quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Antônio Barroso Lima torna-se primeiro professor titular de educação física no Ceará

O Prof. Antônio Barroso Lima, diretor do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) da Universidade Federal do Ceará, tornou-se o primeiro docente da área de educação física no Estado do Ceará a obter o título de professor titular, considerado o estágio mais elevado para docentes na carreira universitária.
A defesa pública do memorial, que culminou na obtenção do título, ocorreu no dia 1º de outubro, no auditório da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), com a presença de membros de diversos segmentos da UFC, incluindo o vice-reitor, Prof. Custódio Almeida, além de familiares, amigos e atletas.
A Comissão Especial de Avaliação foi composta pelos professores Raimundo Nogueira da Costa Filho (UFC), João Paulo Vilas Boas Soares Campos (Universidade do Porto, em Portugal), Alberto Carlos Amadio (Universidade de São Paulo – USP) e Go Tani (USP).
Para o Prof. Antônio Barroso, chegar ao topo da carreira traz um grande contentamento e também uma grande responsabilidade. "Houve uma série de pessoas que deram suporte para que conseguíssemos chegar a esse feito. Eu sou apenas o ator ou o autor dessa conquista, mas ela envolve a família, os amigos, a Universidade e o IEFES", reconhece, lembrando que o momento foi "único, cheio de emoção e de realizações".
 CURRÍCULO – Antônio Barroso Lima é graduado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santo André (São Paulo) e doutor em Ciência do Desporto pela Universidade do Porto (Portugal), além de ter especializações em Bases Científicas do Treinamento Desportivo, pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), e em Tecnologia Educacional para o Ensino Superior, pela Faculdade de Filosofia de Fortaleza (FAFIFOR), e ser técnico desportivo em Natação, pela Faculdade de Educação Física de Santo André (FEFISA).
Tem experiência na área de educação física, com ênfase em natação, atuando principalmente nos seguintes temas: natação, biomecânica, salvamento aquático, variação intracíclica e primeiros socorros.

Fonte: Instituto de Educação Física e Esportes – fone: 85 3366 9533

Nenhum comentário:

Postar um comentário