Para minimizar os impactos dos efeitos da seca, o município de Caucaia emitiu um decreto declarando situação de emergência nas áreas afetadas pela falta de chuva. O documento foi publicado no Diário Oficial do Município na última segunda-feira (2/10). A ação foi motivada por informações prestadas pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
De acordo com a Fundação, o índice pluviométrico observado na região do semiárido caucaiense é de seca continuada. No terceiro trimestre deste ano (julho, agosto e setembro), o índice das chuvas foi de apenas 30.0 mm, enquanto que o normal é de 66.8 mm. O fato é facilmente comprovado, pois os reservatórios existentes estão praticamente vazios. O açude no distrito dos Sítios Novos, por exemplo, tem apenas 3,30% de sua capacidade total de armazenamento d’água.
Conforme Formulário de Informações do Desastre (FIDE), a seca prolongada está afetando especialmente as comunidades rurais da Sede, e dos distritos da Tucunduba, Bom Princípio, Sítios Novos, Guararu, Mirambé e Catuana. A população das áreas afetadas encontra-se com escassez de água potável para consumo humano.
No conjunto de ações para minimizar os efeitos da seca, a Defesa Civil vai manter a “Operação Carro-Pipa”. Trata-se de uma ação em parceria com o Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional da Defesa Civil e do Exército Brasileiro. A operação leva água potável para várias regiões atingidas pela estiagem dentro do território do município. Ao todo são 9.113 pessoas beneficiadas, atendidas em 65 localidades e 158 pontos de distribuição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário