quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Capuan: Laboratório de Ensino de Matemática (LEM)

Responsável: Profº Evilson
Introdução


O Laboratório de Ensino em Matemática desempenha um papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem, essa ferramenta deve ser trabalhada de forma correta para se obter um resultado concreto.

É notável que a dificuldade dos alunos em aprender os conteúdos relacionados ao ensino de matemática provoca desinteresse pela disciplina. Observa-se no cotidiano da sala de aula que essas dificuldades muitas vezes estão relacionadas à falta de habilidade em trabalhar as operações básicas e de conhecer alguns conceitos e propriedades fundamentais exigidas como pré-requisito para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem dos assuntos trabalhados na disciplina.

Com o propósito de minimizar essa problemática realizamos atividades lúdicas em algumas turmas da nossa escola utilizando jogos matemáticos (tangran, torre de Hanói, blocos lógicos, material dourado, sólidos geométricos), disponíveis no laboratório de matemática, a fim de destacar a importância de estudar matemática, dando significado a esse conhecimento e de desenvolver o raciocínio lógico.

Objetivo Geral

Proporcionar aos nossos alunos, através da utilização dos jogos matemáticos, uma forma de fortalecer o conhecimento matemático adquirido em sala de aula.

Objetivos Específicos

 Facilitar o estudo e a compreensão da matemática;

 Melhorar o desempenho escolar do aluno;

 Motivar os alunos a resolver problemas;

 Praticar o trabalho em equipe;

 Desenvolver e ampliar o raciocínio lógico e a criatividade;

 Estimular a discussão e o uso de estratégias matemáticas.

Metodologia

Inicialmente explicamos o surgimento, as características o funcionamento e a aplicabilidade do jogo matemático. Em seguida dividimos a turma em equipes e propomos atividades direcionadas para despertar a curiosidade, proporcionar a interação e a discussão acerca dos resultados.

Avaliação

Os alunos, mesmo que intuitivamente, em cada atividade proposta desenvolvem algumas competências, tais como:

 Identificar a proposta e o objetivo da atividade;

 Levantar dados sobre a situação que ele descreve;

 Produzir alternativas para a solução;

 Refletir acerca dessa solução;

Considerações Finais

É necessário trabalharmos com material concreto nas aulas de matemáticas para que as aulas sejam mais proveitosas e desafiadoras para os nossos alunos, despertando assim um maior interesse pelo conhecimento matemático e entendendo o quanto a matemática é importante na vida das pessoas.

Referências:

Dante, Luis Roberto. Didática da Resolução de Problemas de Matemática. Editora Ática, 2002.
Neto, Ernesto Rosa. Didática da Matemática. Editora Ática , 1994.
WWW.matematiques.com.br acessado em 16/01/13
WWW.portalmatemático.com.br / acessado em 16/01/13
WWW.somatematica.com.br / acessado em 16/01/13
WWW.rachacuca.com.br / acessado em 16/01/13
 

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