quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Estiagem: Município decreta situação de emergência

Para minimizar os impactos dos efeitos da seca, o município de Caucaia emitiu um decreto declarando situação de emergência nas áreas afetadas pela falta de chuva. O documento foi publicado no Diário Oficial do Município na última segunda-feira (2/10). A ação foi motivada por informações prestadas pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

De acordo com a Fundação, o índice pluviométrico observado na região do semiárido caucaiense é de seca continuada. No terceiro trimestre deste ano (julho, agosto e setembro), o índice das chuvas foi de apenas 30.0 mm, enquanto que o normal é de 66.8 mm. O fato é facilmente comprovado, pois os reservatórios existentes estão praticamente vazios. O açude no distrito dos Sítios Novos, por exemplo, tem apenas 3,30% de sua capacidade total de armazenamento d’água.

Conforme Formulário de Informações do Desastre (FIDE), a seca prolongada está afetando especialmente as comunidades rurais da Sede, e dos distritos da Tucunduba, Bom Princípio, Sítios Novos, Guararu, Mirambé e Catuana. A população das áreas afetadas encontra-se com escassez de água potável para consumo humano.
   
No conjunto de ações para minimizar os efeitos da seca, a Defesa Civil vai manter a “Operação Carro-Pipa”. Trata-se de uma ação em parceria com o Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional da Defesa Civil e do Exército Brasileiro. A operação leva água potável para várias regiões atingidas pela estiagem dentro do território do município. Ao todo são 9.113 pessoas beneficiadas, atendidas em 65 localidades e 158 pontos de distribuição.

Areninha: Prefeito Naumi Amorim assina convênio para construção equipamento

O prefeito Naumi Amorim assinou, nesta quarta-feira (04/10), o termo de convênio entre Prefeitura de Caucaia e o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) para a construção de um Centro de Esportes para Futebol (Areninha) no município. Naumi esteve acompanhado do secretário de Infraestrutura de Caucaia Kleber Correia.

“A Areninha é um projeto que vem rendendo bons resultados. Em Caucaia, cidade marcada por uma juventude atuante, os resultados serão ainda melhores”, comenta o prefeito. O valor do convênio será de R$ 1.631.318,10 por meio de parceria entre Governo e Prefeitura.

As Areninhas contam com gramado sintético, bancos de reserva, alambrados, rede de proteção, vestiários, depósitos para materiais esportivos, iluminação, rampa de acesso para cadeirantes, paisagismo e pavimentação.

Sesutec: Secretaria entrega 184 certificados de cursos de capacitação

Na manhã desta quinta-feira (05/10), a Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Tecnologia (Sesutec), entregou 184 certificados dos cursos de manicure, maquiagem, depilação e alongamento de unhas em gel. As capacitações foram desenvolvidas em parceria com o programa Casa Brasil.

A Sesutec tem investido na profissionalização de jovens e adultos para que, através da qualificação profissional, possa oferecer mais oportunidades de trabalho. Segundo o secretário José Diogo Gomes, a parceria com a Casa Brasil vai prosseguir ”para dar propriedade aos projetos profissionais da população”, explica.

Para a vice-prefeita Lívia Arruda, os cursos “abrem uma janela de oportunidades para as pessoas“. “Temos que nos juntar aos trabalhos construtivos que gerem oportunidades. Cada aluno vai sair daqui com um novo olhar profissional para dar mais sentido às suas vidas”, destaca.

Já no seu quarto curso realizado pela Sesutec, Naira Maria encontrou nas capacitações novos caminhos de trabalho. “Gostei bastante desde o primeiro curso. Hoje sou formada em designer de sobrancelhas, maquiagem, depilação e agora em alongamento de unhas”, comemora.

Do município de Itaitinga, Francisca Perla de Moura Rodrigues vinha de longe para frequentar as aulas dos cursos de depilação, manicure e maquiagem. “Às vezes ficava hospedada na casa de minha mãe. O curso é muito proveitoso. Foi difícil, mas aprimorei meus conhecimentos e agora já estou trabalhando na área”, conclui.      

Este ano a Sesutec já promoveu cursos de digitação, informática básica, designer de sobrancelhas, designer e alongamento de unhas, manicure e maquiagem. No total, 241 alunos já foram formados.

Agenda: Reunião de secretários de finanças da RMF acontece nesta sexta-feira (6/10)

O Secretário de Finanças de Caucaia, Marcus Mota, participa nesta sexta-feira (6/10) da XVI Reunião Ordinária do Fórum de Secretários de Finanças da Região Metropolitana de Fortaleza (Fosefinfor). Realizado na Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Eusébio de Queiroz, no Eusébio, o evento irá ocorrer durante toda a manhã, das 7h30min às 12h30min.

O objetivo do encontro é promover uma relação de cooperação mútua de controle, fiscalização e permuta entre os gestores, promovendo a atualização técnica dos servidores e de medidas que visem a repressão das fraudes contra os Fiscos. A programação irá contar com diversas palestras, como Cobrança de ITBI, Cadastro Técnico Multifinalitário e Reforma Tributária.

Social em Ação: Segunda edição registra mais de 8 mil atendimentos

Realizada no último sábado (30/9) no Parque Guadalajara, a segunda edição de 2017 do Social em Ação superou os bons resultados registrados no primeiro evento. Trazendo como tema o “Dia do Idoso”, data celebrada no dia 1º de outubro, diversos atendimentos foram disponibilizados para toda a comunidade da Jurema e adjacências. A realização foi uma promoção da Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social. Ao todo, 8.031 atendimentos foram realizados, quase o dobro do que foi registrado na edição realizada em agosto deste ano (4.510).

Dentre os 33 serviços ofertados, destaque para as atualizações de Cadastro Único (305), atualizações de cartões do SUS (163), corte de cabelo (71), núcleo de mediação (46), vacinas (46), serviços relacionados ao SINE Municipal (44), consulta médica (43) e serviço de dentista (30).  

A secretária de Desenvolvimento Social, Danielle Alexandre, comemora o resultado registrado. “Uma grande parcela da comunidade da grande Jurema esteve conosco participando de mais esse momento. É com bastante alegria que vemos o resultado de uma força-tarefa que esteve empenhada em oferecer todos esses serviços à população. Nos dá ainda mais ânimo de continuar trabalhando”, pontua Danielle.

O evento contou com participação das secretarias municipais de Saúde (SMS), Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Setem), Patrimônio, Serviços Públicos e Transporte (SPSPTrans), Governo e Articulação Política (Segov), Educação (SME), Turismo e Cultura (Setur), Esporte e Juventude (Sejuv), Segurança Urbana e Tecnologia (Sesutec) e Autarquia Municipal de Trânsito (AMT).

O Social em Ação foi realizado no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Guadalajara, que foi entregue renovado à população. Foram implementadas diversas melhorias no equipamento, como revitalização da quadra e da pintura. Os próximos passos serão de aperfeiçoamento da estrutura existente, como a modernização do auditório. O equipamento está localizado em frente ao Campo do Remo (rua Sacy, s/n).

Em nove meses, a Prefeitura de Caucaia já retomou o funcionamento do Cras Litoral, equipamento que estava desativado, e inaugurou um novo Centro: o Cras Jurema.

Outubro Rosa promove atividades de conscientização sobre câncer de mama

Outubro Rosa promove atividades de conscientização sobre câncer de mamafoto ; Divulgação ALCE
Quando o mês de outubro chega, a mobilização para sensibilizar a população sobre o câncer de mama ocupa o cotidiano com a campanha mundial Outubro Rosa. O período é escolhido para que a população, gestores públicos e entidades sociais de diversas áreas se unam para avançar na conscientização sobre a prevenção, a importância do diagnóstico precoce e o acesso aos tratamentos.
Conectada com essa realidade, a Assembleia Legislativa ilumina-se com a cor símbolo do Outubro Rosa e realiza atividades para pautar o tema e disseminar informação com servidores e a população em geral. No dia 24 de outubro, por exemplo, acontece na AL a Ação Rosa, com oferta de serviços diversos. No Plenário 13 de Maio, uma comemoração da campanha ocupa o segundo expediente do dia e, durante a tarde, uma audiência pública abre o debate com entidades que atuam na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.
A sensibilização sobre o câncer de mama também ocupa e ilumina de rosa diversos pontos de Fortaleza, forma de demonstrar apoio à campanha mundial para o tema urgente de saúde. O câncer de mama é o segundo mais comum no Brasil (atrás somente do câncer de pele) e é o tipo de câncer que mais causa a morte de mulheres no País. No entanto, se descoberto em fase inicial, a taxa de cura chega a 95%.
A programação da campanha unificada Outubro Rosa 2017, com o tema "Mamografia precisamos de acesso!" estende-se durante todo o mês. As manhãs de domingo serão marcadas pelo Cocó Rosa, atividades organizadas pelo Instituto do Câncer do Ceará (ICC) e o Instituto Avon no Parque do Cocó.
No dia 11 de outubro, a partir das 9h30, a Câmara Municipal de Fortaleza recebe o evento Tribuna Livre, organizado pela Associação Rosa Viva, com foco no cenário de acesso à mamografia na rede de saúde. Uma audiência pública também ocupa a Câmara Municipal no dia 27 de outubro, às 14h.
O Passeio Ciclístico Rosa no dia 18 de outubro, às 20h, sai da rua Luís Figueira, nº 52, reunindo os interessados na promoção da saúde e sensibilização para a campanha, com organização da Unimed/Ceará.
Já o dia 22 de outubro conta com a II Regata Rosa e a Caminhada Rosa. A Regata é organizada pelo Movimento Outubro Rosa Ceará e começa às 7h. No mesmo dia, a tradicional Caminhada Rosa sai do Aterro da Praia de Iracema, às 16h, com organização da Rede Mama. Ainda na busca pela união entre saúde e informação, a I Corrida Rosa do Ceará mobiliza a população no dia 29 de outubro, no Parque do Cocó, às 6h30.
SA/CG

Governador anuncia formatura de cerca de 1.400 novos militares e ampliação do BPRaio em Fortaleza

Os investimentos do Governo do Ceará na segurança pública do Estado têm refletido diretamente no aumento de policiais nas ruas e em uma melhor redistribuição das Forças de Segurança pelo território cearense. Prosseguindo com o compromisso de ampliar a tropa da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE), o governador Camilo Santana anunciou, no início desta tarde (03), o ingresso de cerca de 1.400 novos policiais militares na corporação. Os profissionais fazem parte da primeira turma de aprovados do último concurso da PMCE, realizado em 2016, que concluíram o Curso de Formação Profissional na Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp). A formatura está prevista para ocorrer no próximo dia 20 de outubro. Para reforçar o trabalho policial em Fortaleza, o governador também comunicou a ampliação do efetivo do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) na Capital.

O anuncio foi feito pelo governador durante transmissão ao vivo em sua página no Facebook. Os cerca de 1,4 mil soldados se juntarão aos quase 16 mil policiais militares cearenses que atuam dia a dia em prol da segurança dos cidadãos, representando um aumento de mais de 8% no efetivo. Os candidatos foram capacitados em diversas áreas de conhecimento na Aesp/CE, com matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (Senasp/MJ), em uma carga horária de 1.020 horas/aula, de abril a agosto deste ano. Entre os temas abordados durante as aulas estão Sociedade, Ética e Cidadania; Tiro Policial Defensivo; Direitos Humanos; Polícia Comunitária; Gestão de Conflitos e Eventos Críticos; Defesa Pessoal; Técnica Policial militar; Atendimento em Emergências Médicas e Direção Veicular Aplicada à Atividade Policial Militar, entre outros. Ao todo, 1.360 alunos concluíram o curso de formação da Aesp com êxito.

Outros 1,4 mil alunos, referente à segunda turma de aprovados no certame, seguem em formação na Aesp. Recentemente a terceira turma também foi chamada, de forma antecipada, para dar início aos primeiros procedimentos, conforme previsto no edital do concurso. Ao término dos processos, o número total previsto de 4,2 mil novos PMs, corresponderá a um crescimento de 26,5% da quantidade de policiais militares a serviço dos cearenses.

Ampliação do BPRaio na Capital

“Eu vou duplicar as equipes atuais do Raio”, destacou Camilo Santana ainda durante o bate-papo sobre a ampliação do BPRaio em Fortaleza. Na fase inicial do projeto, serão acrescidos 104 policiais atuando em 56 motocicletas e duas viaturas, com foco nos bairros Messejana, Vila Velha e Parangaba, respectivamente nas Áreas Integradas de Segurança 3, 8 e 5 (AISs 3, 8 e 5) da Capital cearense. O reforço da atuação do batalhão especializado vai ocorrer de forma gradativa, a partir do dia 28 de outubro. “Nós vamos iniciar com mais 14 novas equipes (...). Toda a implantação do Raio nesse mês de outubro será dedicada a Fortaleza”, enfatiza o governador do Estado. Atualmente, a cidade conta com o trabalho de 403 militares do BPRaio. Ao término da ampliação, o número de equipes será duplicado.

O crescimento do território de atuação do Batalhão Raio foi iniciado no ano de 2015 e segue em continuidade. O policiamento especializado foi interiorizado, estendido para todas as macrorregiões do Ceará, chegou a duas cidades da Região Metropolitana de Fortaleza (Maracanaú e Caucaia) e segue com foco no alcance dos municípios com mais de 50 mil habitantes. O reforço do grupamento, que é considerado o maior do Brasil, é um compromisso de governo que vem sendo cumprido.


Fonte: SSPDS

CCJ aprova demissão de servidor por 'insuficiência de desempenho'

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou nesta quarta-feira, 4, regras para a demissão de servidor público estável por "insuficiência de desempenho", aplicáveis a todos os Poderes, nos níveis federal, estadual e municipal. A regulamentação tem por base o substitutivo apresentado pelo relator, senador Lasier Martins (PSD-RS), a projeto de lei (PLS 116/2017 – Complementar) da senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE). A matéria ainda passará por três comissões, a começar pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS).
Debate de quase duas horas antecedeu a votação, encerrada com nove votos favoráveis à proposta e quatro contrários. Pelo texto, o desempenho funcional dos servidores deverá ser apurado anualmente por uma comissão avaliadora e levar em conta, entre outros fatores, a produtividade e a qualidade do serviço. Deve ser garantido o direito ao contraditório e à ampla defesa.
No texto de Maria do Carmo, a responsabilidade pela avaliação de desempenho seria do chefe imediato de cada servidor. A justificar sua opção por transferir a tarefa a uma comissão, Lasier Martins afirmou que nem sempre o chefe imediato é um servidor estável, mas sim um comissionado sem vínculo efetivo com a administração pública.
O relator disse que também pesou na sua decisão temores de entidades representativas dos servidores, expostas em debate na CCJ. Para as entidades, não seria razoável deixar exclusivamente a cargo da chefia imediata uma avaliação que levar à exoneração de servidor estável. Segundo ele, foi citado o risco de uma decisão de tamanha gravidade ser determinada “por simpatias ou antipatias no ambiente de trabalho”.
Quanto à periodicidade das avaliações, Maria do Carmo havia sugerido elas ocorressem a cada seis meses. Ao justificar a opção por processos com periodicidade anual, Lasier afirmou que seis meses seria um intervalo de tempo “muito curto” para a realização das avaliações, gerando carga de atividades que nem todos órgãos públicos estariam aptos a cumprir com a necessária eficiência.Fatores de avaliação
De acordo com o substitutivo, a apuração do desempenho do funcionalismo deverá ser feita entre 1º de maio de um ano e 30 de abril do ano seguinte. Produtividade e qualidade serão os fatores avaliativos fixos, associados a outros cinco fatores variáveis, escolhidos em função das principais atividades exercidas pelo servidor no período. Estão listados, entre outros, “inovação, responsabilidade, capacidade de iniciativa, foco no usuário/cidadão”.
A ideia é que os fatores de avaliação fixos contribuam com até metade da nota final apurada. Os fatores variáveis deverão corresponder, cada um, a até 10% da nota. A depender da nota final, dentro de faixa de zero a dez, o desempenho funcional será conceituado dentro da seguinte escala: superação (S), igual ou superior a oito pontos; atendimento (A), igual ou superior a cinco e inferior a oito pontos; atendimento parcial (P), igual ou superior a três pontos e inferior a cinco pontos; não atendimento (N), inferior a três pontos.DemissãoA possibilidade de demissão estará configurada, segundo o substitutivo, quando o servidor público estável obtiver conceito N (não atendimento) nas duas últimas avaliações ou não alcançar o conceito P (atendimento parcial) na média tirada nas cinco últimas avaliações. Quem discordar do conceito atribuído ao seu desempenho funcional poderá pedir reconsideração ao setor de recurso humanos dentro de dez dias de sua divulgação. A resposta terá de ser dada no mesmo prazo.
Também caberá recurso da decisão que negar, total ou parcialmente, o pedido de reconsideração. Mas essa a possibilidade só será aberta ao servidor que tiver recebido conceito P ou N. O órgão de recursos humanos terá 15 dias, prorrogáveis por igual período, para decidir sobre o recurso.
Esgotadas todas essas etapas, o servidor estável ameaçado de demissão ainda terá prazo de 15 dias para apresentar suas alegações finais à autoridade máxima da instituição onde trabalha. O substitutivo deixa claro também que a insuficiência de desempenho relacionada a problemas de saúde e psicossociais poderá dar causa à demissão, mas apenas se a falta de colaboração do servidor no cumprimento das ações de melhoria de seu desempenho não decorrer exclusivamente dessas circunstâncias.Carreiras de Estado
O texto de Maria do Carmo estabelecia um processo de avaliação de desempenho diferente para servidores de carreiras exclusivas de Estado, como policiais, procuradores de órgãos de representação judicial, defensores públicos e auditores tributários. Essas categorias poderiam recorrer à autoridade máxima de controle de seu órgão caso houvesse indeferimento total ou parcial de recurso contra o resultado da avaliação. A exoneração por insuficiência de desempenho também dependeria de processo administrativo disciplinar específico.
Lasier Martins mudou a proposta com a justificativa de que poderia haver inconstitucionalidade na medida. Na reformulação desse dispositivo, ficou estipulado que a exoneração por insuficiência de desempenho de servidores vinculados a atividades exclusivas de Estado dependerá de processo administrativo específico, conduzido segundo os ritos do processo administrativo disciplinar.
EmendasOnze emendas foram apresentadas ao projeto, mas Lasier acatou apenas duas, apresentadas pelo senador Humberto Costa (PT-PE), de modo parcial. Uma delas garante prioridade aos servidores avaliados com insuficiência de desempenho nos programas de capacitação e treinamento dos respectivos órgãos. A emenda também livraria o servidor nesta condição de ser penalizado com o conceito “P” (atendimento parcial) ou “N” (não atendimento) nas próximas avaliações caso seu órgão não fornecesse a reciclagem exigida. Esse parte da emenda, porém, não foi aproveitada.
Lasier aproveitou o ponto referente à necessidade de os órgãos priorizarem a oferta de programas de capacitação e treinamento aos servidores com insuficiência de desempenho. Entretanto, considerou “descabido” o bloqueio das avaliações posteriores de quem está nessa faixa, na hipótese de a reciclagem não ter sido ofertada.
A segunda emenda se refere ao processo de desligamento dos servidores que exercem atividades exclusivas de Estado. Nesse caso, ele adotou a proposta para que a exoneração por insuficiência de desempenho dependerá de processo administrativo específico, além de sugestão para deixar claro, como queria Humberto Costa, que a decisão final nesse caso competirá à autoridade máxima da instituição.
A base das alterações sugeridas por Humberto Costa foi o parecer do senador Romero Jucá (PMDB-RR) a projeto de lei da Câmara (PLC 43/1999- Complementar), de autoria do Executivo, que também disciplinava a perda de cargo público por insuficiência de desempenho do servidor estável. Esse projeto foi arquivado em 2007, sem que a Câmara dos Deputados se manifestasse sobre o substitutivo oferecido por Jucá e aprovado pelo Senado.
EficiênciaAo defender sua proposta, Maria do Carmo disse que seu objetivo não é prejudicar os "servidores públicos dedicados", “que honram cotidianamente os vencimentos que percebem e são imprescindíveis para o cumprimento das atribuições estatais”. Disse ser necessário levar em conta que, quando não há a perda do cargo de um agente público negligente, sérias consequências derivam dessa omissão.
“A sociedade se sente lesada, porquanto desembolsa pesados tributos para o correto funcionamento da máquina pública que, por sua vez, não lhe retorna o investimento em bens e serviços. Além disso, a mensagem passada aos servidores responsáveis e que prestam bem o seu papel é de que não vale a pena o esforço, pois aquele funcionário que não trabalha e sobrecarrega os demais jamais será punido”, argumentou.
Lasier concordou com Maria do Carmo sobre a necessidade “premente” de regulamentação do processo de avaliação de desempenho do servidor público. Apesar de enxergar a estabilidade não só como um direito, mas também como uma garantia de que a atividade estatal será exercida com maior impessoalidade e profissionalismo, o relator na CCJ observou que esse instituto “não pode ser uma franquia para a adoção de posturas negligentes ou desidiosas pelo servidor”.
RejeiçãoDurante a discussão, o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) apresentou voto em separado pela rejeição. Justificou que sua divergência não se fundamentava na “defesa cega” de supostos privilégios dos servidores, esse um discurso de defensores do Estado mínimo e do desmonte das políticas públicas. Segundo ele, a proposta ainda motiva dúvidas tanto técnicas quando a respeito de seus objetivos.
— Há dúvidas razoáveis sobre seus fins políticos reais, direcionados, em alguma medida, a favorecer um expurgo arbitrário do serviço público, com vistas à redução do tamanho do Estado, numa perspectiva econômica ortodoxa, arcaica e, sobretudo, autoritária — sustentou.
Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que pediu verificação de presença na votação, disse que o momento não é próprio, nem a forma do projeto serve para abrir um debate tão importante. Para ela, há o risco de se cometer inúmeras injustiças com os servidores. Lamentou que nove emendas suas tenham sido rejeitadas e a apontou hipótese de vício constitucional no projeto, pois iniciativas referentes a carreiras de servidores caberiam apenas ao Executivo.
"Meritocracia"A senadora Ana Amélia (PP-RS) disse não associar o projeto com o fim da estabilidade, mas, sim, como defesa da “meritocracia”. Outros senadores, como Eduardo Braga (PMDB-AM), mesmo defendendo a proposta, disse que ainda há necessidade de aprimoramento, que podem ser feitos nas próximas comissões que analisarão a matéria.
O senador Armando Monteiro (PTB-PE) concordou com a tese de Braga de que o desempenho do servidor muitas vezes é prejudicado pela falta de condições de trabalho, mas disse que isso não é motivo que que não se façam avaliações de desempenho.
— É possível identificar às vezes, em precaríssimas condições materiais, servidores que se superam em meio a essas limitações e dão belos exemplos cotidianamente do seu compromisso e, verdadeiramente, daquilo que eles internalizam como sendo a sua missão — afirmou Monteiro.
A senadora Simone Tebet (PMDB-MS) votou a favor, mas também apontou a possibilidade de vício de constitucionalidade. No caso de leis complementares, que se aplicam a todos os poderes e entes federativos, ela afirmou que só é possível legislar em relação a normas gerais, e não específicas, como faz o projeto. A senadora chegou a defender o adiamento da votação para que o assunto fosse melhor estudado, mas observou que ajustes podem ainda ser feitos nas demais comissões.

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