instituições públicas em Caucaia obriga estudantes a se deslocarem a outras cidades como Fortaleza, dificultando, assim, o acesso e a permanência no ensino superior.
A vereadora destaca que Caucaia possui duas etnias indígenas (Tapebas e Anacés) e 10 territórios quilombolas. De acordo com a parlamentar, um campus auxiliaria não só o acesso dessas comunidades ao ensino superior, como também contribuiria com a difusão dos saberes dos povos originários. ”O poder público precisa possibilitar a descentralização do conhecimento e o acesso à população de modo geral, sobretudo, à juventude caucaiense, uma vez que muitos não ingressam no ensino superior por falta de condições econômicas, geográficas e/ou de restrição do direito à educação”, conclui.
SERVIÇO
- Sexta-feira (15)
- A partir das 9 horas
- Câmara Municipal de Caucaia (Rua Joaquim Bento Cavalcante, 620, Grilo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário