segunda-feira, 6 de junho de 2016

Projeto ajuda famílias carentes em Caucaia.

Atenção, cuidado, educação, atendimento médico, infraestrutura, junto a acesso a esporte, cultura, e qualificação profissional estão transformando a vida de centenas de famílias que residem em Iparana, no município de Caucaia, distante cerca de 15 quilômetros de Fortaleza. Todos esses benefícios são ofertados pelo Lar Beneficente Clara de Assis. O vice-presidente e sócio fundador Ricardo Miranda falou que o projeto é o alento e a salvação de muitas famílias. “As famílias são cadastradas e com isso elas têm acesso a todos os serviços que ofertamos na instituição. Hoje em dia atendemos mais de 350 famílias e 1.500 crianças”.
O lar começou pequenino, em 1999, apenas com uma escola e poucas famílias da comunidade, composta na sua maioria por índios Tapebas de Caucaia. “O objetivo era o de fazer a promoção social dessas pessoas. Da família como um todo, oferecendo educação de qualidade, profissionalização, esporte, cultura, lazer, saúde e a moralização do ser. Isso aconteceu e prosperou. A escola Clara de Assis é considerada a melhor escola de Caucaia”. Hoje, a escola tem mais de 500 crianças matriculadas, um refeitório, salas para reforço escolar e uma cozinha industrial, que serve mais de mil refeições por dia. Já a instituição conta com um ambulatório, consultórios médicos, odontológicos, além de quadra esportiva completa. Todo esse crescimento se deve a ajuda de monitores voluntários e parceiros, que colaboram financeiramente com a instituição.
Benefícios
No Lar de Clara, a educação e o esporte são os principais nichos responsáveis pela mudança na vida de muitas pessoas. No esporte, crianças e jovens podem aprender a jogar futebol, basquete, vôlei, xadrez e a lutar karatê. O vice-presidente acredita que é através do esporte que as crianças são inseridas e assim recebem os primeiros benefícios da assistência. É de forma espontânea e natural. “A música e o esporte é um meio prático de atrair as crianças para que elas não fiquem a mercê das coisas ruins da rua. Do lado de fora tem drogas e exploração sexual infantil. No Lar, ela tem amparo, carinho, atenção e outros benefícios. Proporcionamos todos os meios de elas desenvolverem um futuro de sucesso. Então, a maioria das crianças vem atraída ou pela informática ou pela música ou pelo esporte. O esporte ensina a ganhar, a perder, o trabalho em equipe e o respeito as regras. Quando aprendem, levam isso para a sua vida pessoal. Com um tempo frequentando, a autoestima melhora e, enquanto ele está no projeto, a gente está falando de outras coisas para eles”, disse. Mesmo com todos os projetos, o vice-presidente afirma que “ainda há muito o que ser feito”.

Moralização
Ricardo Miranda afirma que, além das atividades ofertadas no Lar, um trabalho paralelo de moralização é realizado nos atendidos no projeto. “Falamos de valores éticos e formação do caráter. Achamos esse ponto fundamental, pois não adianta a pessoa se profissionalizar, se formar, construir uma família, se não tiver uma formação ética e moral. Essa formação é feita de forma simples, junto aos projetos da casa”, explicou.

Desafios
Dentre os principais desafios, Ricardo destacou a alta demanda por voluntários e ajuda financeira. “A gente tem uma despesa mensal de R$ 60 mil, só de custeio. Mas se a gente dividir pelas pessoas beneficiadas, podemos ver que é pouco. Aqui conseguimos fazer o bem com eficiência. Isto é, fazer o muito com pouco. O Lar de Clara é exemplo e esperança de que dá para fazer muita coisa se a gente não tiver corrupção. Temos parceria com a Prefeitura de Caucaia, que paga os professores e dá a merenda escolar, livros e material escolar e mais de 100 voluntários. Toda ajuda é muito bem-vinda”.

Ricardo destacou, ainda, que empresas também podem colaborar. “Temos também parcerias importantes com empresas onde a gente dá um selo de responsabilidade social para quem dá, no mínimo, um salário mínimo por mês. O que é pouco para uma empresa de grande porte, é muito para nós, porque é através dessa colaboração que conseguimos sustentar o projeto”, argumentou.
As empresas associadas recebe um certificado de título Amigos do Lar de Clara e um banner de responsabilidade social. “Também tem parcerias com pessoas físicas que se chama Corrente do Bem. A partir de R$ 30, a pessoa pode se associar. É daí que a gente junta e consegue a fazer a promoção do bem. Para colaborar ou fazer uma visita é só ligar 3318.9508”.

http://www.oestadoce.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário