Na reunião, organizada pelo Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC) e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT), foram definidos os papéis dos órgãos envolvidos nos esforços para a aquisição do Selo Bandeira Azul. O grupo de trabalho reuniu também a ONG Winds for Future e representantes da Superintendência Estadual do Meio Ambiente – SEMACE. Na ocasião, foi firmado um Termo de Cooperação entre os órgãos.
O Selo Bandeira Azul traz entre seus critérios quatro grandes temas que definirão as praias como ecologicamente corretas. São eles: Educação Ambiental e Informação, Saneamento/Qualidade das Águas, Segurança e Serviço e Gestão Ambiental. “Hoje, entre outros assuntos, definimos a formação de Grupos de Trabalho (GT) para cada um dos critérios estabelecidos pela Certificação Bandeira Azul, cada um deles com Planos de Ação específicos. Definimos também quais Secretarias ou órgãos podem contribuir dentro destes GTs. É mais um passo em busca da Certificação Bandeira Azul.”, revela Leilane Barros, Presidente do IMAC.
Saiba mais
Bandeira Azul é um prêmio ecológico, voluntário, concedido a praias, marinas e embarcações de turismo. Para se qualificar, o município deve atingir uma série de critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança, serviços, turismo sustentável e responsabilidade social, que devem ser mantidos e comprovados anualmente. Atualmente, apenas 18 praias brasileiras tem o título. Duas delas na Bahia, as únicas do Nordeste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário