De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), ciência e igualdade de gênero são essenciais para que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), metas que compõem um plano de ação global proposto pela organização intergovernamental, sejam cumpridos.
A data que marca a mobilização tem o propósito em promover o acesso, a conscientização e a participação feminina plena e igualitária na ciência, além de empoderar meninas e mulheres que desejam se tornar pesquisadoras.
Desde 2016, a Unesco, agência da ONU voltada para a Educação, a Ciência e a Cultura, e a ONU Mulheres, entidade das Nações Unidas voltada para a promoção do empoderamento feminino, promovem eventos direcionados para a comemoração da data. Em 2021, por exemplo, foi realizado um encontro on-line mundial para celebrar as cientistas que atuaram na linha de frente da luta contra a Covid-19.
Além da data estabelecida pela ONU, existem diversas campanhas e iniciativas que visam fortalecer a presença feminina na ciência, especialmente nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, mais conhecidas como STEM.
Adriana Rolim é graduada em Farmárcia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), doutora, pós-doutora e mestre em Farmacologia pela UFC. Contribui periodicamente com diversas agências de fomento e revistas científicas de circulação nacional e internacional. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Atualmente é professora titular da Unifor e coordenadora de Pesquisa da instituição.
Já Luciana Maia é psicológa, professora e pesquisadora. É doutora e mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente é professora titular da Unifor, atua na graduação em Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia. É uma das coordenadoras do Laboratório de Estudos sobre Processos de Exclusão Social (LEPES).
Com produção de Helenir Medeiros e apresentação do jornalista Renato Abreu, o Questão de Ordem vai ao ar de terça a sexta-feira, às 19h30. A reprise acontece às 7h do dia seguinte. O programa também é transmitido pela rádio FM Assembleia (96,7 MHz), de terça a sexta-feira, às 22h.
WT/LF
Nenhum comentário:
Postar um comentário