Responsável: Profº Evilson
Introdução
O Laboratório de Ensino em Matemática desempenha um papel fundamental no
processo de ensino-aprendizagem, essa ferramenta deve ser trabalhada de
forma correta para se obter um resultado concreto.
É notável que a dificuldade dos alunos em aprender os conteúdos
relacionados ao ensino de matemática provoca desinteresse pela
disciplina. Observa-se no cotidiano da sala de aula que essas
dificuldades muitas vezes estão relacionadas à falta de habilidade em
trabalhar as operações básicas e de conhecer alguns conceitos e
propriedades fundamentais exigidas como pré-requisito para o
desenvolvimento do ensino e aprendizagem dos assuntos trabalhados na
disciplina.
Com o propósito de minimizar essa problemática realizamos atividades
lúdicas em algumas turmas da nossa escola utilizando jogos matemáticos
(tangran, torre de Hanói, blocos lógicos, material dourado, sólidos
geométricos), disponíveis no laboratório de matemática, a fim de
destacar a importância de estudar matemática, dando significado a esse
conhecimento e de desenvolver o raciocínio lógico.
Objetivo Geral
Proporcionar aos nossos alunos, através da utilização dos jogos
matemáticos, uma forma de fortalecer o conhecimento matemático adquirido
em sala de aula.
Objetivos Específicos
Facilitar o estudo e a compreensão da matemática;
Melhorar o desempenho escolar do aluno;
Motivar os alunos a resolver problemas;
Praticar o trabalho em equipe;
Desenvolver e ampliar o raciocínio lógico e a criatividade;
Estimular a discussão e o uso de estratégias matemáticas.
Metodologia
Inicialmente explicamos o surgimento, as características o funcionamento
e a aplicabilidade do jogo matemático. Em seguida dividimos a turma em
equipes e propomos atividades direcionadas para despertar a curiosidade,
proporcionar a interação e a discussão acerca dos resultados.
Avaliação
Os alunos, mesmo que intuitivamente, em cada atividade proposta desenvolvem algumas competências, tais como:
Identificar a proposta e o objetivo da atividade;
Levantar dados sobre a situação que ele descreve;
Produzir alternativas para a solução;
Refletir acerca dessa solução;
Considerações Finais
É necessário trabalharmos com material concreto nas aulas de matemáticas
para que as aulas sejam mais proveitosas e desafiadoras para os nossos
alunos, despertando assim um maior interesse pelo conhecimento
matemático e entendendo o quanto a matemática é importante na vida das
pessoas.
Referências:
Dante, Luis Roberto. Didática da Resolução de Problemas de Matemática. Editora Ática, 2002.
Neto, Ernesto Rosa. Didática da Matemática. Editora Ática , 1994.