segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Monitoramento eletrônico: Sejus recebe mais de 19 mil ligações no mês de agosto

A central de atendimento do Núcleo de Monitoramento Eletrônico da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus) aumentou em mais de 100% o recebimento de ligações de pessoas que utilizam tornozeleiras eletrônicas, em um período de dez meses. No último mês de agosto, foram recebidas 19.893 ligações telefônicas para relatar, por exemplo, atrasos na chegada ao trabalho, defeito no equipamento ou mudança de horário imprevista. Em outubro de 2017, esse número era de 9.773.

O aumento no número de ligações indica que a central vem se consolidando no apoio e fiscalização para os que cumprem medidas por meio dessa pena alternativa. Com as informações do Monitoramento, a Sejus produz relatórios periódicos para o Judiciário avaliar o comportamento de cada pessoa com monitoração eletrônica. O contato e aviso em tempo real de qualquer quebra no protocolo, evita sanções ou mesmo cancelamento do uso da tornozeleira pelo juiz.

Além do atendimento e tira-dúvidas por telefone, o Núcleo tem realizado atendimento aos familiares. Em agosto desse ano, 250 famílias de pessoas com monitoração eletrônica foram atendidos pela equipe de assistentes sociais da Sejus.

Monitoramento eletrônico
A política, implantada pela Sejus em 2013, tem hoje 2.376 pessoas com monitoração eletrônica. São pessoas em progressão de regime ou em cumprimento de medidas cautelares alternativas à prisão.
Além de Fortaleza e Região Metropolitana, a Sejus conta com núcleos de tornozelamento nas cidades de Juazeiro, Quixadá, Sobral e Iguatu.

 http://www.sejus.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário