segunda-feira, 11 de junho de 2018

Criação de horta medicinal beneficia escola e comunidade

A Semana do Meio Ambiente em Caucaia, que marcou a celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, proporcionou benefícios para a Escola Francisca Alves do Amaral, localizada na comunidade do Conjunto Nova Metrópole. Técnicos do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (Imac), alunos e professores uniram-se na criação de uma horta medicinal comunitária no equipamento.
Conforme a gerente de educação ambiental do Imac, Márcia Ximenes, os técnicos do Núcleo de Educação Ambiental vão acompanhar o desenvolvimento da horta. “Doamos 150 mudas e agora os alunos e professores e a própria comunidade vão poder utilizar, como fazer chá a partir das folhas colhidas da horta”, explica.
Foram plantadas mudas de erva doce, capim santo e boldo. Segundo a diretora da escola, professora Raquel Di Paula, a criação da horta visa sensibilizar a comunidade para a preservação dos recursos naturais. “Foi realizado um estudo para identificar as doenças mais comuns da comunidade. Vamos aproveitar a horta para fazer terapias.”
Durante toda Semana do Meio Ambiente, o Imac visitou cinco comunidades. Os moradores receberam orientações sobre educação ambiental. “Levamos muitas informações relevantes para conscientizar os moradores destas localidades”, sintetiza Márcia Ximenes.
A Semana do Meio Ambiente de Caucaia foi promovida pela Prefeitura com o objetivo de difundir ações de preservação da natureza. Nos eventos também eram oferecidos às comunidades serviços de emissão do cartão do SUS, doação de mudas, corte de cabelo, design de sobrancelhas, manicure, vacinação, massoterapia, orientações de vigilância ambiental, exposição itinerante do Aedes aegypti, agendamento para carteira RG e Cadastro Único.
No último sábado (9/6), os técnicos do Imac promoveram um mutirão de limpeza na faixa de areia da praia do Cumbuco, que também recebeu 15 placas. Elas formam a nova sinalização ambiental e de uso da área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário