Com o intuito de tornar o processo de emissão de alvarás de funcionamento mais prático para quem pretende instalar uma empresa em Caucaia, a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Ambiental (Seplam) está aperfeiçoando o sistema que gerencia a emissão do documento.
De acordo com o titular da pasta, Daniel Cavalcante, uma das mudanças é a visualização de relatórios que mostram a situação da emissão dos alvarás. “O novo modelo de relatórios apresenta de forma mais clara os processos que possuem algum tipo de pendência. Desta forma, fica mais fácil para os servidores buscarem solução para essas pendências”, explica.
Além disso, o sistema agora adequa-se à identidade visual da Prefeitura e possui painel de controle com melhor usabilidade. O secretário explica que desde agosto de 2017 estão sendo implementadas melhorias na emissão de alvarás. “Antes, quem pretendia instalar uma empresa em Caucaia tinha que ir várias vezes à Seplam, pois o processo era presencial. O requerente hoje precisa ir à Secretaria apenas uma vez, para entregar a documentação”, sintetiza Daniel Cavalcante.
Ele acrescenta que nos próximos dias ocorrerão as principais mudanças na emissão dos alvarás. “Estamos trabalhando para que o sistema de emissão seja 100% online e que o requente consiga enviar a documentação pela Internet. Além disso, vamos possibilitar a renovação anual automática do alvará de funcionamento para as empresas que continuarem com a mesma razão social, se mantiverem atuando na mesma atividade comercial e na mesma área”, adianta o secretário.
Para dar entrada no processo de emissão de alvará de funcionamento, basta acessar o site http://www.sefin.caucaia.ce.gov.br/, clicar no ícone “Alvará Online” e seguir o passo-a-passo.
O sistema de emissão de alvarás foi desenvolvido por técnicos da Seplam e da Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento e Orçamento (Sefin).