terça-feira, 16 de setembro de 2014

Justiça e MP iniciam audiências de caso de organização criminosa em Caucaia


Tiveram início na manhã de hoje (15) as audiências de instrução criminal do processo que apura os crimes cometidos por um grupo de 35 pessoas em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. A organização criminosa foi denunciada pelo Ministério Público do Estado do Ceará em maio deste ano e é acusada de tráfico de drogas, homicídios, roubos, lavagem de dinheiro, porte e posse de armas, explosivos, entre outros. As audiências seguem até o dia 24, das 9 às 17 horas, no Plenário do Tribunal do Júri do Fórum de Caucaia (Rua 15 de Outubro, s/n, bairro Novo Pabussu, Caucaia).

O inquérito foi presidido pela Polícia Civil, com a participação do MPCE. No âmbito do MP, o caso é acompanhado pela 2ª Promotoria de Justiça Criminal de Caucaia, através do promotor de Justiça Nestor Cabral, com a assessoria dos membros do Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado (Gaeco). A quadrilha vem sendo investigada desde o final do ano passado e é chefiada por Antônio Gerlando Sampaio Viana, conhecido como “Toinho das armas”, e por Antônio Lucivando Nunes da Silva. Eles são acusados de atuar no município de Caucaia e adjacências. 

De acordo com o MPCE, esta é a ação penal que envolve o maior número de pessoas já denunciadas no Ceará, tendo sido necessária inclusive a formação de um colegiado de juízes para cuidar do caso. Cabe ressaltar que as audiências de instrução criminal consistem nas oitivas dos acusados e das testemunhas. Elas são presididas pelo Poder Judiciário na presença do representante do MPCE e dos advogados das partes, servindo para colher a prova testemunhal e podendo, em alguns casos, resultar no julgamento. Via de regra, é realizada apenas uma audiência, mas, dada a complexidade do caso em questão, a Justiça optou por distribuir as oitivas ao longo de oito dias.  

* Com informações do TJ/CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário