sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Lixo: Controladoria apura irregularidades na execução dos contratos das empresas do Grupo Marquise

A Controladoria Geral do Município de Caucaia divulgou nesta quinta-feira (04.01) relatório apontando diversas irregularidades na execução dos contratos das empresas do Grupo Marquise, responsáveis pela limpeza pública e coleta de lixo domiciliar no município. O documento aponta que as irregularidades constatadas pela Controladoria coincidem com as irregularidades atestadas em relatórios do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Na auditoria realizada sobre as medições apresentadas pela Marquise Ambiental para justificar a cobrança excessiva dos serviços de coleta de lixo público, referente ao período de janeiro a agosto de 2017, foram encontradas irregularidades como excesso de carga; tempo insuficiente para transporte de lixo até o seu destino final; diferença de tara (peso do veículo descarregado) de quase duas toneladas no mesmo veículo; número de rotas de veículos superior aos números de rotas registradas no aterro, entre outras.
Há ainda que se destacar que no contrato da Parceria Público Privada (PPP), a ordem de serviço para a execução do contrato de coleta de lixo domiciliar foram assinados em data posterior a decisão judicial de suspensão da licitação, por um servidor sem a devida competência legal para o exercício de tal atribuição.
“Em respeito ao bom uso dos recursos públicos, eu não posso me furtar de tomar uma atitude senão a de determinar o cancelamento dos serviços. Não é justo destinar os recursos de Caucaia - que devem ser empregados em melhorias para a população – à uma empresa que vem cometendo atrocidades nos serviços prestados ao nosso povo”, destaca o prefeito Naumi Amorim.
Já a Controladora Geral do Município, Gelma Leitão, aponta que encontrou itens “injustificáveis” durante a auditoria e que, considerando as irregularidades apuradas, o valor cobrado pela Marquise pelos serviços executados entre os meses de janeiro a agosto de 2017 sairá de R$ 17,9 milhões para R$ 7,5 milhões. “Vale ressaltar que destes R$ 7,5 milhões, a Prefeitura de Caucaia já efetuou o pagamento de aproximadamente R$ 7 milhões”, explica.
Confira os principais pontos da auditoria:

Relatório da Controladoria Geral do Município de Caucaia

1) Confrontando o mesmo período dos meses de janeiro a agosto dos anos de 2016 e 2017, observou-se que a Marquise Ambiental coletou, em 2017,  mais de 5 vezes o quantitativo de lixo coletado no ano de 2016. Somente no mês de janeiro foram coletados mais de 18 mil toneladas de lixo público. Em todo o ano de 2016, foram coletados 21 mil e 900 toneladas de lixo.

MÊS
COLETADO
Em 2016
COLETADO
Em 2017
DIFERENÇA
             toneladas/mês
Janeiro
2.821,72
18.052,25
15.230,53
Fevereiro
2.918,44
14.583,97
11.665,53
Março
2.615,20
14.664,24
12.049,04
Abril
2.737,01
12.765,84
10.028,83
Maio
2.803,56
15.498,29
12.694,73
Junho
2.685,11
15.807,13
13.122,02
Julho
2.689,23
14.804,50
12.115,27
Agosto
2.710,05
11.940,29
9.230,24
TOTAIS
21.980,32
118.116,51
96.136,19

2) No exercício de 2016, o valor mensal máximo liquidado junto a empresa Marquise Ambiental referente a coleta de todos os lixos de Caucaia (tanto o lixo público como o domiciliar) foi de R$ 2.135.092,14 (Dois Milhões Cento e Trinta e Cinco Mil Noventa e Dois Reais e Catorze Centavos). No ano todo, foi  pago, R$ 13.369.680,53 (Treze Milhões, Trezentos e Sessenta e Nove Mil Seiscentos e Oitenta Reais e Cinqüenta e Três Centavos). Em 2017, sem justificativa plausível, essa média mensal passou para R$ 3.337.000,00 (Três Milhões Trezentos e Trinta e Sete Mil Reais).
3) EXCESSO DE SOBRECARGA -
Considerando a natureza do lixo (DENSIDADE), é injustificável um caminhão tipo truck carregar mais de 12 toneladas. Entretanto, o que se viu com muita freqüência foram cargas de 20, 21, 22, 23 e até de 24 toneladas.
4) TEMPO INSUFICIENTE PARA TRANSPORTAR O LIXO ATÉ SEU DESTINO FINAL.
Confrontando o tempo de registro de saída de um determinado veículo do aterro sanitário, com o registro da sua entrada com uma nova viagem (carrada), observou-se tempos impraticáveis: o recorde foi de 2 minutos (uma entrada registrada a 9h e outra registrada as 9h2min). Mas existe carregamento feito de até 20 toneladas, feito em 10, 12, 23, e de até de 30 minutos.  Inclusive, na rota do Aterro/Cumbuco/Aterro (50 Km) feita em menos de 30 minutos.
5) DIFERENÇA DE TARA (PESO DO VEÍCULO DESCARREGADO) NO MESMO VEÍCULO DE QUASE 2 TONELADAS.
Para ser mais preciso de 1.930 kg.
6) COBRANÇA DE COLETA DE LIXO NO DIA 1º DE JANEIRO DE 2017.
Não existe coleta lixo aos domingos. Porém, observou-se registros de carradas de lixo realizadas no dia 1º de janeiro de 2017.
7) VALOR A MAIOR COBRADO PELA EMPRESA MARQUISE SOBRE SERVIÇOS EXECUTADOS INDEVIDAMENTE
Levando em conta todas as irregularidades encontradas, constatou-se que do valor cobrado pela Marquise Ambiental, relativo aos 08 (oito) primeiros meses de 2017, de R$ 17.943.882,39 (Dezessete Milhões, Novecentos e Quarenta e Três Mil Oitocentos e Oitenta e Dois Reais e Trinta e Nove Centavos), são devidos apenas R$ 7.504.425,70 (Sete Milhões Quinhentos e Quatro Mil Quatrocentos e Vinte e Cinco Reais e Setenta Centavos).
MESES
Vr. MARQUISE
Vr. PREFEITURA
DIFERENÇA
JANEIRO / 2017
         2.592.465,81
            959.167,62
         1.633.298,19
FEVEREIRO / 2017
         2.205.639,05
            927.210,91
         1.278.428,14
MARÇO / 2017
             2.267.368,33
            940.282,62
         1.327.085,71
ABRIL / 2017
         1.980.155,31
            871.472,60
         1.108.682,71
MAIO / 2017
         2.370.806,95
         1.010.311,75
         1.360.495,20
JUNHO / 2017
         2.153.398,05
            864.724,22
         1.288.673,83
JULHO / 2017
         2.364.633,67
         1.000.045,38
         1.364.588,29
AGOSTO /2017
         2.009.415,22
            931.210,60
         1.078.204,62
T O TA IS
      17.943.882,39
         7.504.425,70
      10.439.456,69

Conclui-se que, do valor cobrado pela Marquise Ambiental (R$ 17.943.882,39), após as exclusões das viagens consideradas irregulares, são devidos, apenas, R$ 7.504.425,70. Desses, já foram pagos, o valor de R$ 6.888.838,67Fazendo a compensação financeira, temos a declarar que o município de Caucaia deve a Marquise Ambiental, referente aos 8 primeiros meses, somente o valor de R$ 615.587,03
VALOR COBRADO PELA MARQUISE                                R$ 17.943.882,39
VALOR DEVIDO APURADO PELA AUDITORIA                   R$   7.504.425,70
VALOR PAGO EM 2017                                                  R$   6.888.838,67
DIFERENÇA A PAGAR                                                   R$      615.587,03
Levantamento de todas as despesas cobradas pelo Grupo Marquise (exceto dezembro/2017):
MESES
Vr. MARQUISE
Vr. ECOCAUCAIA
SOMA
jan/17
2.592.465,81
1.261.121,12
3.853.586,93
fev/17
2.205.639,05
1.154.791,92
3.360.430,97
mar/17
2.267.368,33
1.326.916,62
3.594.284,95
abr/17
1.980.155,31
1.188.659,57
3.168.814,88
mai/17
2.370.806,95
1.297.398,90
3.668.205,85
jun/17
2.153.398,05
1.225.884,85
3.379.282,90
jul/17
2.364.633,67
1.269.442,44
3.634.076,11
ago/17
2.009.415,22
1.286.109,39
3.295.524,61
set/17
2.051.289,52
1.203.314,64
3.254.604,16
out/17
1.693.364,77
1.217.870,65
2.911.235,42
nov/17
1.386.918,59
1.206.578,97
2.593.497,56
dez/17
0,00

0,00
T O TA IS
23.075.455,27
13.638.089,07
36.713.544,34

PPP EcoCaucaia – Coleta de Lixo Domiciliar
8. Sobre o contrato administrativo de concessão (PPP do lixo), o município de Caucaia, através de sua Procuradoria, recebeu em meados de dezembro/2017, do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE) informações acerca das diversas irregularidades constatadas, elencadas a seguir, onde foram notificados o ex-prefeito Washington Luiz de Oliveira Gois e o então secretário Regis Martins de Oliveira.
As principais irregularidades constatadas foram:
·         Ausência de publicação da ata da reunião do conselho gestor;
·         Ausência de autorização legislativa;
·         Falta de fundamentação na autorização para a realização do processo licitatório dessa PPP;
·         Ausência de inclusão dessa PPP nos instrumentos de planejamento (principalmente na LOA);
·         Ausência de publicação oficial do valor estimado da PPP;
·   Ausência de indicação de fontes referenciais e memoriais de cálculo para definir os parâmetros para dimensionamento, definições de metas e preços unitários dos serviços;
·         Contradições e inconsistências nos dados do projeto básico;
·         Ausência de objetividade e critérios nos julgamentos das propostas técnicas;
·      Ausência de comprovação da compatibilidade das ações de médio e longo prazo previstas na PPP, com o plano municipal de saneamento básico;
·         Ausência de identificação da destinação final dos resíduos gerados ao longo dos 30 anos;
·        Atestado de visita técnica, assinada somente pelo secretário de Patrimônio, Serviços Públicos e Transportes, Regis Martins de Oliveira, que se quer possui registro profissional perante o CREA-CE;
·   Documentos técnicos (projeto básico, especificações técnicas, quadro de composição do DBI e orçamento) assinados por profissional não habilitado;
·         Contrato e ordem de serviços assinados em data posterior a decisão judicial de suspensão da licitação;
·    Ordem de serviço assinada pelo então secretário interino, José Iran de Oliveira Lopes Filho, sem a devida nomeação para o exercício de tal atribuição;

A Prefeitura de Caucaia tranquiliza a população e informa que está adotando as medidas necessárias para que o serviço seja regularizado nos próximos dias.

quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Vanderley Pedrosa confirma pré candidatura a Deputado Federal em 2018

O ex-deputado estadual Vandeley Pedrosa confirmou que vai disputar uma vaga para a Câmara Federal em 2018. A pré-candidatura de Deputado Federal parte de uma coligação que hoje envolve dois partidos, Partido da Mobilização Nacional (PMN), que tem como presidente Reginaldo Moreira e o Avante, comandado pelo ex-vereador Wellington Saboya. Existe ainda a possibilidade de uma coligação com o Podemos.
Vanderley Pedrosa é pai do atual Deputado Estadual Bruno Pedrosa e tio do prefeito de Nova Russas Rafael Pedrosa. A dobradinha entre pai e filho deve funcionar em alguns municípios cearenses, inclusive Nova Russas.
Quem também deve entrar nessa mesma coligação como pré-candidato a Deputado Federal, é o atual vice-prefeito de Nova Russas Junior Mano. Ele vem consolidando sua liderança na região e deve disputar uma vaga para Câmara Federal ao lado de Vanderley Pedrosa, Reginaldo Moreira, Wellingron Saboya, Paulo Facó, Solismar, Glauber e outros nomes que irão compor essa coligação e tem a intenção de fazer dois deputados federais. Eles sabem que essa é a última edição em que haverá coligação para candidaturas proporcionais e querem aproveitar bem essa oportunidade.
De acordo com Vanderley Pedrosa, essa é “uma coligação muito boa, onde todos tem chance de alcançar uma vaga, ao contrário dos grandes partidos onde precisamos de um número muito maior de votos.”
Em relação a Deputado Estadual, provavelmente, o Deputado Bruno Pedrosa (PP) acompanhe o pai rumo ao PMN, deixando o Partido Progressista.
(Reginaldo Silva, Ceara Noticias)

Novo Parque de Exposições funcionará em fazenda de Caucaia

O imóvel, jé declarado de utilidade pública para fins de desapropriação pelo Governo, pertence ao deputado federal cearense Vicente Arruda (PDT).

O novo Parque de Exposição Agropecuária do Estado do Ceará funcionará em Caucaia, cidade da Região Metropolitana de Fortaleza. O terreno tem área total de 283,9 mil metros quadrados (m²) e perímetro de 2,98 metros. O imóvel, já declarado de utilidade pública para fins de desapropriação pelo governador Camilo Santana (PT), pertence ao deputado federal cearense Vicente Arruda (PDT).

Trata-se da Fazenda Soledade, que está com a família Arruda Coelho há várias gerações. O terreno está localizado na rodovia CE-090, na estrada que liga a praia de Iparana ao Centro de Caucaia.
De acordo com o decreto de Camilo, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) de quinta-feira, 28, o imóvel apresenta área relevante para a implantação do novo Parque de Exposição Agropecuária do Estado do Ceará. O valor da negociação, que será pago com dinheiro do Tesouro Estadual, não foi informado pelo Governo.
Expoece
A desapropriação do imóvel está diretamente ligada à realização da Exposição Agropecuária e Industrial do Ceará (Expoece), tradicional evento responsável por movimentar o agronegócio no Estado. Neste ano, cerca de 4 mil animais foram expostos na feira, entre bovinos, caprinos, ovinos e equinos.
O evento contou com espaço para a comercialização e exposição de produtos em 140 estandes, distribuídos numa área total de 140 mil m².
Em 2018, a Expoece chegará a sua 64ª edição no novo endereço. Antes, a feira era realizada no Parque de Exposições Governador César Cals, localizado na avenida Sargento Hermínio Sampaio, nº 2677, no bairro Monte Castelo, em Fortaleza.
Concessões
O terreno, porém, entrou no rol de ativos do Estado que serão concedidos à iniciativa privada.
Na lista de imóveis estaduais, além do situado na avenida Sargento Hermínio, também estão à venda mais três terrenos: Palácio Iracema (bairro Edson Queiroz), IPPOO I (Itaperi) e Cavalaria (Messejana).
Segundo o decreto, “caberá à Procuradoria-Geral do Estado (PGE), por meio da Comissão Central de Desapropriações e Perícias da Procuradoria do Patrimônio e do Meio Ambiente, proceder, por via administrativa ou judicial, à desapropriação do imóvel”, conforme previsto em lei.
RAONE SARAIVA

Aniversariante do dia!

Luan Alves

Hoje é o seu dia especial
E espero que seja abençoado
Com alegria, carinho e muita festa.

Parabéns pelo seu aniversário!
Que complete muitos anos de vida
Sempre com muita saúde,
Amor, paz e sucesso!

Blog Washington Matos

Infraestrutura: Mais de R$ 9 milhões licitados para drenagem, calçamento e pavimentação

A Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), vai executar ainda no primeiro trimestre deste ano obras de drenagem pluvial, calçamento e recapeamento asfáltico na malha viária em diversas localidades do município.

Os serviços já foram licitados. Serão investidos mais de R$ 9 milhões, recursos oriundos do Governo Federal. As obras de drenagem fluvial e calçamento somam R$ 3,8 milhões, enquanto as de recapeamento chegam a R$ 5,3 milhões.

Estão previstos serviços de limpeza de bueiros e bocas de lobo, recomposição de pavimentação em pedra tosca e paralelepípedo, instalação de banqueta e meio fio de concreto e pedra granítica, além da pavimentação asfáltica em várias ruas e avenidas da cidade. 

Devem ser beneficiadas localidades da Sede e da Grande Jurema, os dois maiores distritos de Caucaia. 



LICITAÇÃO

Além de concluir as licitações para drenagem, calçamento e recapeamento, a Seinfra encaminhou nesta quinta-feira (4/1) para a Comissão Permanente de Licitação a abertura de edital para outro pacote de pavimentação asfáltica e sinalização. Desta vez, serão beneficiadas diversas ruas dos bairros Potira e Arianópolis. As obras têm custos previstos de R$ 3 milhões.



MEGAOPERAÇÃO

O primeiro ano de gestão do prefeito Naumi Amorim ficou marcado pela megaoperação de melhorias em ruas e avenidas de Caucaia. Entre junho e dezembro, a Seinfra tapou buracos e aplicou asfalto novo em mais de 400 mil metros quadrados de vias do município.

Isso representa a recuperação de 63,5% de toda a malha viária de Caucaia, que há anos não era beneficiada por uma intervenção tão expressiva.

Vagas SINE/IDT de Fortaleza nesta quinta-feira (04/01)

FORTALEZA
Centro - Rua. Assunção, 699 - Fone :(85) 3101.2775
Aldeota - Av. Santos Dumont, 5015 - Fone :(85) 3101.1660
Antonio Bezerra - Av Demetrio de Menezes ,3750 - Fone :(85) 3101.2743
Messejana - Av. Jornalista Tomaz Coelho,408 - Fone :(85) 3101.2138
Parangaba - Av. João Pessoa, 6239 - Fone :(85) 3101.3034
OCUPAÇÕESQTDE.VAGAS
Chefe de cozinha01
Coordenador de vendas (restaurante)01
Cozinheiro geral04
Empregado doméstico nos serviços gerais01
Inspetor de auditoria01
Mecânico de manutenção de ar condicionado01
Padeiro02
Supervisor de telemarketing e atendimento01
Teleoperador50
Vendedor pracista03
 
PESSOA COM DEFICIÊNCIA
OCUPAÇÕESQTDE.VAGAS
Agente de recrutamento e seleção03
Assistente administrativo01
Atendente central telemarketing02
Auxiliar de limpeza04
Auxiliar de linha de produção01
Auxiliar financeiro01
Consultor de vendas02
Estoquista02
Fiscal de prevenção de perdas02
Operador de caixa02
Repositor - em supermercados03
Repositor de mercadorias05

Finanças: Refis resgata R$ 3,5 milhões; total pode chegar a R$ 10 milhões

Com operação iniciada em 1º de abril de 2017, o Programa de Recuperação Fiscal (Refis) da Prefeitura de Caucaia encerrou as atividades no último dia 29 de dezembro alcançando excelentes patamares de adesão, negociação e arrecadação. Em nove meses, a gestão municipal resgatou R$ 3,5 milhões em dívidas de contribuintes. O total, no entanto, pode ser o triplo disso, chegando a R$ 10 milhões.

Conforme relatório da Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento e Orçamento (Sefin), pasta gestora do programa, 5.850 pessoas aderiram ao Refis 2017 – cujo objetivo era a negociação de débitos de impostos municipais contraídos até dezembro de 2016. Somente o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) não foi contemplado pela medida.

“Esse é o tipo de medida que todo mundo sai ganhando. O contribuinte deixa de dever e a Prefeitura tem mais dinheiro em caixa pra investir na melhoria do serviço público, que também beneficia ao contribuinte. É um ciclo virtuoso que aliado a outras medidas da nossa gestão tem feito Caucaia sair de anos de atraso”, avalia o prefeito Naumi Amorim.

Dezembro foi o período que a Sefin registrou mais adesões, negociações e arrecadações ao programa. Foram 888 novos contribuintes participantes negociando um montante de R$ 4,2 milhões. Com isso, arrecadou-se só naquele mês um total de R$ 752 mil.

Como o Refis 2017 permitiu ao contribuinte o parcelamento da dívida em até 60 meses (o equivalente a cinco anos), há a expectativa de Caucaia resgatar R$ 10 milhões. Foi esse o valor total negociado pela Secretaria de Finanças nos nove meses de vigência do programa.

Até o começo de dezembro (antes, portanto, do período de maior adesão ao Refis), o programa havia recuperado R$ 2,8 milhões aos cofres públicos. Em um mês, o crescimento da arrecadação foi, então, de 50%. Algo que pode ter sido reflexo do pagamento do 13º salário.

Eram sete as formas de pagamento do valor devido no Refis: à vista, com redução de 100% da multa e dos juros de mora; parcelado em até três vezes, com juros e multa reduzidos em 90%; parcelado em até seis vezes, com juros e multa reduzidos em 70%; parcelado em até nove vezes, com juros e multa reduzidos em 50%; parcelado em até 12 vezes, com juros e multa reduzidos em 30%; parcelado em até 24 vezes, com juros e multa reduzidos em 20%; e parcelado em até 60 vezes para quem tinha débitos há mais de dez anos.

Novos servidores da Funece iniciam curso de formação

Os novos servidores técnico-administrativos da Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece), empossados na tarde desta quarta-feira (3), participam do curso "Iniciação ao Serviço Público na Funece".
O evento de formação acontece no período de 4 a 12 de janeiro, na Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), em parceria com a Funece/Uece e a Escola de Gestão Pública (EGP).
Em 52 horas de carga horária, os novos membros da Funece têm com o curso a oportunidade de compreender os trabalhos desenvolvidos pela Fundação e pela Universidade. "Vocês vão entrar na Funece e na Uece mapeando a estrutura na qual irão atuar, conhecendo as tarefas necessárias para o exercício do trabalho de vocês, com consciência dos benefícios e das obrigações, das vantagens e das carências", destacou o reitor Jackson Sampaio em solenidade de posse.
Durante o curso, os servidores obterão informações e esclarecimentos em momentos com a Seplag, a EGP, a Coordenadoria de Gestão de Pessoas (COGEP/Seplag), a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE) e Funece/Uece.
Estarão presentes para contribuir com a formação os gestores ou representantes dos seguintes setores da Uece: Reitoria, Vice-Reitoria, Chefia de Gabinete, Departamento de Pessoal (DEPES), Escritório de Cooperação Internacional (ECInt), Pró-Reitorias de Graduação (PROGRAD), de Ensino e Pesquisa (PROPGQp), de Extensão (PROEX), de Assuntos Estudantis (PRAE), de Planejamento (PROPLAN) e de Administração (PROAD), além da Comissão Executiva do Vestibular (CEV), da Secretaria de Apoio às Tecnologias Educacionais (Sate), Procuradoria Jurídica (PROJUR), Departamento de Informática (DI), Prefeitura, Biblioteca Central, Departamento de Material e Patrimônio (DEMAP), Departamento de Administração (DA) e Departamento de Contabilidade e Finanças (DECOFIN).

uece