quinta-feira, 27 de julho de 2017

Casais pretendentes à adoção concluem curso de habilitação na Comarca de Caucaia

O curso com cinco casais pretendentes à adoção em Caucaia foi encerrado nesta terça-feira (25/07), durante encontro na sala de audiências da Vara da Infância e da Juventude daquela Comarca, localizada na Região Metropolitana de Fortaleza. A partir da conclusão, os processos de habilitação seguem para manifestação do Ministério Público e, posteriormente, análise pela juíza titular da unidade judiciária.
Os participantes contaram, na reunião desta terça, as experiências que tiveram durante aproximadamente um mês, período em que cuidaram de um boneco para simular como será a vida deles com a chegada do novo integrante da família. Segundo a psicóloga Aline Montenegro, da equipe interprofissional da Vara da Infância, essa ideia passou a ser utilizada este ano como forma de possibilitar aos pretendentes a certeza de que querem e podem ter uma criança.
“A prática foi apresentada por Hália Pauliv, de Curitiba, no Encontro Nacional de Apoio à Adoção. Aqui em Caucaia, resolvemos fazer outras práticas para auxiliar. Os casais receberam também documento de guarda provisória, caderno de anotações e histórico de vida da ‘criança’. Colocamos questões como dificuldades para dormir, para aceitar abraços e de fala. Essas situações permitirão que eles vivenciem, mesmo que de forma simulada, para que eles entendam as diferenças entre o filho idealizado e o real”, destacou.
O curso de habilitação apresenta ainda aspectos jurídicos relativos ao tema. O casal Iamara Mendonça e Daniel Moura, servidores públicos, já tem três filhos biológicos. O mais velho, de 27 anos, já é casado. Os outros são um adolescente de 13 anos e uma menina de 9. A mulher conta que sempre teve o desejo de ter uma família grande, com seis filhos. “Demorei muito a ter o segundo filho, por questões profissionais. Quando os outros vieram, já tinha mais idade. Por essa e outras questões, resolvemos adotar.”
A servidora explica ainda que pretende ter uma menina e que a adoção não deve ocorrer somente por dó de quem vive em unidade de acolhimento. “Adotar deve surgir pelo desejo de ser pai, de ser mãe, de querer construir uma família.”
Sobre o período em que conviveram com o “boneco”, o esposo dela conta que foi encarado com muita responsabilidade. “No início, nossos filhos, demais familiares e amigos, não entenderam bem essa ideia. Mas com o tempo, eles passaram a vivenciar junto com a gente esse momento.”
Já o casal Cristina Silva, dona de casa, e Wanderson Silva, engenheiro, resolverem adotar porque ela não pode gerar filhos biológicos. Desde 2013, amadurecem o desejo. Eles pretendem adotar grupo de até dois irmãos. “O boneco que recebemos apresentava problemas de fala e rejeição por toques, devido a traumas que sofreu. Fizemos trabalho para enfrentar as dificuldades e ajudar a ‘criança’ a nos aceitar e retornar a falar”, disse Cristina Silva.
Para o futuro pai, essa ideia permite que os casais “ensaiem a saída da ficção para a realidade. Temos diversos amigos que têm filhos e isso nos ajudou bastante”.
De 2013 para cá, esse é o 10º curso de habilitação promovido pela Vara da Infância de Caucaia. O próximo está previsto para ocorrer em novembro deste ano.

tjce

Vagas SINE/IDT de Caucaia nesta quarta-feira (26/07)

Rua Cel. João Licínio ,510 - Centro - Fone :(85) 3101.3378

OCUPAÇÕES QTDE.VAGAS
Acabador de mármore e granito 01
Analista químico 01
Cortador, a balancim 01
Costureira de máquinas industriais 05
Eletricista de instalações de veículos automotores 02
Lavador de veículos 03
Operador de caixa 01
Operador de prensa de material reciclável 01
Passador de roupas em geral 01
Promotor de vendas 10
Saladeiro 01
Serigrafista 01
Técnico de enfermagem 01
Zelador 01
 
PESSOA COM DEFICIÊNCIA
OCUPAÇÕES QTDE.VAGAS
Auxiliar mecânico de refrigeração 01
Auxiliar operacional de logística 01
Empacotador, a mão 03
Operador de empilhadeira 01
Vendedor interno 01

Seleção Pública do SEAS acontece neste sábado (29) e domingo (30)

A Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece), em apoio às demais instituições vinculadas ao Governo do Ceará, por meio da Comissão Executiva do Vestibular (CEV), realiza Seleção Pública para Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (SEAS).

Ao todo estão inscritos 7.655 candidatos, sendo 6.329 para nível médio e 1.326 para nível superior.  Os locais de prova estão disponíveis no site da UECE.

O certame ocorrerá neste sábado (29) para candidatos inscritos nos cargos de nível superior e no domingo (30/07), para candidatos de nível médio. A 1ª Fase consta de uma Prova Objetiva, contendo 60 questões de múltipla escolha, ambas no horário das 9h às 12h30.

A Seleção destina-se à ocupação de 924 vagas de Socioeducador (nível médio) e 110 de nível superior, sendo 48 para Assistentes Sociais, 47 para Psicólogos e 15 para Pedagogos.

As vagas de nível médio são para os cargos de Socioeducador Feminino (127) e Socioeducador Masculino (797). As vagas de nível superior são para os cargos de Assistente Social (48), Psicólogo (47) e Pedagogo (15).

O presidente da Comissão Executiva do Vestibular (CEV), professor Fábio Perdigão, recomenda aos candidatos, que cheguem ao seu local de prova, com uma hora de antecedência, isto é, às 8h. Fábio Perdigão informa ainda, quanto ao celular, é melhor não trazê-lo, pois o mesmo poderá eliminá-lo do certame.

Em Fortaleza, a seleção será realizada no Campus Itaperi, e Campus Fátima da Uece, e na Escola de Nível Médio Adauto Bezerra, além dos municípios de Juazeiro do Norte e Sobral.

A CEV ressalta que, conforme comunicado divulgado na página da Seleção, não haverá impedimento de contratação de candidato classificado para a função temporária de Socioeducador, por não ser portador de Carteira Habilitação, categoria B.

Os postos de trabalho são para as cidades de Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral.

As jornadas são de 40 horas semanais para cargos de nível superior e de 44 horas os cargos de nível médio. Do número total de vagas 55 são destinadas a pessoas com deficiência.

26.07.2017

Assessoria de Imprensa da Uece
Fátima Serpa - (85)3101.9605 ou 99987.8507
fatima.serpa@uece.br

Cagece convoca 75 candidatos aprovados no último concurso público

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) convoca 75 candidatos aprovados e classificados no último concurso público realizado pela empresa em 2013. Os convocados têm entre os dias 27 e 31 de julho de 2017 para entregar a documentação na sede da companhia. Ao todo, serão admitidos 64 profissionais para áreas de nível médio/técnico e outros 11 para áreas de nível superior, que serão lotados nas unidades da Cagece na capital e no interior do estado.

No caso das vagas de nível médio/técnico, serão convocados profissionais das áreas de eletromecânica, eletrotécnica, edificações, saneamento, entre outras. Já as vagas de nível superior, serão convocados profissionais nas áreas de Química, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Administração/Economia, entre outras.

O Edital de Convocação foi publicado no Diário Oficial do Estado do dia 25 julho de 2017 e estabelece os procedimentos necessários para admissão na empresa. Os convocados devem procurar a Gerência de Pessoas (Gepes) com documentação e formulários devidamente preenchidos (disponíveis no portal da Cagece).

Será necessário ainda informar número de conta-corrente junto ao banco Bradesco. Caso o candidato não possua, faz-se necessária a abertura de uma conta no referido banco. Serão considerados desistentes aqueles que ultrapassarem o prazo para apresentação estipulado no edital (27 a 31 de julho de 2017).

Serviço

A Cagece fica na avenida Lauro Vieira Chaves, 1030, no bairro Vila União em Fortaleza. O atendimento na sede da companhia acontece de segunda a sexta-feira de 8h às 17h.

Os fomulários e o check list com todas as informações necessárias para o processo de admissão dos novos concursados estão disponíveis no portal da Cagece, no endereço www.cagece.com.br.

Quem preferir pode conferir o edital na íntegra no endereço https://goo.gl/dnG2Z7

26.07.2017

Assessoria de Comunicação da Cagece
Assessora de Comunicação: Dalviane Pires
Atendimento e Relacionamento com a Imprensa: Leonardo Costa e Renata Nunes
Telefones: 85 3101.1826 / 85 31011834
E-mail: comunicacaocagece@gmail.com

Tapa-buracos: Operação chega à segunda fase; 16 quilômetros já foram recuperados

Em andamento há pouco mais de um mês e meio, a Operação Tapa-buracos alcançou esta semana um relevante índice. A mais recente medição da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) indica mais de 82 mil metros quadrados de ruas e avenidas de Caucaia restaurados pela Prefeitura.
Isso equivale a uma média de 1.500 metros quadrados recuperados todo dia. Ou, num comparativo global, a mais de 16 quilômetros de malha viária que estavam bastante danificados pelas fortes chuvas e pela falta de manutenção de gestões anteriores, e que agora foram melhorados de forma emergencial.
Desta forma, a Operação Tapa-Buracos chega à segunda fase. A primeira, lançada em 2 de junho pelo prefeito Naumi Amorim, cobriu 6,7 quilômetros de vias do município em pontos considerados críticos e por onde prioritariamente circulam transportes coletivos.
A recuperação já passou pelas avenidas Dom Almeida Lustosa, São Vicente de Paula e Ayrton Senna, na Jurema, vias do Centro, Planalto Caucaia e Padre Romualdo, além da estrada de acesso à Tucunduba e do trecho sob o viaduto do bairro Conjunto Nova Metrópole.
Segundo o secretário municipal de Infraestrutura Kleber Correia, medidas estão sendo tomadas para amenizar impactos no trânsito - já que diversas vias beneficiadas são importantes canais de deslocamento em Caucaia e cruzam várias localidades do município.
No momento, os reparos estão em andamento no bairro do Araturi.

 http://www.caucaia.ce.gov.br

Litoral: Erosão gera decreto de emergência em quatro pontos

O prefeito Naumi Amorim decretou situação de emergência em quatro pontos do litoral de Caucaia. São eles: as praias de Iparana, Pacheco, Icaraí e Tabuba. A medida consta no Diário Oficial do Município (DOM), que pode ser acessado virtualmente. Tem vigência de 180 dias (seis meses).
O decreto aponta que essas faixas da orla têm sofrido com o fenômeno natural conhecido como “erosão costeira/marinha”. Segundo o documento, os impactos das ondas registrados entre 1º de janeiro e 30 de junho deste ano foram considerados elevados, com registros de ondas de até 2,95 metros.
Como todas as quatro regiões são povoadas e agregam condomínios residenciais e pontos comerciais com intenso fluxo de pessoas, a Prefeitura considera fundamental manter a vigilância. “Somente a área do Bag Wall sofreu recente revitalização, incluindo reforços nos blocos de cimento, e resistiu à violência da energia de impacto do trem de ondas”, pondera Naumi Amorim.
Assim, as praias constarão em relatório da Coordenadoria de Defesa Civil do Município ratificado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) e que referencia “danos e análise de potencial risco às instalações e à vida humana nas esferas do patrimônio público e privado.”
Desta forma, a Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec) fica em alerta e autorizada a executar o Plano Emergencial de Resposta a Desastres em parceria com as secretarias municipais de Infraestrutura (Seinfra), Finanças (Sefin) e Patrimônio (SPSPTrans), além do Instituto de Meio Ambiente (Imac).
Se necessário, outros órgãos da estrutura organizacional da Prefeitura podem ser envolvidos nos trabalhos. No decreto, o prefeito destaca que é preciso considerar “os novos recuos da linha de praia com o agravamento do cenário incluindo o aumento substancial de vulnerabilidade das edificações nos trechos afetados, sobretudo nos que agregam condomínios e áreas comerciais de permanente e elevada habitação e trânsito de moradores, turistas e comerciantes.”
Além disso, Naumi alerta para “o caráter emergencial de ações, por imperiosa necessidade dos serviços recomendados pela engenharia” e diz que o decreto visa “dar celeridade às ações” e “necessidade de agregar ações de reforço estrutural do barramar.”
O prefeito lembra ainda que as comunidades cobram do poder público “celeridade na execução de obras litorâneas diante da vulnerabilidade de seus imóveis em decorrência do processo corrosivo.”
“No levantamento de campo, foi identificado forte clamor da população, identificado com receio de perda de suas propriedades e pelo potencial risco de morte dos residentes e da ocorrência de acidentes, além do agravamento da retração de atividades socioeconômicas, turísticas e de lazer na região”, finaliza Naumi.

SERVIÇO
Diário Oficial do Município
http://www.caucaia.ce.gov.br/admin/pdf/diario_oficial/127020170725172718.pdf
 http://www.caucaia.ce.gov.br

Caucaia Cidadã: Programa será lançado nesta quinta-feira

Com o intuito de promover a educação fiscal da população de Caucaia, a Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento e Orçamento (Sefin) lança nesta quinta-feira (26/7) o “Caucaia Cidadã: sou cidadão, sou consciente.”
O programa visa conscientizar o contribuinte quanto à cobrança da nota fiscal na aquisição de um produto ou serviço em estabelecimentos comerciais. Também vai esclarecer sobre a importância de, em decorrência dessa cobrança, o município arrecadar recursos para investir na própria cidade.
Para promover essa conscientização, a Sefin ministrará palestras em escolas públicas e particulares, e em associações comunitárias. Na cerimônia de lançamento desta quinta-feira, a Secretaria apresentará o cronograma de ações, que prevê também um concurso de redação para alunos da rede pública.
A ideia é transformar os estudantes em multiplicadores do programa. As ações seguirão até 2020.

SERVIÇO
Lançamento do programa Caucaia Cidadã.
Quando: 27 de julho, às 9 horas.
Onde: auditório da Secretaria Municipal de Educação (rua Juaci Sampaio Pontes, nº 2.000, no Centro).

 http://www.caucaia.ce.gov.br

Planalto: Prefeito autoriza reforma em posto de saúde

O prefeito Naumi Amorim, acompanhado da vice-prefeita Lívia Arruda e do secretário municipal de Saúde Moacir Soares, assinou nesta terça-feira (26/7) a ordem de serviço para a reforma da Unidade Básica de Saúde Dr. Joaquim Braga, no bairro Planalto Caucaia.
Serão investidos R$ 189 mil e as obras devem ser concluídas em 90 dias. Outros nove postos serão beneficiados com serviços similares em um contrato cujo valor global é de pouco mais de R$ 1,2 milhão.
Com a reestruturação, a UBS do Planalto vai ofertar um atendimento melhor à população. “A reforma vai ampliar a capacidade do posto e dar melhor condição de trabalho para os profissionais da saúde. Dessa forma, todos ganham”, disse Naumi Amorim.
Além de melhorias na estrutura física, a unidade teve o corpo clínico ampliado de dois para oito médicos. “A UBS atende a uma região com 40 mil pessoas. E a quantidade de médicos era insuficiente”, explicou Moacir Soares, que destacou ainda o processo de informatização pelo qual o posto passa, com a instalação de 14 computadores. “Esses equipamentos vão agilizar atendimentos, proporcionar o registro do histórico clínico dos pacientes e facilitar a gestão dos remédios.”
O evento marcou também a implementação do serviço Telecárdio na UBS. A unidade vai agora ter condições de fazer exames de eletrocardiograma com laudos emitidos em até 30 minutos. “É algo inovador e que vai proporcionar um atendimento melhor para os pacientes de alto risco cardiológico, que representam uma das principais causas de morte no país”, explicou o médico Estanislao Frota.

http://www.caucaia.ce.gov.br/