domingo, 13 de abril de 2014

Ceará goleia o Guarany de Sobral e decide o título cearense contra o Fortaleza

O Campeonato Cearense de 2014 terá Clássico-Rei nas finais. Neste domingo (13), no Castelão, o Ceará superou sua ineficiência ofensiva e goleou o Guarany de Sobral por 5 a 2. Com dois gols de Magno Alves, o Alvinegro deixou o Bugre pelo caminho das semifinais.
Os visitantes - que foram derrotados no Junco por 3 a 2 - precisavam vencer por dois gols de diferença. A primeira partida contra o Fortaleza será realizada na próxima quarta-feira, às 22 horas, na mesma Arena Castelão. Além da oportunidade de buscar o tetracampeonato no centenário do clube, o Vovô também garantiu sua vaga na Copa do Nordeste do próximo ano. 

Antes do apito inicial da partida, os jogadores rezaram a oração do Pai Nosso no centro de campo. As duas equipes abraçaram a causa da campanha "Acorda, Laurinha", criança cearense que está em coma desde o nascimento, no dia 6 de fevereiro deste ano. No parto, a mãe de Laura teve complicações e faleceu. Atletas tricolores e rubro-negros também vestiram blusas em apoio à causa, antes de entrarem no campo. 

Aos desavisados sobre as notícias do futebol cearense, o primeiro tempo insinuou que o Ceará era quem precisava reverter o placar do jogo de ida. Os mandantes dominaram a primeira etapa e mal deixaram o clube sobralense tocar na bola. Porém, o  Vovô foi incompetente no ataque. Desperdiçou finalizações de modo bisonho, o que provocou indignação e vaias da torcida alvinegra presente no Castelão. 

Logo aos oito minutos, Magno Alves finalizou tenebrosamente, deixando os próprios companheiros de ataque sem reação. O Alvinegro mostrou lentidão para chegar no último passe e também na recomposição defensiva. Assim foi que levou perigo em contragolpe do Bugre, aos 20, quando Maranhão arrancou em velocidade e ficou cara a cara com Luís Carlos. Goleiro do Vovô realizou boa defesa. 

Ativo na partida, aos 26, Felipe Amorim sentiu dores nas costas e precisou ser substituído. Rogerinho entrou no lugar do meia e foi bastante vaiado pelos torcedores. Seguindo o exemplo de Magnata, Bill também perdeu grande oportunidade de abrir o marcador. Aos 30, de frente para o gol, embarcou a pelota rumo aos assentos inferiores. Bastante contestado, Rogerinho não durou muito em campo. Foi substituído nove minutos após sua entrada, por sentir lesão. O estresse do torcedor com a atuação apática do meia apenas cresceu. A bronca dos alvinegros era grande com o time todo. Até que Magno Alves, aos 44, aproveitou cruzamento de Bill e converteu a finalização: 1 a 0.

GUARANY ASSUSTA NO 2° TEMPO
O Guarany de Sobral deu a partida para o segundo tempo. E voltou a campo com nova postura. Necessitando de três gols para se garantir na final, o Cacique do Vale subiu mais ao ataque. As equipes passaram a disputar, nos últimos 45 minutos, um duelo mais aberto e franco. Aos oito, Zé Williams fez bela jogada e chutou no canto de Luís Carlos para empatar: 1 a 1 no Gigante da Boa Vista. A partir daí, o Bugre passou a acreditar e ser mais enfático. Aos 12, Tiago Furlan passou batido por Anderson, arrematou com categoria e virou a partida: 2 a 1. Os dois tentos sofridos obrigou o Ceará a despertar na etapa final. 

Para tentar afastar o placar comprometedor, o técnico Sérgio Soares sacou Amaral e colocou Tadeu em campo. Três atacantes em busca do segundo gol. Samuel Xavier, aos 20, tentou marcar de fora da área e mandou a pelota perto da trave direita de Zuba. Mesmo atacando mais, o Alvinegro continuou infrutífero ofensivamente. Os torcedores, minuto a minuto, aumentavam o nível de apreensão, assim como o volume das vaias. 

O sufoco chegou às arquibancadas quando Tininho, aos 25 minutos, chutou bola venenosa perto do travessão. "Bora jogar", se esgoelavam alguns torcedores do Vovô, na esperança de que o gol tranquilizante saísse. E saiu, sofrido. Exprimido, porém para alegria do Alvinegro. Aos 30, Magno Alves aproveitou lance de Leandro Brasília e enviou a bola de carrinho para as redes do adversário sobralense. 

Na oportunidade seguinte, Magnata colocou abaixo as esperanças do Guarasol. Aos 32, o atacante arriscou, Joécio desviou e marcou contra: 3 a 2. As vaias se transformaram em festa. Ainda mais quando Souza, bastante contestado, anotou o dele, aos 38, e Bill, aos 44, selaram o 5 a 2. Ceará finalista e o torcedor definitivamente consolado por tanto sofrimento no Castelão.

FICHA TÉCNICA
Ceará 5x2 Guarany de Sobral 
Local: Arena Castelão
Data: 13/4/2014
Horário: 16 horas
Árbitro: César Magalhães
Assistentes: Marcos Brígido e Anderson Farias
Cartões amarelos:
Cartões vermelhos: Zé Augusto
Gols: Magno Alves (2), Zé Williams, Tiago Furlan, Joécio (contra) e Souza.

Ceará: Luís Carlos; Samuel Xavier, Sandro, Anderson, Hélder; João Marcos, Amaral (Tadeu), Felipe Amorim (Rogerinho (Leandro Brasília)), Souza; Bill e Magno Alves. Técnico: Sérgio Soares.

Guarany de Sobral: André Zuba; Marcos Vinícius, Joécio, Juliano, Juliano; Ivonaldo, Rodrigo Vitor, Zé Augusto, Maranhão (Tininho); Cleiton, Reinaldo (Zé Williams), Tiago Furlan. Técnico: Vladimir de Jesus.

 o povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário