quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Caucaia quer decretar emergência por causa do avanço do mar no Icaraí

O vice-prefeito de Caucaia, Paulo Guerra, afirma que o município vai decretar estado de emergência por causa do avanço do mar na Praia do Icaraí. Guerra afirma que o pedido vai ser encaminhado para o Ministério da Integração Nacional. Após a homologação do estado de emergência pelo órgão federal, o município pretende por em prática ações emergenciais para amenizar a situação do avanço da mar na Praia do Icaraí.
O avanço do mar na praia do Icaraí, no município de Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza, preocupa moradores e empresários. Após destruir barracas e uma das faixas da Avenida Litorânea, as ondas estão perto de atingir áreas residenciais da orla.
“Antes você tinha um espaço para andar. Essa erosão não era tão grande.  Realmente foi devastador. O mar já está bem perto dos condomínios”, afirmou o representante dos síndicos do Icaraí,  Alisson Paulineli.
Aos poucos a Avenida Litorânea no Icaraí começa a sumir. Primeiro foram as barracas que foram engolidas pelo mar.  Roseli Braz é uma das poucas que continuam trabalhando no local. “Não temos estrutura para nada. Não temos mais condições físicas de atender os nossos clientes de maneira segura. A  praia está totalmente abandonada”, relata a comerciante Eliane Costa.
A fúria do mar destruiu parte da avenida e um lado da pista desapareceu. Durante dois anos de 2010 até 2012, a  prefeitura de Caucaia trabalhou na construção de um muro de contenção com blocos de concreto e pedras. A estrutura  montada em 1.420 metros na orla não resistiu e cedeu.
Atualmente, apenas seis metros separam alguns condomínios da área onde as ondas estão batendo.  De acordo com a prefeitura de Caucaia foram gastos R$ 9 milhões para fazer o muro de contenção.
O vice-prefeito da cidade, Paulo Guerra, reconhece que o muro de contenção foi insuficiente para segurar o impacto das ondas. E explicou que nos últimos anos as ondas tiveram uma maior intensidade do que o normal. Em meio ao problema o vice-prefeito  prometeu providência ainda este mês.
“O projeto consiste na avaliação e instalação de espigões para tentar conter o movimento do segmento que nós chamamos de controle da deriva de sedimentos. E tentar reduzir o impacto das ondas aqui na praia do Icaraí. Lembro que estamos em estado de emergência. Nós vamos decretar essa emergência pois é obrigação da Lei Federal encaminhar o decreto de emergência para homologação do Ministério da Integração Nacional. Só então  vamos  apresentar  quais ações que serão aplicáveis para esse quadro vivido pelo Icaraí”, afirma.
Construção de aterro
Para o doutor em oceanografia costeira, Fábio Perdigão, o avanço do mar é devido a uma série de fatores.  No entanto, o problema só será resolvido com a criação de um aterro.
“São muitas razões para o problema na Praia do Icaraí. Nós temos a elevação natural do nível do mar que está sendo acelerada pelo aquecimento global, o barramento dos rios no continente que seguram os sedimentos que não chegam à praia, ocupação dos cantos de dunas, e temos também obras costeiras que foram realizadas ao longo da costa durante décadas e esse conjunto de fatores podem provocar processos erosivos”, disse.
“A tendência natural é de uma diminuição de estoque de sedimento nas praias por falar nisso estamos com estoque de sedimentos negativos nas praias do mundo inteiro praticamente, o nível do mar continua subindo,  e deve continuar subindo e o aumento da população mundial é crescente com cada vez mais a ocupação da costa o ambiente mais procurado pela população", afirmou. “A solução é planejar corretamente um aterro. Uma recomposição da praia colocando sedimentos no ambiente praial e trabalhos de manutenção a cada 15 anos refazendo o aterro e recuperado o ambiente praial”, disse.
 http://www.cbnfoz.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário