quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Homenagens marcam início da Semana do Ministério Público 2018

A Semana do Ministério Público 2018 começou, na manhã desta quarta-feira (12), com a sessão solene de entrega das medalhas de Membro Padrão na Atividade, Membro Padrão na Inatividade e Amigo do Ministério Público. O procurador-geral de Justiça, Plácido Barroso Rios, procedeu a abertura das atividades com o registro da prestação de contas de sua gestão. Após a sessão, o consultor da Human Change Management Institute (HUCMI), João Vicente Gonçalves, proferiu a conferência de abertura com o tema: Mudança organizacional e seus impactos na estrutura, pessoas e processos.
Com o lema “Integrar e humanizar para avançar”, a Semana do MP prosseguirá até o dia 14 de dezembro, com a apresentação de palestras, workshops, lançamentos de publicações, concursos, homenagens e stands do Núcleo de Mediação Comunitária, do Decon Viajante e de venda de livros montados no pátio. Abordando assuntos para além do universo do Direito, o encontro é direcionado a membros, servidores e colaboradores do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). O procurador-geral de Justiça parabenizou toda a equipe técnica e diretoria da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), em nome da promotora de Justiça e diretora-geral, Flávia Unneberg, pela organização da Semana do MP 2018.
Durante a cerimônia de abertura, Plácido Rios desejou as boas-vindas e mostrou-se satisfeito com os bons frutos colhidos, a partir da conclusão dos vários projetos consolidados mediante o Planejamento Estratégico. Ele fez um retrospecto dos momentos cruciais que possibilitaram a execução e a conclusão das metas institucionais estabelecidas, desde 2014 até 2018, bem como as expectativas para o próximo ano, com a captação de recursos da ordem de R$ 14 milhões.
Nesse período, Rios citou como destaques a criação do Fundo de Reaparelhamento e Modernização do Ministério Público para captação de recursos; a reorganização estrutural, com a entrega de três prédios próprios e locais de trabalho dignos, e tecnológica, com aquisição do Sistema de Automação do MP, gerando mais agilidade, resolutividade e eficiência na produção de dados; o incremento na contratação de assessores jurídicos e estagiários para as Promotorias de Justiça e a implantação do Grupo de Descongestionamento de Processos; e a contratação da empresa de consultoria EloGroup, a fim proporcionar transformações organizacionais necessárias para superar os seus desafios de gestão, dividindo de forma mais justa a carga de trabalho.
Agraciados
Logo em seguida, Plácido Rios declarou aberta a solenidade de outorga e entrega das medalhas de Membro Padrão na Atividade, Membro Padrão na Inatividade e Amigo do MPCE. A medalha Membro Padrão do Ministério Público do Estado do Ceará foi criada para homenagear membro em atividade e inativo, pelos relevantes serviços prestados à Instituição e à sociedade, na defesa dos direitos inerentes ao exercício da cidadania plena. Já a medalha Amigo do Ministério Público do Estado do Ceará homenageia personalidades que hajam prestado relevantes serviços à Instituição. Na ocasião, Plácido Rios ainda registrou moção de pesar às vítimas inocentes mortas, recentemente, durante uma tentativa de assalto a banco no município de Milagres.
Foram agraciadas com as medalhas de Membro Padrão na Atividade as procuradoras de Justiça Sheila Pitombeira Cavalcante e Maria Magnólia Barbosa. As medalhas de Membro Padrão na Inatividade foram ofertadas aos procuradores de Justiça aposentados José Valdo Silva e Fátima Diana Cavalcante Rocha. A medalha Amigo do MPCE foi concedida ao empresário e presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), Dimas Humberto Silva Barreira, pelos relevantes serviços prestados pela implementação da Mediação Itinerante, em parceria com a Coordenação do Núcleo de Mediação Comunitária do Ministério Público.
Além de Plácido Rios, compuseram a mesa diretora da sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça, o procurador de Justiça e corregedor-geral, José Wilson Sales; a procuradora de Justiça e ouvidora-geral, Vera Ferraz; a procuradora de Justiça Idelária Linhares; a promotora de Justiça e diretora-geral da ESMP, Flávia Unneberg; o promotor de Justiça representante da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP), Élder Ximenes; e a promotora de Justiça e secretária dos Órgãos Colegiados, Sandra Viana.
Na conferência de abertura sobre “Mudança organizacional e seus impactos na estrutura, pessoas e processos”, o palestrante João Vicente Gonçalves abordou as rupturas provocadas nas organizações pela transformação digital, ressaltando não acreditar em tecnologia capaz de substituir o ser humano. Para Gonçalves, as organizações que não mudam ficam obsoletas, por isso é necessário estarmos preparados para encarar mudanças. “Mudamos porque buscamos excelência, melhores resultados e servir melhor à população”, destacou.
O palestrante também citou o MPCE como exemplo positivo de integração da tecnologia nas organizações. Gonçalves mencionou a conclusão da digitalização de inquéritos policiais e o avanço na virtualização de procedimentos, realizado em junho deste ano. Ele destacou o componente humano nesse processo, mostrando o engajamento, aspecto essencial ao processo de mudança.

http://www.mpce.mp.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário